OPRIMIDOS – Atos 10.36-39 (Lucas 4.18)

| 07-10-2008 20:14:04

Quem são os oprimidos? São as vítimas dos opressores; encontram-se dominados ou tiranizados (escravizados, oprimidos, vexados) por forças espirituais malignas ou sistemas.

Vós conheceis a palavra que se divulgou..., como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo...Atos 10.37-38.

Opressão é uma força maligna que, se a pessoa ceder, impulsiona para longe de Deus e dos filhos de Deus, ou seja, impede a comunhão santa. Os opressores são inimigos de Deus e da Igreja.

1. Quem são os opressores malignos?

São dominadores tiranos e forças espirituais do mal, que agem diretamente na vida dos indivíduos ou através de indivíduos.

Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados (satanás é o príncipe das trevas, no comando maligno) e potestades (divindades), contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes - Ef 6.12. 

Estes  opressores são os dominadores deste mundo, organizados em principados e potestades, são as forças espirituais do mal, liderados por satanás, o maioral das trevas

O que eles fazem? São dominadores das trevas que agem sobre povos de regiões territoriais;  sobre famílias ou sobre indivíduos, tiranizando-os nas cadeias da escravidão do pecado.

Primeiro seduzem as pessoas, lançando-as na escravidão do pecado e depois de estarem bem acorrentadas submetem-nas a todos os tipos de vexames e humilhações.

2. Quem são os oprimidos do diabo?

Oprimidos são pessoas que aceitam ou não resistem ao trabalho dos opressores na sua vida ou através da sua vida. Todos os oprimidos são  escravos do diabo, doentes do corpo ou da alma (Atos 10.38).

São pessoas rebeldes à Palavra de Deus: O Rei Saul era oprimido por um espírito maligno que retirava-se ao tanger da harpa de Davi - 1 Samuel 16.23. Mas sabemos que o Rei Saul preferiu continuar sendo rebelde, com isto, recebendo grande punição de Deus e causando grande mal ao povo de Israel.           

São pessoas que sofrem males diversos, exemplos: 

E veio ali uma mulher possessa de um espírito de enfermidade, havia já dezoito anos; andava ela encurvada, sem de modo algum poder endireitar-se - Lucas 13.11.

Achava-se na sinagoga um homem possesso de um espírito de demônio imundo, e bradou em alta voz: Ah! Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus!   Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai deste homem. O demônio, depois de o ter lançado por terra no meio de todos, saiu dele sem lhe fazer mal - Lucas 4.33-35.

Pessoas que têm uma disposição mental para o que é mau: E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia - Romanos 1.28-31.

Os oprimidos alimentam-se daquilo que as forças espirituais malignas lançam na sua alma.

3. Quem pode libertar os oprimidos?

Somente Jesus: Certamente, Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados - Isaías 53.4-5.

A Bíblia afirma, há 2.700 anos, que Jesus tomou sobre Si as nossas enfermidades e as nossas dores e pelas Suas pisaduras fomos sarados. Olhe que os verbos estão no passado, então, pela vontade de Deus, todas as pessoas já estão libertas.

Disse Jesus há dois mil anos: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que Me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-Me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos. e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir - Lucas 4.18-21 .

O que devo fazer para ser liberto? apenas aceitar a Jesus como SENHOR e fazer tudo como Ele manda: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós - 1ªPedro 5.6-7.

Conclusão

Quem sãos opressores, os oprimidos e Quem pode libertar  os oprimidos?

Oprimido? nunca mais!

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão - Gálatas 5.1.

Pr. Paulino Cordeiro - 05.10.2008 - noite