Mundo em Crise – Salmo 46

| 21-01-2007 15:33:30

O salmista pintou um quadro muito realista há séculos atrás, mas o homem insiste em querer transformar a terra em um paraíso sem Deus. O homem insiste em brincar de ser deus, realizando horríveis trapalhadas na face da terra.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - duração de 30'00'', tamanho de 3,43MB).

 

O ser humano já está vivendo num mundo em crise, mas a crise maior está dentro do ser humano, por isto não tem percebido que o desfecho será um caos total - O FIM.

Só terá entendimento desta situação quem se  converter ao Deus Vivo, ler e obedecer à Sua Palavra, A Bíblia.

Jesus veio, sofreu, morreu, ressuscitou e já está voltando para o Grande Julgamento (juízo final), estamos vivendo os sinais do FIM. Desperta, ó tu que dormes!

 

01. A NATUREZA GEME E SUPORTA ANGÚSTIAS V. 2-3

Notamos que toda a natureza está angustiada - geme e chora - com vendavais, tufões, maremotos, terremotos, vulcões, enchentes, aguaceiros, chuvas de granizo, etc.

Logo estaremos sofrendo com as ameaças de chuvas ácidas e de meteoritos. As expectativas são terríveis e assustadoras - mutações? a natureza está em desordem!

Todo este caos é inevitável, até que chegue o dia da redenção do nosso corpo. Veja  Romanos 8.19-23.

 

02. POVOS E SOCIEDADE DESESTRUTURADOS - V.6

As nações estão apavoradas, os reinos estão abalados.

Deus não participa dos governos nacionais e mundiais. Pregam valores destrutivos e o povo vai sendo engolido pelas vaidades, esgoísmos, individualismos, indiferenças, consumismos, seitas satânicas, etc.

O mundo está em guerra: Ódio, facções, conflitos, beligerância. Guerras estúpidas: por religião, por petróleo, por terras, por vaidades dos governantes.

Em toda a face do mundo só tem uma nação que não está em crise, é a Nação do Povo de Deus, Sua Igreja, os Seus escolhidos, Aleluia! 

Olhe para o Salmo 33.12-16. Nós somos um povo feliz porque está escrito: Feliz a nação cujo Deus é o SENHOR, e o povo que ele escolheu para sua herança - v. 12. Você é feliz?

 

03. COMO SOBREVIVER NESTE MUNDO EM CRISE?

Comumente ouvimos a seguinte expressão: o mundo é dos sobreviventes!

Mas, quem é o verdadeiro sobrevivente? Quem é mais esperto?

A vida, neste mundo e no além, depende de confiarmos inteiramente no governo de Deus : Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará - Sl 37.5.

  • Buscar abrigo em Deus V. 1,7,11 (Sl 91.1-7).
  • Por Deus no centro de nossas vidas V. 4-5.
  • Descansar na Soberania de Deus V. 6,8,9.
  • Aquietar-se na proteção de Deus V. 10.

Só o Senhor Jesus pode dar-nos a Sua paz neste mundo tenebroso: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo - João 16:33.

 

CONCLUSÃO

A realidade é esta: o mundo e o seu governo está em crise,  mas o Governo de Deus permanece  Soberano e Inabalável. Precisamos deixar bem definido com a seguinte pergunta: a que governo pertencemos?

Na tribulação a nossa fé é provada e a nossa perseverança fortalecida. Passamos por tribulações, mas não somos derrotados. Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes - Tg 1.2-4.

                                     

                     Pr. Paulino Cordeiro - 21.01.2007 - noite