PRESTE ATENÇÃO NAS PROFECIAS – 2º Crônicas 35.20-24

| 11-10-2009 23:22:25

 

A vida está tão corrida, não tenho tempo para nada!

Ando muito estressado, todos querem me enganar!

Preste atenção naquilo que você profetiza e nas profecias que ouve. O teu futuro está intimamente ligado às profecias, sejam verdadeiras ou falsas, cabe a você discerni-las.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.11Mb)

01. O que é uma profecia?

Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que Eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a Mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade - Isaías 46.9-10.

Uma profecia verdadeira é a expressão da vontade de Deus, para conduzi-lo à vitória, ao passo que a falsa profecia expressa uma mentira do diabo para conduzi-lo à morte.

Somente o Deus Todo Poderoso conhece o nosso futuro, por isto é que uma profecia verdadeira deve estar sempre em harmonia com a Palavra de Deus, se não conferir é falsa. A profecia verdadeira constrói, exorta e conforta (1ª Coríntios 14.3).

02. Porque as pessoas não identificam uma profecia?

As idolatrias, que são rebeldia contra a vontade de Deus, cegam o entendimento das pessoas e conduzem-nas à morte.  

No livro 2º Crônicas 18.4, vemos que o Rei Acabe é aconselhado pelo seu meio parente, Rei Josafá, a ouvir a voz profética sobre uma guerra que planejavam. Como ele estava cercado de falsos profetas, bajuladores que profetizavam somente aquilo que agradava aos ouvidos do Rei (2º Crônicas 18.11-13), negou dar atenção a verdadeira profecia pronunciada por Micaías e morreu conforme tinha sido avisado (2º Crônicas 18.17-34), seu sangue foi lambido pelos cães.

Quando uma pessoa não está na santa comunhão, em obediência à Bíblia, seu ouvido vira "penico" do diabo e ainda acha agradável.

Naquele tempo os povos tinham muitos ídolos, como nos dias atuais, Buda, Maomé, Krishna, Hinduísmo, os santos da ICAR que é necromancia, orixás, etc. O modo da operação do engano continua o mesmo, só muda a aparência.

Hoje, as idolatrias são propagadas a partir da mais tenra idade das pessoas, através de desenhos animados, jogos e games, filmes, novelas e internet. Além de tudo isto ainda existem as instituições com excelentes estruturas e com poder financeiro para agregarem pessoas às suas crenças.

Você consegue entender porque as pessoas não estão prestando atenção nas profecias?

03. Cuida de não te opores a Deus - v.21-23

Josias, na sua arrogância espiritual, não soube discernir a profecia dada por Deus através do Faraó Neco, um pagão. Parece estranho, mas podemos perceber que era da vontade de Deus que o Faraó Neco fosse guerrear contra o Rei da Assíria (2º Reis 23.29) em Carquemis, por isso Ele permitiu que Josias morresse. Notamos que para o Rei Josias parecia impossível Deus falar através de um pagão.

Devemos entender que existe o ministério profético, mas Deus, na Sua soberania, usa a quem Ele quiser para anunciar a Sua Vontade.  É aí que mora o perigo, pois, somente saberemos quando é a vontade de Deus se estivermos em perfeita comunhão, obediência e santidade para que o Espírito Santo de Deus nos dê o discernimento.

A jumenta de Balaão viu o Anjo do SENHOR, que seria o próprio Jesus, e Deus a fez falar para que ele, Balaão, não continuasse rebelde a Vontade de Deus (Números 22.12-35). Deus age do jeito que LHE convém, se for necessário faz uma pedra clamar (Mateus 19.40).

Cuida de não te opores a Deus, que é comigo, para que Ele não te destrua. A Palavra de Deus foi muito clara, mas Josias estava na soberba espiritual e auto-suficiência, sendo que não conseguiu perceber o risco que corria.

Note bem a Palavra profética: Cuida de não te opores a Deus, que é comigo, para que Ele não te destrua. Não foi Neco que matou a Josias, mas o próprio Deus, pela mão de Neco, devido a sua rebeldia.

Conclusão

Diariamente estamos cercados de profecias verdadeiras e falsas, cabe a nós o discernimento; mas como discernir? O discernimento vem pelo Poder do Espírito Santo, vivendo em comunhão com o próprio Deus, com a Sua Palavra e com a Família de Deus em santidade.

O Rei Acabe preferiu dar ouvido aos falsos profetas e, mesmo disfarçado no meio do exército, foi atingido por uma flecha e morreu; o Rei Josias, apesar de ter sido um restaurador do Culto e da festa da Páscoa, não deu atenção à profecia, entrou numa guerra que não era dele e, também, como Acabe, foi atingido e morreu.

E você, tem prestado atenção às profecias descritas na Bíblia ou anunciadas por pessoas?

Entregue a tua vida ao SENHOR Deus, em Jesus, que o Espírito Santo te dará entendimento.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada -11.10.2009 -noite.