COMO SUPERAR AS INQUIETAÇÕES – Mateus 6.25-34

| 02-06-2010 23:27:40

As inquietações estão acompanhadas de falta de sossego, intranqüilidade, falta de paz, insatisfação, ansiedade.

 (Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de 3.13Mb)

Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?         

Jesus, o Deus fiel, prometeu que além de estar conosco todos os dias, até o fim (Mateus 28.20), também prometeu que derramaria bênçãos acrescentando provisão para todas as nossas necessidades.

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (44,4 centímetros) ao curso da sua vida?

O que tem sido motivo para te inquietar?

01. Crendo no Reino de Deus

Reino é um território politicamente organizado, governado por um rei (1º Reis 2.12). O Reino territorial de Deus é o Universo (Isaías 9.6-7; Daniel 7.27).

Quem crê busca: Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino, porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo - Romanos 14.17 (Isaías 55.6).

Você deseja superar as inquietações de teu coração?

Jesus era seguido pelas multidões, inquietos e ansiosos pelas coisas do mundo, sem tempo para Deus; por isto respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento - Mateus 22.37

As inquietações impedem a entrada no Reino de Deus: Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no Reino Eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo - 2ª Pedro 1.10-11.

O Reino de Deus tem uma estrutura governamental hierárquica muito bem definida, é um Reino de ordem e ali não permanecem intrusos: Se, porém, Eu (Jesus) expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós... Quem não é por Mim é contra Mim; e quem Comigo não ajunta espalha - Mateus 12.28-30.

02. Crendo na Justiça de Deus

Justiça é a prática e o exercício do que é justo, reto e de direito; é uma qualidade moral que leva a agir corretamente, conforme as Leis e os Mandamentos de Deus.

O que tem sido motivo de inquietação na tua vida?

Se você deseja superar as inquietações, então, creia na Justiça de Deus, não queira fazer a tua miserável justiça; Busque em primeiro lugar Justiça de Deus.

Justiça é um atributo de Deus, é a sua natureza pura e imparcial no modo de tratar com as pessoas e com o universo. Se algo é motivo de inquietação, creia na Justiça de Deus e entregue todas as tuas preocupações nas mãos DAQUELE que faz a Perfeita Justiça.

Crer na Justiça de Deus significa viver na paz de Jesus: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize - João 14.27.

Quem crê na Justiça de Deus vive na Alegria do Espírito Santo (Romanos 14.17; Salmo 30.11-12; Pv 21.15), mas a alegria dos injustos dura pouco: Porventura, não sabes tu que desde todos os tempos, desde que o homem foi posto sobre a terra, o júbilo dos perversos é breve, e a alegria dos ímpios, momentânea? - Jó 20.4-5.

Quem crê na Justiça de Deus, também crê no Juízo de Deus: Mas eu (Jesus) vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo - João 16.7-8.

03. Crendo que Deus é Poderoso para acrescentar bênçãos

Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu Reino e a Sua Justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas: Emprego, alimentos, vestes, condução, moradia, segurança, em fim, se você colocar o Reino de Deus em primeiro lugar, estará sendo suprido com satisfação espiritual, emocional, intelectual e material.

Irmãos tudo será acrescentado, se agirmos como cidadãos do Reino de Deus, fracassaremos se buscarmos outras coisas em primeiro lugar.

Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus - Lucas 12.15-21 (Mateus 6.19-24).

Não fique inquieto com as coisas futuras, busque o Reino de Deus em primeiro lugar, Deus proverá solução para todas as tuas necessidades (Genesis 22.8), pois, Ele tem cuidado de ti (1ª Pedro 5.6-7).

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós.

Conclusão

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (44,4 centímetros) ao curso da sua vida?

Como superar as inquietações?

Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Quantas lutas você enfrenta num só dia, quantas inquietações sobrevêm num só dia?

Então, não será estupidez ficar "esquentando a cabeça", tentando resolver situações futuras e que pertencem a Deus?

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

O Reino de Deus tem sido de fato, a tua maior busca diária?

Pr. Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 30.05.2010 - noite.