SÓ EU FIQUEI - 1º Reis 16.29 a 18.46

| 29-05-2009 20:46:01

A situação era de alto risco para Elias, um só profeta do Reino de Deus contra 450 profetas de Baal e um povo que coxeava entre dois senhores. 

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.0Mb).

Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; se é Baal, segui-o. Porém o povo nada lhe respondeu. Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens - 1º Reis 18.20-22.

Elias tem consciência de que está enfrentando uma guerra injusta, mas, acima de tudo, tem certeza de que o Deus Todo-Poderoso é por ele.        

01. Só eu fiquei - 1º Reis 16.29 a 18.22

O Rei Acabe havia se desviado dos mandamentos do SENHOR Deus, estava casado com uma mulher pervertida e idólatra, que mandava matar os profetas de Deus; o povo estava com sua fé abalada.

A situação era desoladora; três anos sem chuvas; o Rei Acabe e sua esposa Jezabel, ambos eram idólatras e conduziam todo o povo à idolatria. O pior é que estava ordenado matar todos os profetas de Israel, mas ainda restava um homem verdadeiramente de Deus, o Profeta Elias. Ele expressa "só eu fiquei", mas tinha certeza de que estava com o Deus dos deuses.

Então, disse Elias ao povo: Só eu fiquei dos profetas do SENHOR, e os profetas de Baal são quatrocentos e cinqüenta homens.

Assim como Deus mandou três anos de seca, agora fala ao profeta de Deus que mandará chuva sobre Israel (18.1).

Quando estamos com Deus, mesmo estando só, ainda é estar na vantagem!

02. Só eu fiquei para testemunhar o fracasso dos idólatras - v.23-29

Ali estava o profeta de Deus para testemunhar diante do povo de Israel que os falsos deuses nada podem e nada fazem. Somente os servos fiéis a Deus têm o privilegio de testemunharem o fracasso dos idólatras.

Diante de todo o povo de Israel os 450 profetas de Baal receberam uma proposta justa: Então, invocai o nome de vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por fogo esse é que é Deus. E todo o povo respondeu e disse: É boa esta palavra - v.24.

Nos versículos 25 a 29 vemos que os 450 idólatras já estariam roucos de tanto gritar a Baal, tinham calos nos pés de tanto darem voltas ao redor do altar de sacrifícios e retalhavam seus corpos até derramarem sangue, porém não houve voz, nem resposta, nem atenção alguma com manifestação de fogo.

03. Só eu fiquei para revelar o Poder do meu Deus - v.30-39

Elias toma alguns cuidados para revelar o Poder de Deus: Em Primeiro lugar, vemos que Elias restaurou o altar do SENHOR, pois, havia sido profanado com sacrifícios a ídolos - v.30-33. Em segundo lugar, vemos que Elias purificou tudo, o sacrifício, as lenhas, o altar e o chão, com muita água - v. 34-35. Em terceiro lugar invocou ao SENHOR: No devido tempo, para se apresentar a oferta de manjares, aproximou-se o profeta Elias e disse: Ó SENHOR, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, fique, hoje, sabido que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo e que, segundo a tua palavra, fiz todas estas coisas. Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo saiba que tu, SENHOR, és Deus e que a ti fizeste retroceder o coração deles. Então, caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e a terra, e ainda lambeu a água que estava no rego. O que vendo todo o povo, caiu de rosto em terra e disse: O SENHOR é Deus! O SENHOR é Deus! - v.36-39.

04. Só eu fiquei para acabar com o falso culto - v.40-46

Mesmo que reste somente um homem fiel a Deus, pois, é este que o SENHOR usa para restaurar o culto e cumprir as suas promessas.

Disse-lhes Elias: Lançai mão dos profetas de Baal, que nem um deles escape. Lançaram mão deles; e Elias os fez descer ao ribeiro de Quisom e ali os matou. Então, disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque já se ouve ruído de abundante chuva - v.40-41.

A mão do SENHOR veio sobre Elias, o qual cingiu os lombos e correu adiante de Acabe, até à entrada de Jezreel -  v.46.

Após este cansativo confronto contra os profetas de Baal, a Mão do SENHOR veio sobre Elias e ele correu cerca de 40 Km.

Conclusão

No dia-a-dia, muitas vezes nos sentimos como Elias, parece que não existem verdadeiros Crentes e que tudo trama contra nós. Então é hora de ouvirmos a voz do SENHOR Deus e nos movermos no Poder do Seu Espírito.

Só eu fiquei, mas Deus quer que eu seja uma testemunha viva de que os idólatras são derrotados.

Só eu fiquei para revelar o Poder do meu Deus, conduzindo minha vida no Altar do SENHOR, sendo purificado pela Palavra e no Sangue de Jesus. Só eu fiquei para que experimente o fogo de Deus diante de meus inimigos.

Só eu fiquei para receber vigor do SENHOR (v.46) e acabar com o falso culto.

Só eu fiquei, porém, Deus está comigo!

Quando sentir-se como Elias lembre-se que Deus quer usar-te.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 24.05.2009 - noite