EU SEREI CONTIGO – Isaías 43.2 (1-12)

| 23-11-2009 12:53:04

O SENHOR escolheu toda a humanidade para a salvação através do seu filho Jesus, entretanto exige que cada indivíduo confesse a sua soberania e então Ele promete: Eu serei contigo!

Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque Ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Assim, afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem? - Hebreus 13.5-6.

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti - Isaías 43.2.

Esta palavra é para os filhos e filhas de Deus, se você ainda não alcançou esta condição, então, preste muita atenção e confesse a salvação de Deus.

01. Quando passares pelas águas e rios

Aqui nos fala de águas e rios referindo-se aos povos inimigos "eles não te submergirão", ou seja, no retorno do exílio Babilônico teriam o favor de Deus protegendo-os dos exércitos das nações inimigas.

Então, se viu o leito das águas, e se descobriram os fundamentos do mundo, pela repreensão do SENHOR, pelo iroso resfolgar das suas narinas. Do alto, me estendeu Ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me do forte inimigo, dos que me aborreciam, porque eram mais poderosos do que eu.  Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o SENHOR me serviu de amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim - 2º Samuel 22.16-20.

Quando estamos cercados de inimigos sentimo-nos prensados, sem espaço, como se o mar furioso ou um rio estivessem a nos engolir. É neste momento que Deus faz a diferença, pois, estende sua Poderosa Mão e livra-nos do forte inimigo.

Ingênuo quem diz "não tenho inimigos", basta olharmos ao nosso redor e vemos pessoas enfurecidas com a nossa santidade e obediência aos mandamentos de Deus. A sociedade humana está nas trevas e quer nos engolir para uma vida na perdição, pois, sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno - 1º João 5.19.

02.  Quando passares pelo fogo

Fala da autoridade do povo de Deus contra os poderes malignos, tanto terrenos quanto espirituais das trevas.

Deus permite que o inimigo ataque para provar a nossa fidelidade. Estamos em guerra e as lutas que sobrevêm fortalecem-nos na fé para a salvação: Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma. -1º Pedro 1.6-9.

No início do livro de Jó, vemos que Satanás provocou sérios danos visando desviá-lo da fé em Deus. Caiu fogo do céu e queimou suas ovelhas, um forte vento fez desabar a casa em que estavam seus filhos, matando-os, até parecia-se com a ira de Deus, mas, na verdade era satanás oprimindo um precioso filho de Deus.

Assim como Jesus passou por muitas tribulações seus filhos e filhas não estão isentos do fogo inimigo: No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo - João 16.33.

Deus permite as aflições e opressões, mas, promete: eu serei contigo quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

Conclusão

Os covardes dizem estar em luta, mas não lutam, querem a benção, mas não obedecem aos mandamentos de Deus; porém, os filhos e filhas de Deus nunca se abalam, pois sabem que a poderosa mão do Pai está sempre estendida e é socorro bem presente.

Mas agora, assim diz o SENHOR, que te criou e que te formou, ó Israel (coloque o teu nome no lugar de Israel): Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu. Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti - v.1-2.

Eu serei contigo: Até à vossa velhice, eu serei o mesmo e, ainda até às cãs, eu vos carregarei; já o tenho feito; levar-vos-ei, pois, carregar-vos-ei e vos salvarei - Isaías 46.4.

Eu serei contigo nos momentos de opressões: Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano - Lucas 10.19.

Pois Tu, ó Deus, nos provaste; acrisolaste-nos como se acrisola a prata. Tu nos deixaste cair na armadilha; oprimiste as nossas costas; fizeste que os homens cavalgassem sobre a nossa cabeça; passamos pelo fogo e pela água; porém, afinal, nos trouxeste para um lugar espaçoso - Salmo 66.10-12.

Aleluia, salvação e glória pertencem ao nosso Deus!

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada -15.11.2009 -noite.