BENEFÍCIOS DA GRAÇA - Tito 2.11 – 3.7

| 26-06-2007 15:29:23

Graça é o favor de Deus para conosco, desconhecida por multidões, mas, também, rejeitada por multidões que a conhecem.  Apesar do Seu grande amor, o ser humano continua a rejeitar a oferta do Pai amado.

Não merecemos a atenção de Deus, mas somos chamados para a Graça "porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor" - Rm 3.23.

Para aqueles que resolveram aceitar a aliança com Deus, no Sangue de Jesus, existem grandes benefícios de Graça, "porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens". Vejamos os nossos benefícios!

01.   A Graça de Deus educa-nos - v.12-13

Educa-nos a renunciar a impiedade e as paixões mundanas: Não devemos nos conformar com o mal e aceitar as imposições malignas do mundo, mas devemos conhecer a vontade de Deus, pela Bíblia, que transforma o nosso modo de pensar para que possamos experimentar a abundante Graça de Deus. A Graça nos foi dada para aprendermos a viver no poder do Espírito Santo, por fé, e não segundo a nossa vontade - Rm 12.2-3.

Educa-nos a vivermos, uma vida sensata, justa e piedosa, a confiarmos na justiça de Deus:  Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus. Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a Palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma - Tiago 1.20-21.

Educa-nos na bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus; nos ensina a esperar o Dia da Segunda Vinda de Jesus, maranata!

02.   A Graça de Deus redime-nos de toda iniqüidade - v.14

... Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniqüidade e purificar, para si mesmo ...

Remir é libertar alguém mediante o pagamento de um preço: Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou ... e que te formou ... Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu - Isaías - 43.1.

Iníqua é aquela pessoa que ignora a verdadeira justiça, e faz a sua própria justiça, perverte a verdade. Iniqüidade é toda a rebeldia à Palavra de Deus.

Certamente, Jesus tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas Jesus foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Jesus, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o SENHOR fez cair sobre Jesus a iniqüidade de nós todos - Isaías 53.4-6.

03.   Pela Graça de Deus somos um povo exclusivo - v.14

"Exclusivamente seu", quer dizer que pela Graça de Deus somos excluídos do domínio maligno e transformados em instrumentos da Sua Justiça, para sermos um povo zeloso e que pratica boas obras.

Somos um povo exclusivo "não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna" - Tito 3.4-7.

Conclusão

Paulo começou esta carta dizendo que era para promover a fé dos eleitos e, entre vários conselhos, ressalta os benefícios da Graça, evidenciando que a Graça de Deus é educativa, pois, toma um povo insensato e transforma numa Nação Santa: vós, sim, que, antes, não éreis povo, mas, agora, sois povo de Deus, que não tínheis alcançado misericórdia, mas, agora, alcançastes misericórdia ...  1ª Pedro 2.10-17.

                    Pr. Paulino Cordeiro - 24.06.2007 - noite