SEREI COMO O ORVALHO – Oséias 14.5 (Ler 1-9)

| 04-11-2009 23:31:00

O orvalho, sereno ou rocio é formado a noite pela condensação da umidade contida no ar e precipitando-a, na  forma de gotas, pela diminuição da temperatura ou em contato com superfícies frias.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 1.94Mb)

O profeta Oséias diz que Deus é como orvalho para o seu povo. Os vegetais mesmo que estejam murchos e quase mortos ao cair o orvalho são restaurados e ganham vida.

Deus quer nos ensinar grandes verdades espirituais usando um fenômeno que acontece todas as noites para sustentar a natureza e torná-la produtiva.
01.    O orvalho é produzido constantemente

O orvalho é uma graça comum que cai constantemente sobre plantas uteis e também sobre as ervas daninhas, porém, nesta profecia, o Orvalho é o próprio Deus prometendo vir sobre o Seu Povo.

Ele profetiza que se o povo de Israel arrepender-se será abençoado como o lírio que simboliza a produtividade; será estável como o cedro do Líbano que lança raízes profundas; terá beleza e admiração como a oliveira; serão revitalizados como a videira que floresce; sua fama será como a do vinho do Líbano e Deus lhe será um como refúgio verdejante.

Todas estas bênçãos são prometidas pelo próprio Deus e serão derramadas constantemente, assim como o orvalho que cai todas as noites garantindo a vida e prosperidade naquela região desértica.       

A natureza vegetal, apesar das adversidades, descansa aos olhos do Criador e perde calor, fica na dependência, pronta para receber o revitalizante orvalho.

Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia Nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera Nele... Salmo 37.4-7.

02.  O orvalho é dado em abundancia e silenciosamente

Durante a noite, ninguém ouve e ninguém vê o orvalho caindo sobre a natureza, garantido vida abundante, entretanto toda a humanidade se alegra colhendo frutos em abundancia, mesmo nas regiões desérticas.

Deus está dizendo que tem poder para transformar a situação de um indivíduo ou de uma nação, por pior que seja, basta confiar porque aos Seus e Ele dá enquanto dormem.

Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos Seus amados Ele o dá enquanto dormem - Salmo 127.1-2.

03.  O orvalho vem de cima e tem poder para transformar

O orvalho, para formar gotas de água, vem de cima e repousa sobre as plantas gerando vida e produtividade.

Deus cumpre esta promessa através de Jesus, conforme Atos 1.8: mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança - Tiago 1.16-17.

Conclusão

Jesus é o orvalho de Deus que está conosco para nos dar vida, pois Ele disse: E eis que estou convosco todos os dias até a consumação do século - Mateus 28.20b.           

Deus tem um estoque inesgotável de bênçãos, porém, com uma condição: Volta, ó Israel, para o SENHOR, teu Deus, porque, pelos teus pecados, estás caído. Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR - v. 1-2

Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão - v.9.      

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Família Abençoada - 01.11.2009 -noite.