SETE PECADOS - Provérbio 6.16-19

Pr. Paulino Cordeiro | 14-02-2009 12:25:55

Seriam os pecados popularmente conhecidos como os "sete pecados capitais"? 

Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina - v.16. Realmente, sabemos que Deus ama o pecador, mas, odeia o pecado. Deus é puro e não aceita impuros na Sua presença, ou seja, só se aproximam de Deus aquelas pessoas que são purificadas no Sangue de Jesus Cristo.

O sábio relaciona os sete pecados comportamentais das pessoas, nos seus relacionamentos interpessoais que mais afetam a vida comunitária, e isto tem um sentido lógico, pois, se não amamos aos que vemos, como poderemos amar a Deus que não vemos?

01. O Senhor Deus detesta olhos altivos

O SENHOR detesta pessoas de "nariz empinado", de olhar altivo, que se exaltam acima das demais pessoas e "se acham" melhores e mais qualificadas. Isto é o orgulho avassalador, que destrói amizades e fere pessoas. O orgulhoso tem um conceito distorcido de si próprio e dos outros; não é humilde, tem serias dificuldades para cumprir horários, respeitar normas e autoridades.

Não multipliqueis palavras de orgulho, nem saiam coisas arrogantes da vossa boca; porque o SENHOR é o Deus da sabedoria e pesa todos os feitos na balança - 1º Samuel 2.3.

02. O Senhor Deus detesta língua mentirosa

O SENHOR detesta o mentiroso, pois, estes tais negam o amor de Deus e adotam a satanás como pai (João 8.44). Assim como servem a Deus as pessoas que andam na Verdade, também, os mentirosos servem a satanás.  

Quem é mentiroso? Aquele que diz: Eu conheço a Deus e não guarda os Seus Mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade - 1ª João 2.4.

03. O Senhor Deus detesta mãos que derramam sangue inocente

O SENHOR detesta o malfeitor e oportunista que só causa danos às pessoas. "Mãos que derramam sangue inocente", significa as obras de pessoas cruéis que de forma direta ou indireta conduzem pessoas à morte.

O SENHOR abomina o perverso, mas aos retos trata com intimidade - Provérbio 3.32.

04. O Senhor Deus detesta coração que trama projetos iníquos

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? - Jeremias 17.9.

O coração (alma) humano é a sede dos grandes projetos, sejam bons ou maus; construtivos ou destrutivos; para a Graça ou para a desgraça, cabe a cada pessoa a escolha (Deuteronômio 30.19).

05. O Senhor Deus detesta pés que se apressam a correr para o mal

O SENHOR detesta pessoas cujos pés são velozes para o mal e afastam-se do bem. São pessoas que correm pelos caminhos da perdição. Ao que cuida em fazer o mal, mestre de intrigas lhe chamarão - Provérbio 24.8.

Os seus pés correm para o mal, são velozes para derramar o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; nos seus caminhos há desolação e abatimento. Desconhecem o caminho da paz, nem há justiça nos seus passos; fizeram para si veredas tortuosas; quem anda por elas não conhece a paz - Isaías 59-7-8.

06. O Senhor Deus detesta testemunha falsa que profere mentiras

A testemunha falsa só tem um propósito, proferir mentiras para prejudicar a algum inocente.

Nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ame o juramento falso, porque a todas estas coisas eu aborreço, diz o SENHOR - Zacarias 8.17.

07. O Senhor Deus abomina o que semeia contendas entre irmãos

Abominar também quer dizer detestar, porém, no sentido de amaldiçoar com ira.

O homem perverso espalha contendas, e o difamador separa os maiores amigos - Provérbio 16.28.

Conclusão

Muitas pessoas acham que os "sete pecados capitais" foram citados por Jesus ou algum profeta; de fato, constam na Bíblia, mas não como estes sete de provérbios. Orgulho, inveja, glutonaria, luxúria, ira, ganância e preguiça, são pecados, mas a Bíblia não os descreve como "capitais" ou "mortais" e imperdoáveis por Deus. Em verdade, estes pecados são os mais comuns na vida das pessoas, mas não piores do que os outros pecados cometidos pelas pessoas.

O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor - Romanos 6.23.

Todo o pecado afasta de Deus e conduz à morte espiritual, porém, através de Jesus Cristo, pelo Seu Sangue, temos o perdão e a purificação de todos os nossos pecados (Mateus 26.28; Lucas 24.47 Efésios 1.7).

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça - 1ª João 1.9.

Paulino Cordeiro - Pr. da CEFA - Família Abençoada - 08.02.2009 - noite