Sermão 94 - A Água que Deus dá no Deserto - Êx 17.1-6

6 | 24-12-2006 16:09:46

 

O povo estava murmurando porque sua visão ainda estava distorcida, estavam acostumados com os rios do Egito (Egito significa mundo) e ainda não haviam aprendido a receber das mãos de Deus. Aparentemente, receber do mundo é bem mais fácil do que depender de Deus.

V. 5 - Notem que aqueles que murmuram não verão a Deus, pois Deus determinou que somente alguns dos anciãos fossem à frente com Moisés. "Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe".

V. 6 - (Ex 7.15-18) Está se referindo ao bordão usado para derrotar o Faraó, quando tocou as águas do rio, no Egito, e transformou-se em sangue.

No mundo em que vivemos existem diversos tipos de água, mas só a água pura é boa para beber. Assim também é no mundo espiritual... muitas fontes (seitas, filosofias, televisão...) só uma satisfaz ao nosso espirito,... é Jesus, o Rio de Água Viva.

Água impura mata!

Deus é o nosso escape!

01. O deserto é como o mundo - v.1-3

Ali no deserto haviam fontes de intriga, murmuração, divisão, julgamento do líder Moisés e até de Deus. O mundo é assim, uma guerra infernal

No deserto/mundo, não há água viva - v.1. Muitas são as fontes mas a água pura vem do Senhor;

No deserto/mundo o povo está sedento - v.2. Quando as pessoas agem segundo os impulsos da carne e ditames do mundo, acham que Deus e seus servos são obrigados a fazerem tudo o que quiserem.

No deserto do mundo Jesus convida: Se alguém tem sede venha a mim e beba! - Jo 7.37b-38 - Se alguém tem sede, venha a mim e beba. 38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva..

O povo murmurou - v.3

- No deserto sem a água viva nós fraquejamos, caímos em tentações. Mas, como aquele povo, não podemos esquecer que Deus nos prova. Aqueles que murmuraram não entraram na terra prometida.

02. No deserto Deus fala - v. 4-5

No mundo é como no deserto, estamos sós, cercados de opressão espiritual, tudo é contra nós, pois o mundo é inimigo de Deus.

Moisés clamou ao Senhor - v.4

- No deserto estamos sós apenas Deus nos ouve. Olhemos para o exemplo de Moisés, ele clamou ao Deus que poderia dar a água viva.

O Senhor falou a Moisés - v.5

- Quando estamos no deserto e clamamos, Deus nos ouve e nos dá orientações.

03. No deserto a água jorra da rocha - v.6 

Deus estava sobre a rocha

- Onipresença, Onipotência e Onisciência de Deus em nossa vida. Não importa a situação, por mais terrível que pareça, Deus está presente, basta crer.

- Sl 37.5 - Deus sabe de tudo, quando confiamos, Ele vai à frente, as bênçãos já estão disponíveis a nós.

- Josué 3.5 - Basta confiar com inteireza de coração que as maravilhas nos esperam.

O povo bebeu da fonte 1ª Co 10.4 (10.1-5)

- Bebiam de uma pedra espiritual: Jesus faz de você uma fonte Jo 4.3-4 Porque derramarei água sobre o sedento e torrentes, sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes; 4 e brotarão como a erva, como salgueiros junto às correntes das águas.

- A pedra era Cristo Saiu água de Jesus Jo 19.34 - Mas um dos soldados

lhe abriu o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água.

- Jesus foi ferido 1ª Pe 2.24 - carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.

- Jesus é a Rocha da nossa salvação.

Conclusão

Jesus faz correr rios de água viva do coração dos que crêem nEle (Jo 7.38) e derrama do seu Espírito sobre nós (Is 44.3).

Neste "deserto", devemos ouvir a voz de Deus, olhar com fé para a Rocha Ferida, e bebermos abundantemente da Água Viva, deixar que a fonte e os rios de Água Viva corram em nós e através de nós.

Pr. Paulino Cordeiro - Culto de 15/10/2006 - noite