SALVAÇÃO – Atos 16.27-35

| 19-05-2010 0:07:22

No sentido geral, salvação significa livramento de situações difíceis, mas, no sentido restritamente Cristão significa livramento do pecado e da morte.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.27Mb)

É o ato pelo qual Deus livra as pessoas do pecado (Mateus 1.21), de situações perigosas (Isaías 26.1), de opressões (Lamentações 3.26; Malaquias 4.2), de sofrimentos (2ª Coríntios 1.6). Deus, além de livrar, introduz pela salvação, numa vida nova, cheia de bênçãos espirituais, por meio de Jesus Cristo (Lucas 19.9-10; Efésios 1.3,13).

Vemos nesta experiência a Salvação de Deus se manifestando estonteante e arrebatadora (ouça o áudio):

01. Do suicídio para a Salvação - v. 27-32

Paulo e Silas estavam acorrentados ao tronco, orando e cantando louvores ao Deus Redentor, quando a meia noite houve um grande terremoto que a tudo abalou e abriram-se as portas e quebraram-se as cadeias da prisão. 

O carcereiro despertou do sono e, vendo abertas as portas do cárcere, puxando da espada, ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.

Mas Paulo bradou em alta voz: Não te faças nenhum mal, que todos aqui estamos!

O milagre do terremoto abalou a estrutura material, porém a atitude dos servos de Deus, não tendo fugido, abalou o coração do carcereiro.

Senhores, que devo fazer para que seja salvo?

O carcereiro estava diante de um acontecimento sobrenatural, promovido pela fé de Paulo e Silas no único Deus que tudo pode. Imediatamente nasceu no coração dele a necessidade de experimentar o sobrenatural e vemos que Deus prontamente usa os convertidos para salva-lo e toda a sua família.

Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

O SENHOR cria oportunidades, cabe aos filhos e filhas de Deus aproveitá-las no poder do Espírito Santo de Deus. Como vemos no carcereiro, as pessoas estão sedentas de uma resposta sincera e verdadeira a respeito da Salvação.

Muitas pessoas estão "suicidando-se" diariamente; o que temos feito para impedir que estas pessoas, bem próximas de nós, caiam na condenação eterna?

02. Quem é convertido obedece a Palavra da Salvação - v.33b

Paulo e Silas aproveitaram a grande oportunidade e pregaram a Palavra da Salvação, havendo Salvação não somente do carcereiro, mas de toda a sua casa.

Senhores, que devo fazer para que seja salvo?

Paulo e Silas ensinaram todo o Plano da Salvação de Deus através de Jesus Cristo, inclusive sobre a importância da obediência aos Mandamentos, despertando neles um forte desejo de serem batizados: A seguir, foi ele batizado, e todos os seus.

Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado - Marcos 16.16. O carcereiro e seus familiares creram e foram batizados (CRERAM E OBEDECERAM).

Paulo e Silas estavam naquela prisão em obediência a ordem de Jesus de estarem indo e pregando a Palavra de Deus; afinal de contas eles tinham o mais perfeito exemplo, o próprio Jesus que a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. - Filipenses 2.5-11.

Quem é convertido obedece a toda a Palavra de Deus.

Temos sido obedientes como Paulo e Silas, como Jesus?

03. Quem é convertido manifesta a alegria da Salvação - v.34

Com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.

O Reino dos Réus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo - Mateus 13.44.

Aquele carcereiro e sua família manifestavam grande alegria porque haviam encontrado um Tesouro, a Salvação de Deus em Cristo Jesus.

Note bem que para manifestar a alegria da Salvação exige perseverança: Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração - Atos 2.46. 

A alegria da Salvação não se obtém a maneira do mundo com bebidas ou drogas, mas pelo Espírito de Deus: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei - Gálatas 5.22-23.

Você tem manifestado a grande alegria da Salvação?

04. Deus cuida dos mensageiros da Salvação - v. 33a, 34a e 35-36

Paulo e Silas estavam pregando a Palavra na Macedônia e por este motivo foram açoitados, acorrentados no tronco e encarcerados, mas vemos que Deus estava ali cuidando dos mensageiros da Salvação.

Deus cuida dos Seus mensageiros, pois, o carcereiro e sua família ao se converterem passaram a cuidar das feridas de Paulo e Silas.   

Foram supridos pela família do carcereiro que naquele momento já eram da Família de Deus; agora, do açoite para a mesa da comunhão santa com o sustento para as suas vidas sofridas. Naquela madrugada, a família recém convertida ao Cristianismo, manifestando grande alegria, ofereceu um banquete: Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus

Deus vinha manifestando a Salvação na vida de Paulo e Silas, também provê libertação das correntes e da prisão: Quando amanheceu, os pretores enviaram oficiais de justiça, com a seguinte ordem: Põe aqueles homens em liberdade. Então, o carcereiro comunicou a Paulo estas palavras: Os pretores ordenaram que fôsseis postos em liberdade. Agora, pois, saí e ide em paz.

 

Conclusão

A salvação é uma decisão pessoal que inicia quando confessamos a Jesus como SENHOR (Romanos 10.9-10) e deve continuar sendo desenvolvida (Filipenses 2.12-13; 1ª Pedro 2.2), até o fim da vida terrena ou até que Jesus volte no dia do Juízo Final (Mateus 24.13; Romanos 13.11).

Os apóstolos decidiram receber a Salvação por meio de Jesus e através deles muitos e muitos receberam a Salvação, inclusive o carcereiro e toda a sua família.

Senhores, que devo fazer para que seja salvo?

Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 09.05.2010 - noite.