REFEITOS SEGUNDO A IMAGEM DE DEUS – CL 3.8-17

| 27-05-2008 0:18:41

Quando somos recriados em Jesus, o sobrenatural do Deus Criador toma conta do nosso corpo, alma, espírito e se manifesta um comportamento novo e poderoso, despertando qualidade de vida.

Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele (Deus) que o criou - v.8-10.

01. Os partidarismos desaparecem - v.11

Não precisamos cumprir "regrinhas", a Lei de Deus faz a todos iguais dependentes da mesma Salvação de Deus, em Cristo Jesus.

Em Jesus, não pode haver grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo, livre; porém Cristo é tudo em todos.

As pessoas partidarismos são um forte instrumento do diabo para dividir povos, denominações Cristãs e a Igreja local; criam regras extra-Bíblia, lançam divisões entre os líderes civis e eclesiásticos, são rebeldes e não se sujeitam às autoridades.

Quem se diz ser Salvo não pode participar de divisões ou provocar divisões, porém Cristo governe todas as suas palavras e comportamentos.

02.  As qualidades do caráter Cristão aparecem - v.12

O verdadeiro caráter Cristão só manifesta-se quando estamos revestidos com a Salvação, na Santidade e no Amor que procedem de Deus.

Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.

Quando estas qualidades surgem no caráter do crente, aí está acontecendo o revestimento de Deus.

03. Vivemos na perfeita comunhão Cristã - v.13

A perfeita comunhão Cristã exige obediência à Palavra de Deus e sensibilidade à voz do Espírito Santo. Para dar suporte aos irmãos precisamos ouvir e ser ouvidos, pois, só assim poderemos aconselhar, exortar ou edificar. Também precisamos ouvir e ser ouvidos para que possamos perdoar ou pedir perdão.

Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós.

Quando alguém guarda mágoas, prejudica a si mesmo e aos outros que estão ao seu redor, etretanto, ao exercitar o "ouvir e ser ouvido" poderá surpreender-se e descobrir que não é vítima, mas um ofensor que deve pedir perdão.

04. Somos aperfeiçoados no amor - v.14

O amor está acima de todas as virtudes, pois, elas podem ser falsificadas, mas o amor ninguém falsifica porque Deus é amor e é perfeito.

O amor é um atributo Divino que se manifesta na vida dos convertidos para recriá-los à imagem de Deus.

Acima de tudo isto (acima de todas as virtudes), porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.

Amor ausente, divisão presente!

Amor constante, vida abundante!

05. Somos governados pela paz de Cristo - v.15

 A Paz de Cristo deve julgar a nossa vida porque esta Paz vem pela obediência à Bíblia/Palavra de Deus.

Seja a Paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

A Palavra, contida na Bíblia, é a mesma para todos os salvos, por isto é que devemos viver na Paz de Cristo, com gratidão, porque todo o juízo procede de Deus e sua Palavra, não de nós.

06. A Palavra de Deus enche nosso ser e aos outros - v. 16

Só poderemos interferir na vida das pessoas, de maneira abençoadora, se vivermos "encharcados" da Palavra de Deus.

Habite, ricamente, em vós a Palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Os crentes que não têm ricamente a Bíblia/Palavra no seu coração vivem resmungando e fazendo o mau juízo das pessoas e até de Deus, mas aqueles que se alimentam ricamente da Palavra, vivem com gratidão e são bênçãos na vida das pessoas.

07. Fazemos tudo para Deus, em nome de Jesus - v, 17

Fazemos muitas coisas durante nossa vida terrena. Todas são boas, todas são ruins?

Quando nos convertemos ao Reino de Deus, por meio de Jesus, somos restaurados à Sua imagem e semelhança, passamos ser Templos do Espírito Santo, assim, o nosso ser anseia pelo que é perfeito.  

E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por Ele graças a Deus Pai.

O ser humano faz muitas coisas boas e ruins, mas quando passa a fazer TUDO em nome de Jesus, tudo fica bom e agradável a Deus.

Conclusão

Cristo é tudo na minha vida, tenho feito tudo em nome de Jesus?
        Se a resposta for sim, estou verdadeiramente incluido no Reino de Deus e sou um imitador de Jesus. Se a resposta for não, misericórdia! Preciso rever todos os "meus valores".

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; pois aquele que faz injustiça receberá em troco a injustiça feita; e nisto não há acepção de pessoas - v.23-25.       

Pr. Paulino Cordeiro - 25.05.2008 - noite