BENDITO SEJA DEUS – 1ª Pedro 1.3-12

| 22-07-2009 17:19:58

A palavra "bendito" vem da união de duas palavras "dizer bem", daí esta expressão sempre estar coroada de sentimentos de gratidão pelos favores recebido de Deus ou de alguém.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.45Mb).

Aquelas pessoas que não bendizem a Deus são inimigas de Deus e nossas inimigas espirituais, não reconhecem os favores de Deus e suas muitas misericórdias.

Muitas pessoas são maldizentes; dizem mal de tudo e de todos e por natureza são ingratas. Estas pessoas são taxadas pelo chavão muito triste de "mal amadas", porém, são mal amadas, primeiramente, por si mesmas, depois pelas outras, porque seu azedume é tão grande a ponto que não acreditam no amor.

Bendiga, seja grato, ame com amor Cristão, pois, assim o amor de Deus e das pessoas te envolverá.

Bendiga a Deus e bendita será a tua vida!

01. Pela Sua muita Misericórdia para conosco- v. 3-5

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou. Regenerar quer dizer "dar vida nova", somente a muita misericórdia de Deus para mudar a nossa vida e a nossa esperança por meio de seu filho Jesus. Assim como Deus deu nova vida a Jesus, ressuscitando-O dentre os mortos, assim, dá nova vida aos que crêem - v.3.

Aqui na terra somos roubados de muitas maneiras, mas pela grande misericórdia de Deus, além de recebermos vida nova, ganhamos uma herança eterna, que é um lugar no Céu com o Pai; este bem maior ninguém pode roubar a não ser que sejamos rebeldes ao Pai - v.4.

Ser guardado pelo Poder de Deus é a melhor segurança que um ser humano pode desejar, é ter a certeza de que os braços do Pai Celestial estão sempre estendidos para proteger aos seus filhos e filhas obedientes, até o dia do Juízo Final - v.5.

Se vivermos com uma viva esperança nas promessas de Deus, se tomarmos posse da herança incorruptível por meio de Jesus, acontecerá que teremos uma vida guardada (cercada) pelo Poder de DEUS que é a sua Glória e o seu Espírito Santo em nós e sobre nós.

02. Porque Ele nos prepara para a Salvação - v. 6-8

A provação é dolorosa e necessária, é um adestramento aplicado por Deus para aprimorar nossas habilidades espirituais - v.6.  

É na dificuldade que descobrimos o tamanho da nossa fé; assim como o ouro é valorizado ao serem queimadas as impurezas, assim também acontece com a nossa fé, somos valorizados ou desvalorizados conforme nos comportarmos nas provações impostas por Deus. Como o ouro é purificado pelo fogo terreno, o Crente é purificado pela provação que é o Fogo de Deus - v.7 (Zacarias 13.9).

Deus é invisível, mas Sua Igreja, Seus milagres e maravilhas são visíveis, e materializou-SE na forma humana (João 1.14) para que pudéssemos experimentar a grandeza do Seu amor. Quando aceitamos e cremos que a provação é demonstração do amor de Deus para conosco passamos a possuir vida alegre e feliz, somos bem sucedidos porque a Glória de Deus nos acompanha - v.8.

Assim como os patrões treinam aqueles funcionários que querem crescer, Deus aplica provações aos Crentes fiéis para que fiquem ainda melhores e com excelência nos resultados (João 15.5). Isto é prova do amor de Deus para que possamos amá-LO cada vez mais.

03. Pelo Tempo da Graça - v. 9-12

O Velho Testamento foi o tempo do ritual, agora devemos bendizer a Deus pelo Tempo da Graça. No VT os olhos viam o cordeiro sacrificial, mas, hoje, no Tempo da Graça, somos salvos pela fé no Cordeiro de Deus e não por rituais. Fé implica em obedecer sem ver. A vitória final, que é a salvação, estará garantida se vivermos com fé e obediência a tudo o que Deus manda - v.9.

Quando os profetas falaram a respeito das verdades que temos ouvido hoje, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era para o benefício deles, mas para o nosso bem no Tempo da Graça - v.10.

Os Profetas da Palavra de Deus, o Evangelho, falaram pelo poder do Espírito Santo de Deus, e anunciaram essas verdades. Essas são coisas que até os anjos gostariam de entender, mas Deus confiou aos homens, portanto, estejamos prontos para agir - v.11.

É vital estarmos alertas e com toda a nossa esperança na bênção que temos pela Revelação de Jesus Cristo.
Conclusão

Bendito seja Deus!

Numa linguagem bem coloquial, podemos dizer que Deus é o bálsamo da alegria que faz o Crente exultar com gratidão em tempo de paz, mas, também, é a anestesia que faz suportar a dor do ferimento na hora da provação, a ponto de sentir alegria, estabilizando-o no Tempo da Graça.

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! - 2ª Coríntios 1.3.
       Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -19.07.2009 -noite