NÃO HÁ QUEM POSSA RESISTIR - 2º Crônicas 20

| 19-06-2009 12:19:40

Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és Tu que dominas sobre todos os reinos dos povos? Na Tua mão, está a força e o poder, e não há quem Te possa resistir - 2º Cronicas 20.6.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.64Mb).

Josafá era um Rei piedoso, não idólatra, contudo estava diante de uma grande crise e temia que seu povo fosse destruído pelos inimigos; então, congregou-se com o povo em jejum e oração, buscando o Poder de Deus (20.1-3). 

Houve um grande clamor, com jejum, louvor e adoração ao Deus Todo-Poderoso, despertando aquele povo para um grande avivamento e confiança no Poder de Deus.

Obtiveram grande vitória seguindo as instruções de Deus dadas profeticamente através de Jaaziel, apenas confiaram no SENHOR e os inimigos se destruíram entre si mesmos (v.22 e 23).

NÃO HÁ QUEM POSSA RESISTIR ! ! !

01. Quando colocamos o medo na presença do Senhor - v.1-7

Não há quem possa resistir quando colocamos aquilo que nos amedronta na presença do Senhor:

Então, vieram alguns que avisaram a Josafá, dizendo: Grande multidão vem contra ti dalém do mar e da Síria; eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então, Josafá teve medo e se pôs a buscar ao SENHOR; e apregoou jejum em todo o Judá. Judá se congregou para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá veio gente para buscar ao SENHOR. - v.3-4.

O inimigo tem lançado muitos medos sobre nós, e precisamos saber que o medo é a pior arma na guerra fria de satanás, pois, se aceitarmos o medo estaremos guerreando contra nós mesmos.

Precisamos buscar ao SENHOR e pedir socorro ao SENHOR; nos juntarmos ao povo de Deus, com jejum e orações, para juntos vencermos o medo e as assombrações que o maligno lança sobre nós.

O medo tem vencido você ou você tem vencido o medo, colocando-o na presença do SENHOR?

02. Quando confiamos no Julgamento de Deus       - v.12

Não há quem possa resistir quando confiamos no julgamento de Deus:

Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em Ti.

Vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete da salvação na cabeça; pôs sobre si a vestidura da vingança e se cobriu de zelo, como de um manto. Segundo as obras deles, assim retribuirá; furor aos seus adversários e o devido aos seus inimigos; às terras do mar, dar-lhes-á a paga. Temerão, pois, o nome do SENHOR desde o poente e a sua glória, desde o nascente do sol; pois virá como torrente impetuosa, impelida pelo Espírito do SENHOR - Isaías 59.17-19.

Aleluia! Deus é o nosso Justo Juiz, é Ele que julga aqueles que nos traem e são nossos inimigos.

03. Quando Deus promete a vitória - v.13-17

Não há quem possa resistir quando Deus promete a vitória:

Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos.  Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel..., e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Amanhã, descereis contra eles; eis que sobem pela ladeira de Ziz; encontrá-los-eis no fim do vale, defronte do deserto de Jeruel. Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco.           

Conclusão

NÃO HÁ QUEM POSSA RESISTIR ! ! !

Quando compreendemos que a vitória não vem das nossas mãos, mas é Deus que luta por nós, não há quem possa resistir - v.15 e 17.

Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis - v.20.

Hoje, além de Jesus ser o nosso Salvador, temos o Espírito de Deus que habita em nós; basta crermos no SENHOR e nas Suas promessas, feitas através dos Seus profetas, para sermos um povo vencedor e próspero.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -14.06.2009 - noite