ESPERAR É VIVER - 2ª Pedro 3.01-18

Pr. Paulino Cordeiro | 04-12-2007 21:40:46

O estilo de vida dos verdadeiros Crentes, esperando e obedecendo, é uma carta aberta que anuncia o Grande Dia da volta do Senhor Jesus.

Repentinamente, O Justo Juiz, no Seu Trono glorioso, com seus anjos e sobre as nuvens, o Senhor voltará e todo o olho O verá. Tão certo com vive o Senhor, Assim será!

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento - V. 8-9.

Jesus, referindo-se à comunhão santa, com o Pão e o Vinho, ordenou, "fazei isto até que Eu venha", ou seja, esperar em Cristo é viver.

01.   Viver em piedade, esperando a segunda vinda de Jesus - V.10-12

Virá, entretanto, como ladrão, o Dia do Senhor, no qual os céus passarão com estrepitoso estrondo, e os elementos se desfarão abrasados; também a terra e as obras que nela existem serão atingidas. Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade, esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.

A vida dos verdadeiros Crentes Cristãos é diferente, são santos (separados para Deus) e piedosos (fiéis a Deus e sentem compaixão pelos perdidos), são chamados por Deus para uma vida nova e diferente, imitando o comportamento de Jesus.  Não vivem como se Deus estivesse dormindo, sabem que Deus está agindo e que dará aos seus uma nova habitação, na Jerusalém Celestial.

Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus - Filipenses 3:14  .

02.   Viver esperando nova habitação - V.13

Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.

Por enquanto, é preciso passar por dores e tribulações; ainda a mentira e a injustiça imperam, dores e tribulações trazem sofrimentos, e a humanidade, pelo orgulho, vai se destruindo.  Então, chegará o Dia que nada disso haverá, todo o governo humano será desfeito, pois Deus reinará pessoalmente.  Assim como Ele criou tudo, assim DESTRUIRÁ tudo e instalará algo novo e bom, "nos quais habita justiça".  O povo de Deus se alegra na esperança deste Grande Dia, sente saudade antecipada.

Veja apenas alguns aspectos da nova habitação Celestial: A cidade não precisa nem do sol, nem da lua, para lhe darem claridade, pois a glória de Deus a iluminou, e o Cordeiro é a sua lâmpada. As nações andarão mediante a sua luz, e os reis da terra lhe trazem a sua glória. As suas portas nunca jamais se fecharão de dia, porque, nela, não haverá noite. E lhe trarão a glória e a honra das nações. Nela, nunca jamais penetrará coisa alguma contaminada, nem o que pratica abominação e mentira, mas somente os inscritos no Livro da Vida do Cordeiro - Ap 21.23-27. Então, já não haverá noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhará sobre eles, e reinarão pelos séculos dos séculos - Ap 22.5.

03.  Viver esperando, empenhados e obedientes -  V.14

Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele - Mateus 11.12.

Lembram-se dos Conselhos de Jesus, conforme  Apocalipse capítulos 2 e 3, na Nova habitação Celestial somente o vencedor será recompensado com as promessas espirituais.

Quando Jesus voltar, a Igreja não poderá ser encontrada de braços cruzados.  Esperar é viver, é anunciar e instalar no mundo sinais da presença e do amor de Deus.  Devemos nos esforçar, empenhar a nossa vida, para sermos achados em paz e sermos provedores da mesma.  Sem mancha e sem necessidade de repreensão será encontrado aquele que não enterra o seu tesouro (Mt 25.13-30).

Qual tem sido a tua disposição? Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos - Ed 7.10 (2Tm 2.15).

Conclusão  

Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno, diz o Apóstolo Pedro, no último versículo da carta - (2ª Pedro 3.18). 

A vontade de Deus é que nossa decisão seja pelo melhor. Irmãos, Esperar a Vinda de Cristo é Viver, mas só há vida quando esperamos  em Jesus, portanto não devemos abrir mão da vida em  piedade  e empenhados por sermos achados em paz, sem máculas e irrepreensíveis, obedientes à Palavra de Deus.

Pr. Paulino Cordeiro - 02.12.2007 - noite