VISÃO BEM FOCADA - 1º Samuel – 17.12-58

Pr. Paulino Cordeiro | 25-02-2008 1:32:31

Quando a visão está deficiente, tudo fica fora de foco, vemos aquilo que não devemos ver e aquilo que devemos ver não vemos.

Diz um provérbio popular que "em terra de cegos quem tem um olho é rei", pois bem, parece-me que este era o contexto do Rei Saul e seu exército, apenas tinham olhos para ver um inimigo arrogante e presunçoso, o gigante, mas não tinham olhos para o Senhor dos Exércitos, Aquele que criou o gigante Golias.

É neste contexto que aparece o pastor de ovelhas, Davi, com a VISÃO BEM FOCADA.

01. Visão bem focada no Deus Vivo - v. 26

Então, falou Davi aos homens que estavam consigo, dizendo: Que farão àquele homem que ferir a este filisteu e tirar a afronta de sobre Israel? Quem é, pois, esse incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?

Davi não olhou para o tamanho do inimigo, apenas viu um inimigo pessoal, inimigo do seu povo e inimigo do seu Deus, sem tirar os olhos do Deus Vivo que a todos criou.

Davi não olhou para a sua pequena estatura, nem para a grandeza de Golias, apenas ficou com a visão bem focada no Deus Vivo. Davi não tomou aquelas afrontas contra si mesmo, mas contra o seu Deus.

Davi não ficou esperando apresenta-se um "herói",  ofereceu-se como servo do Deus Vivo para enfrentar o inimigo, não estava preocupado consigo mesmo, nem com recompensas (v. 25), simplesmente não podia aceitar que o inimigo afrontasse o SENHOR dos Exércitos de Israel.

02. Visão bem focada no que ouve - v. 28-30.

Ouvindo-o Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se-lhe a ira contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? E a quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção e a tua maldade; desceste apenas para ver a peleja Respondeu Davi: Que fiz eu agora? Fiz somente uma pergunta - v.28-29.

Davi não se impressionou com as mentirosas palavras do seu irmão porque sua visão estava bem focada nas sobrenaturais Palavras do DEUS VIVO.

03. Visão bem focada nas experiências com Deus - v. 31-37.

Davi disse a Saul: ... O teu servo matou tanto o leão como o urso; este incircunciso filisteu será como um deles, porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo. Disse mais Davi: O SENHOR me livrou das garras do leão e das do urso; Ele me livrará das mãos deste filisteu. Então, disse Saul a Davi: Vai-te, e o SENHOR seja contigo - v. 32-37.

Davi não se apresentou como um valente guerreiro, mas como um humilde servo de Deus, que na sua experiência do dia-a-dia tinha vivenciado o livramento de Deus. Sua coragem não estava fundamentada nas armas ou no seu porte físico, mas na firme fé de que o Deus Todo-Poderoso era com ele e por ele - v. 34-37. 

04. Visão bem focada com bom senso realista - v. 38-40

Não posso andar com isto, pois nunca o usei... escolheu para si cinco pedras lisas do ribeiro, e as pôs no alforje de pastor, que trazia, a saber, no surrão; e, lançando mão da sua funda, foi-se chegando ao filisteu.

Não se envaideceu com a armadura do Rei Saul, pelo contrário, disse: Não posso andar com isto. Creio que humildemente falou no ouvido do Rei e pediu para guerrear com as suas armas de pastor.

Nossas armas de guerra não armas do mundo, são armas espirituais e poderosas em Cristo Jesus.

05. Visão bem focada conduz ao sucesso - v. 48-51.

Sucedeu que, dispondo-se o filisteu a encontrar-se com Davi, este se apressou e, deixando as suas fileiras, correu de encontro ao filisteu. Davi meteu a mão no alforje, e tomou dali uma pedra, e com a funda lha atirou, e feriu o filisteu na testa; a pedra encravou-se-lhe na testa, e ele caiu com o rosto em terra - v.48-49.

Davi correu contra o inimigo, certo de que Deus guerreava com ele, não por presunção, mas porque Golias insultava ao povo e ao próprio Deus Vivo. Um filho de Deus não se cala, reage com poder e autoridade (Atos 1.8).

Conclusão

Quando a nossa visão está BEM FOCADA conforme a visão do DEUS VIVO, nada nos causará pavor, sempre veremos o inimigo simplesmente como um derrotado.

O nosso sucesso não depende do poder humano, mas do Poder de Deus, pois é somente Deus quem nos adestra para a guerra contra os gigantes do dia-a-dia.

Saul e todo o seu exército estavam apavorados porque seus olhos estavam focados somente no inimigo e seu poder, Davi, pelo contrário, estava com a sua VISÃO BEM FOCADA no Deus que tudo pode. 

Rm 8.36-39 ... Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio Daquele que nos amou...

Pr. Paulino Cordeiro - 24.02.2008 - noite