DISPOSIÇÃO MENTAL – Esdras 7.10

| 09-05-2009 13:20:25

As atitudes mentais do ser humano são determinantes tanto para o bem como para o mal. A disposição mental direciona ao sucesso ou ao fracasso, para a benção ou para a maldição.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 2.6Mb).

Esdras decidiu colocar a sua inteligência (disposição de coração) em ação para o seu bem e para o bem dos seus conterrâneos. Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos.

Todo o bem e todo o mal que acontece na sociedade humana é resultante, exatamente, da disposição mental alimentada no íntimo de cada um.

01. Disposição mental para BUSCAR a Lei de Deus

Esdras era sacerdote e escriba (Neemias 8.1-2), mas primeiro cuidou do seu alimento espiritual, pois, tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR.

Existe um vazio muito grande na alma do ser humano, daí a desenfreada busca pelo conhecimento, porém, infelizmente poucos descobrem que este vazio só é perfeitamente preenchido com o conhecimento de Deus, pela Bíblia.

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei mudar a vossa sorte. Jeremias 29.13-14a.

Quer mudar a tua sorte, tua vida está azarada?

Só tem um jeito, mudando a tua disposição mental e voltando-se para a Lei de Deus, leia a Bíblia Sagrada.

Disse Jesus: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á - Mateus 7.7-8.

02. Disposição mental para CUMPRIR a Lei de Deus

Esdras colocou toda a sua inteligência a serviço de Deus, aprendeu bem a Sua Lei e passou a obedecer/cumprir todos os mandamentos. Esdras era um exemplo, por onde passava, despertava a mesma disposição mental nas outras pessoas.

Esdras firmou a sua inteligência na fé e na obediência a Palavra de Deus e, assim, conseguiu contribuir na reconstrução de Jerusalém e na a restauração do culto a Deus. 

Para cumprirmos a Lei de Deus precisamos ser Seus amigos, disse Jesus: Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João 15.14.

O Reino de Deus Pai está fundamentado na obediência a Sua Lei, descrita na Bíblia: Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância - 1 Pedro 1.14.  

03. Disposição mental para ENSINAR Lei de Deus

Esdras não chegou a ser escriba e sacerdote por acaso, recebeu estes cargos porque, em primeiro lugar, direcionou a sua disposição mental para buscar o entendimento da Lei de Deus e, em segundo lugar, se dispôs a cumprir toda a Lei de Deus.

Esdras foi usado por Deus para restaurar Jerusalém e aquele povo porque ele dispôs seu coração/inteligência para entender e obedecer a vontade de Deus.

Por amor a Deus, ele estava disposto a ensinar a Lei aquele povo que andava desorientado. Sua disposição mental revolucionou a situação daquele povo e renasceram da miséria para a prosperidade.  

A Igreja atual é a Jerusalém daquele tempo, pois, vivemos épocas de grandes confusões doutrinárias, estamos carentes de pastores e crentes que tenham a mesma disposição mental para buscar, para cumprir e para ensinar a Lei de Deus como ela é.

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século - Mateus 28.18-20

 

Conclusão

Mude a tua disposição mental, Jesus te chama: Vinde a Mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.  Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o Meu jugo é suave, e o Meu fardo é leve.

Jesus quer te enviar, mas primeiro você tem que ir até Ele, buscar os Seus ensinamentos, aprender a obedecer a tudo o que Ele manda, depois Ele te usará para ensinar e fazer discípulos.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 03.05.2009 - noite