CORAÇÃO VAIDOSO - Lucas 9.46-55

Pr. Paulino Cordeiro | 06-04-2010 10:57:20

O coração vaidoso é ladrão, está na espreita para tomar o lugar de destaque, quer estar acima de tudo e de todos, quer ser o "supra-sumo".

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.4Mb)

Doze discípulos que estavam recebendo os ensinos do Mestre Jesus, mais ou menos há três anos, em tempo integral, ainda cometiam muitos erros no seu modo de pensar e agir; estavam recebendo um novo coração do Pai, sendo moldado neles o caráter Cristão. Para tratamento e restauração Jesus tinha que repreendê-los constantemente, ainda eram vaidosos.

O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração - 1º Samuel 16.7 (Jeremias 17.9 e Lucas 9.47).

01. Quer ser o maior - V. 46-48

Levantou-se entre eles uma discussão sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, sabendo o que se lhes passava no coração, tomou uma criança, colocou-a junto a si e lhes disse: Quem receber esta criança em meu nome a mim me recebe; e quem receber a mim recebe aquele (Deus Pai) que me enviou; porque aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.

É verdade que eles estavam quase concluindo a melhor faculdade teológica, de todos os tempos, aos pés do Mestre Jesus, porém isto não lhes dava o direito de se acharem melhores uns que os outros a ponto de iniciarem a mais imbecil discussão para saber quem seria o maior.

Jesus conhece o coração vaidoso e repreende severamente indicando uma receita surpreendente: Aquele que entre vós for o menor de todos, esse é que é grande.

Mais tarde o apóstolo Pedro demonstra que aprendeu como ser o maior: Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar - 1ª Pedro 5.6-8.

02. É ciumento, egoísta - V. 49-50

Falou João e disse: Mestre vimos certo homem que, em teu nome, expelia demônios e lho proibimos, porque não segue conosco. Mas Jesus lhe disse: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós.

O coração vaidoso e ciumento Interpreta as coisas de Deus a partir das suas emoções e não pela Palavra de Deus. O outro crente estava no exercício da autoridade Cristã, expelindo demônios, apenas não era do grupo de João. Será que ele teria o direito de proibi-lo?

Outra vez o Mestre Jesus repreende com grande sabedoria: Não proibais; pois quem não é contra vós outros é por vós. João, você ainda não entendeu que só temos um adversário? Quem não é contra, é por nós!  

Que coisa terrível é o ciúme, veja bem, Jesus já havia ensinado quase tudo sobre o Reino de Deus na Terra e eles ainda achavam serem os únicos detentores da verdade e do Poder. O ciúme que tomou conta deles naquele momento é o mesmo que continua dividindo os Cristãos Crentes nos dias de hoje. Isto aconteceu porque não vinham prestando a devida atenção nas Palavras do SENHOR Jesus. Hoje, continua acontecendo a mesma coisa, as pessoas não estão lendo a Bíblia, cada Crente e cada denominação, em vez de somarem esforços para ganharem vidas, estão dividindo-se cada vez mais.

03. Cria suas próprias regras, não sabe de que espírito é - V. 50-55

E aconteceu que, ao se completarem os dias em que devia Ele (Jesus) ser assunto ao céu, manifestou, no semblante, a intrépida resolução de ir para Jerusalém e enviou mensageiros que o antecedessem. Indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos para lhe preparar pousada. Mas não O receberam, porque o aspecto DELE era de quem, decisivamente, ia para Jerusalém. Vendo isto, os discípulos Tiago e João perguntaram: Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir? Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.

As pessoas dominadas pelas suas próprias regras não ouvem a ordem da autoridade, apenas ouvem a voz do seu coração vaidoso. Jesus tinha a intrépida resolução de ir para Jerusalém, sem paradinhas confortáveis, Ele decisivamente ia para Jerusalém; então, porque preparar hospedagem em uma aldeia de samaritanos?

A falta de atenção a ordem recebida provocou uma situação desagradável e ainda queriam queimar (mandar p/o inferno) aquelas pessoas pagãs.

Jesus, guiado pelo Espírito Santo de Deus, já havia cumprido a sua missão evangelística, agora precisava estar em Jerusalém para que ali se completasse a obra Redentora, devendo morrer na cruz.

Jesus, porém, voltando-se os repreendeu e disse: Vós não sabeis de que espírito sois. Quando as pessoas se deixam levar pela vaidade, mesmo que seja por pouco tempo, estão servindo a espíritos malignos; às vezes até pensam estarem servindo a Deus, como foi este caso.

Neste evento, além de terem criado suas próprias regras, também queriam exercer Juízo contra os samaritanos, em vez de Salvação: queres que mandemos descer fogo do céu para os consumir?

Quando somos do Espírito de Deus, as nossas ações e orações conferem com a Palavra de Deus e do Senhor Jesus.

Você está sob o comando de que espírito?

Conclusão

Jesus convocou doze homens que não eram anjinhos, eram escravos de muitas coisas mundanas, porém todos aceitaram segui-LO, somente mais tarde, para que se cumprirem as profecias, Judas Iscariotes O traiu.

O coração movido pela vaidade quer ser o maior, é ciumento, cria as suas próprias regras, não sabe de que espírito é, porém, o coração convertido é movido pelo Espírito Santo e manifesta o Poder de Deus Pai.

Somente pela Palavra de Deus e aceitando as repreensões é que poderemos ter um coração transformado, pois, assim o Espírito Santo de Deus encontra liberdade para aperfeiçoar o nosso caráter.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 04.04.2010 - noite.