ANDANDO NO PODER DO ESPÍRITO – Gálatas 5.16-26

| 19-06-2008 20:26:06

Deus criou toda a natureza animal com a brilhante condição de andar, mas andar com inteligência só facultou ao ser humano e concedeu-lhe a capacidade de escolha.

Qual deve ser a nossa escolha, andar instintivamente ou andar com inteligência, no Poder do Espírito Santo de Deus?

A escolha é nossa, andarmos guiados pelo poder humano que é corrupto e insaciável nas suas luxúrias ou andarmos guiados pelo Espírito.

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9). Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne (Gálatas 5.16).

01. Temos vitória contra os desejos da carne - v.17 e 24

Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer... E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Ter vitória contra os desejos da carne é abster-se de todas as bem conhecidas obras da carne - v.19-21.

Como identificar os desejos da carne? De um modo geral, desejos da carne são todos aqueles impulsos prazerosos que vão contra os bons costumes religiosos, éticos e morais.

Para as pessoas que andam no poder do Espírito Santo de Deus é mais simples identificar os desejos da carne, pois, o próprio Espírito emite alerta para o nosso entendimento, causando a tão conhecida "dor na consciência" ou tristeza segundo Deus (2ª Co 7.10). 

02. Somos guiados Pelo Espírito de Deus - v.18

O automóvel é guiado por nós porque tomamos o volante e damos-lhe a direção que nos agrada; assim deve ser com a nossa vida, não nós, mas o Espírito Santo é que guia-nos segundo o seu prazer.

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

Cumprindo Sua Promessa, Jesus enviou o Espírito Santo como o Selo da Nova Aliança, estabelecendo definitivamente o tempo da Graça e libertando-nos do ritual da Lei. Segundo a Lei, a libertação dos pecados era através do sangue de animais, agora, segundo a Graça, o Espírito de Deus nos conduz a toda a Verdade (João 17.17) e o Sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado.

Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado - 1ª João 1.7.

  Desperta, ó tu que dormes, Cristo quer derramar do Seu Espírito na tua vida! - Efésios 5.14-18.

03. Desenvolvemos o caráter de Cristo - v.22-23

Como desenvolver o caráter de Cristo?

Só tem uma maneira!!!

Conhecendo e entendo a vontade de Deus, em Cristo Jesus!!!

Como imitar, sem conhecer o Mestre Jesus; como obedecer sem conhecer a Sua vontade?

O caráter de Cristo é desenvolvido em nós somente quando damos liberdade ao Espírito Santo de Deus. Só daremos liberdade ao Espírito de Deus se lemos e obedecemos a tudo o que Deus manda através da Bíblia.

O caráter de Cristo é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22.23.

A Igreja atual está sofrendo graves doenças da alma, com conseqüências físicas e espirituais, porque ainda não absorveu a profundidade e a importância do caráter Cristão.

04. Temos vida Real - v.25

Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.

Se temos vencido os desejos da carne, somos guiados pelo Espírito e desenvolvemos o caráter de Cristo, então, temos vida e vida com abundância, vida na mesa do Rei Jesus.

A Palavra de Deus afirma: Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas - 1ª Coríntios 7.17.

Deus tem derramado, fartamente, conhecimento e entendimento da Palavra para a CEFA, mas isto é pouco, Ele quer que tudo seja colocado em prática pela obediência. O Espírito Santo convida a Igreja para andar com excelência no comportamento: Todavia, andemos de acordo com o que já alcançamos - Filipenses 3.16.

Se temos recebido fartamente da Palavra, porque pobrezas?! Ele ordena que andemos naquilo que recebemos. Se já dissemos, SIM SENHOR! Porque ainda não estamos fazendo tudo o que Ele manda?

Conclusão

O Crente Cristão, andando no poder da Palavra de Deus, guiado e controlado pelo Espírito Santo, estará cumprindo toda a Lei de Deus e as leis dos homens, naquilo que é justo, pois, contra as virtudes do caráter de Cristo não há lei.  

O nosso andar é uma semeadura: Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna - Gálatas 6.8.

Pr. Paulino Cordeiro - 15.06.2008 - noite