COMO SABER O CAMINHO? - João 14.1-6

Pr. Paulino Cordeiro | 06-11-2008 14:37:06

É possível confiar no caminho indicado pelas pessoas que nos cercam?

Como saber o Caminho?

No trânsito existem placas indicativas para que as pessoas não percam o caminho e, assim, cheguem ao destino com segurança, mas já vi várias vezes o trabalho dos vândalos que viram as placas com o fim de provocarem acidentes. Também, temos visto um verdadeiro vandalismo no mundo espiritual, onde pessoas, aparentemente do bem, ficam apontando para o caminho da perdição (Mateus 24.4,24).  

Como saber o Caminho, em     meio a tanta sinalização falsa?

Confia no SENHOR de todo o teu coração (entendimento) e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal - Provérbio 3.5-6.

É triste a situação da humanidade, mas ainda resta uma esperança, temos Jesus, um Homem, Filho de Deus Pai, que é o Caminho para a vida eterna com Deus Pai.

1. Jesus é o único Caminho para Deus

Ele veio, cumpriu a missão e voltará para conduzir-nos até o Pai, onde há um lugar preparado para cada pessoa salva e redimida no Sangue do Cordeiro, (v.2-3).

2. Jesus é o caminho para a transformação espiritual

A fim de que as pessoas venham a participar da vida eterna com Deus Pai (João 5.25-26); participar da Sua natureza e dos seus atributos (Efésios 3.19); possuir a plenitude de Cristo (Efésios 1.23).

Jesus sempre andou no Caminho que leva a Deus, para mostrar à humanidade como desenvolver o caráter do cidadão do Reino de Deus, Ele é o Homem ideal a ser seguido, é o Divino Mestre.

3. Jesus é o Caminho da Revelação

Jesus revela Deus à humanidade: E o Verbo (Jesus) se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai. 18  Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito (Jesus), que está no seio do Pai, é quem o revelou - João 1.14 e 18.

4. Jesus é o Caminho de volta a Deus

Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação  - Romanos 5.10-11.

5. Jesus é o Caminho da vida

Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, -pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.- Efésios 2.4-7

6. Jesus é o Caminho para a libertação

Jesus morreu e ressuscitou para nos libertar: E não somente por causa Dele está escrito que lhe foi levado em conta, mas também por nossa causa, posto que a nós igualmente nos será imputado, a saber, a nós que cremos naquele que ressuscitou dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo - Romanos 4.23 a 5.1.

7. Jesus é o Caminho para a Glória com Deus Pai

Jesus quer todas as pessoas na Glória com Ele e intercede por nós para que sejamos obedientes à Palavra de Deus Pai.

E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou. Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.   Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós - Romanos 8.30-34.

No sobrenatural, tudo está pronto, Jesus quer todas as pessoas com Ele, mas cada indivíduo precisa tomar sua decisão e seguir a Jesus para não errar o caminho.

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação - Hebreus 3.15.

Conclusão      

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o Caminho, e Eu sou a Verdade, e Eu sou a Vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.

O Caminho está a vista de todos, aberto para todos e muito bem sinalizado; o próprio Jesus abriu este Caminho; e mais, não é necessário pagar pedágio, basta avançar, dia-a-dia, rumo ao Céu.

Quem receber a Jesus como SENHOR, com certeza, alcançará a vida eterna junto ao Pai.

Pr. Paulino Cordeiro - 02.11.2008 - noite