ASSIM NASCE UM FILHO DE DEUS - AT 8.26-38

Pr. Paulino Cordeiro | 02-04-2007 14:02:50

As pessoas são muito crédulas em coisas que nada valem, sem poder, e que não satisfazem as verdadeiras necessidades espirituais. O eunuco, havia participado da adoração em Jerusalém, mas continuava vazio, sem entendimento das coisas Deus.

Era um religioso, mas ainda não havia experimentado uma genuína conversão, não havia crido de todo o coração porque ninguém lhe explicava o Evangelho da salvação, pois disse: Como poderei entender, se alguém não me explicar?

01. Buscando mudança de vida

Vemos que este alto oficial, apesar de sua nobreza e importância na corte real, se humilhava com sinceridade, buscando o Deus Verdadeiro.

Observemos as atitudes de quem busca a Deus com sinceridade: O etíope foi a Jerusalém para adorar ao Deus Vivo (v.27);  mesmo em viagem, procurava ler a Bíblia no Livro do Profeta Isaías (v.28); o Espírito de Deus atendeu ao seu desejo, mandou Filipe aproximar-se e puxar conversa (v.29-30); queria entender a Bíblia: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta  (v.31 e 34).

Este oficial da Corte, tinha grandes responsabilidades, era seriamente ocupado com as coisas deste mundo, mas buscava a Deus com sinceridade de coração. Vemos que, de fato, Deus sonda os corações e responde: Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração - Jr 29.13.

02. Tendo quem compartilhe a Salvação

Então, o eunuco disse a Filipe: Peço-te que me expliques a quem se refere o profeta. Fala de si mesmo ou de algum outro? v. 34.

Filipe anunciou a Jesus - v.35 (Mt 28.19): Só nascem novos crentes quando cumprimos a ordenança do SENHOR Jesus. Ao estarmos INDO, nos nossos afazeres diários, com disposição de coração, o Espírito Santo fala conosco: Aproxima-te! - v. 29. 

O eunuco disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus -  v.37. Só teremos a alegria de ouvir tal afirmação se estivermos INDO como Filipe, atentos à voz do Espírito Santo. Aproxima-te do perdido para explicar a Palavra que ganharás vidas para Deus.

Só estaremos conquistando vidas para o Reino de Deus se estivermos, sempre, INDO em obediência à Palavra de Deus.

03. Crendo e recebendo a Jesus como SENHOR e Salvador

Quando o ser humano se converte deixa de ser guiado pela sua própria vontade e passa a obedecer ao Espírito Santo de Deus que habita nele (Jo 16.8): Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.  Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco - At 8.36-38.

Deseja obedecer: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? Com certeza Filipe havia esclarecido amplamente sobre a simbologia do batismo nas águas (Rm 6.4).

Confessa a Jesus como SENHOR: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.

Usa da sua autoridade para fazer a vontade de Deus: mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco

 

Conclusão:

Muitas pessoas, até crentes, pensam que Deus está ausente, pois afirmam que acontecem muitas injustiças, coisas bárbaras e dizem: onde está Deus? (Hb 11.6).

Deus está bem perto daqueles que O buscam de todo o coração, mas os corações dos crentes estão endurecidos para sua verdadeira missão, é por isto que poucos perdidos encontram a salvação.  

     Deus chama as pessoas para andarem juntas, em tudo dependemos uns dos outros, especialmente nas coisas de Deus. Vejam como o Espírito Santo age: Deus usa pessoas para abençoarem pessoas; o eunuco queria receber as bênçãos de Deus e Filipe queria anunciar as bênçãos de Deus. A obra da salvação aconteceu porque ambos  ouviram e obedeceram à voz do Espírito Santo: aproxima-te! (v.29).

Pr. Paulino Cordeiro - 18.03.2007 - noite