GRAÇA – Ef 2.1-22

| 23-06-2007 15:47:48

Graça é o favor de Deus ao pecador arrependido (Rm 6.22-23), libertando-o e purificando-o da escravidão do pecado, no sangue de Jesus, o Ungido de Deus. Pecar é declarar-se inimigo de Deus, negar a paternidade Divina (Jo 8.44).

Graça, tem sua origem na palavra Grega "Karis", que quer dizer favor de Deus, boa vontade de Deus, presente ou dom de Deus.

Graça é muito mais do que favor imerecido. É a direção de Deus. É Deus presente cheio de amor, bondade e misericórdia. É Deus carregando seus filhos na palma da sua misericordiosa e poderosa mão.

01. Graça redentora, libertadora - Ef 1.7

Redimir é o papel de alguém misericordioso que paga o preço necessário, não se importando com o valor, para libertar um prisioneiro.

No antigo Testamento um animal puro e inocente morria, derramando o seu sangue, no lugar do pecador. Devido à dureza de coração do povo de Deus, isto tinha virado um massacre ritualista e já estava causando nojo a Deus. Apesar de tudo, Deus continuava amando a humanidade de tal maneira que enviou o seu Filho Unigênito para morrer como Cordeiro, puro e perfeito, no lugar de todos os pecadores, para que não morressem, mas crendo tivessem vida eterna (Jo 3.16).

Redenção é a intervenção Divina, de graça, para Libertar, resgatar o perdido: Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido - Lucas 19.10 .

A Graça Redentora só tem valor se for pelo sangue de Jesus: Em quem temos a redenção (libertação) pelo seu sangue, a remissão (pagar o resgate) dos pecados, segundo as riquezas da sua Graça - Ef 1.7.

Pela Graça o caminho da Redenção foi Aberto, o véu que nos separava de Deus foi rasgado e temos, pelo Espírito Santo que em nós habita, livre acesso ao Pai.

O Sangue de Jesus foi derramado na cruz do Calvário, a redenção teve um altíssimo preço, o Sangue de Jesus: ... sem derramamento de sangue, não há remissão ... Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação - Hb 9.22 e 28.

Você quer conhecer a Graça Redentora? Pois conhecereis a Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que pela sua pobreza vos tornásseis ricos - 2ª Co 8.9.

02. Graça que salva da morte - Efésios 2.4-9

Salvação como Graça é o livramento do pecado e da morte, onde o ser humano passa a ser templo do Espírito Santo.

Graça é um presente de Deus que salva da morte e morte eterna: Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos - Ef 2.4-5.

Graça é um maravilhoso presente que nos transporta para uma nova habitação com Deus: Juntamente com Ele (Jesus), nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus - Ef 2.6.

Graça é um testemunho do grande amor de Deus: Para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus - Ef 2.7.

Como recebermos este maravilhoso presente, a Graça de Deus? Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie - Ef 2.8-9. Somos salvos pela Graça, mediante a fé, basta confessarmos a Jesus como nosso Senhor e Salvador ( Rm 10.9 ), a fé e salvação vêm pela Graça de Deus e não por obras.

03. Graça que justifica o pecador - Tito 3.7

É o bondoso favor de Deus, no sangue de Jesus, pelo qual perdoa e aceita o pecador como justo.

A Graça que justifica: Na Velha Aliança a Lei determinava que a justificação era pelo sangue de animais, mas, agora, na Nova Aliança somos justificados por graça, no sangue de Jesus, e nos tornamos herdeiros de Deus ( Tt 3.7).

Nas palavras de Paulo, o Espírito Santo confirma a Graça que Justifica, conforme Romanos 3.23-24, dizendo: Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua Graça, mediante a Redenção que há em Cristo Jesus.

Não merecemos, mas, Deus é a Graça em ação, PELA GRAÇA somos JUSTIFICADOS e PURIFICADOS. Não merecemos, mas por uma razão, que transcende ao nosso entendimento, recebemos. Isto é Graça e justificação no sangue de Jesus, sem explicação racional, pois, A GRAÇA QUE JUSTIFICA recebemos por fé

Conclusão:

Paulo fala muito da Graça na Carta aos Gálatas, começa falando da Graça (1.6) e no fim deseja a Graça a todos. Os Crentes de hoje estão muito ligados a Leis e Regrinhas e não mergulham na Graça.

Muita gente está vivendo no legalismo, cheio de regras e não recebe a Graça Divina que Liberta, que Salva e que Justifica o pecador da escravidão do pecado.

Daqui para frente examine-se e veja se você está vivendo nas obras da carne ou na Graça do Senhor Jesus. Agora, é o momento de mudar, sair dos caminhos errados e passar a andar nos caminhos da Graça, vindas do Trono de Deus, por meio do Senhor Jesus.

Paulino Cordeiro, Pastor - 17.06.2007 - noite