FÉ OPERANTE - Hebreus 11.32-38

Pr. Paulino Cordeiro | 16-09-2010 10:34:15

Fé Operante manifesta-se através da vida de pessoas que permanecem firmes nas promessas de Deus e sustentadas na pessoa de Jesus Cristo (João 15.1-7).

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  4.90M)

Fé operante é coisa simples, basta colocarmos em prática tudo o que temos aprendido na Palavra de Deus: O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco - Filipenses 4.9.

Eis o soberbo! Sua alma não é reta nele; mas o justo viverá pela sua fé - Habacuque 2.4.                 

01. É viver na certeza de que nada é impossível ao que crê

Se tivermos fé como um grão de mostarda, os problemas diários serão facilmente resolvidos: Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível - Mateus 17.20.

Como possuir fé, pequenina como um grão de mostarda, que remova monte? ...a fé vem pela pregação, e a pregação, pela Palavra de Cristo - Romanos 10.17.

Sem ler a Bíblia e obedecer ao que Deus manda; sem comunhão com a Igreja através dos cultos e dos Grupos de Estudo em Família; sem vida devocional Você jamais terá fé verdadeira.

Jesus afirmou ao pai do menino endemoninhado que poderia libertá-lo se tivesse fé: Perguntou Jesus ao pai do menino: Há quanto tempo isto lhe sucede? Desde a infância, respondeu; e muitas vezes o tem lançado no fogo e na água, para o matar; mas, se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos. Ao que lhe respondeu Jesus: Se podes! Tudo é possível ao que crê. E imediatamente o pai do menino exclamou com lágrimas: Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé! Vendo Jesus que a multidão concorria, repreendeu o espírito imundo, dizendo-lhe: Espírito mudo e surdo, eu te ordeno: Sai deste jovem e nunca mais tornes a ele. E ele, clamando e agitando-o muito, saiu, deixando-o como se estivesse morto, a ponto de muitos dizerem: Morreu. Mas Jesus, tomando-o pela mão, o ergueu, e ele se levantou - Marcos 9.21-27.

02. É viver obediente a Palavra de Deus

O espelho oferece uma imagem transitória, apenas um reflexo, mas, se formos operosos praticantes da Palavra, seremos felizes como Jesus, filhos de Deus: Porque, se alguém é ouvinte da palavra e não praticante, assemelha-se ao homem que contempla, num espelho, o seu rosto natural; pois a si mesmo se contempla, e se retira, e para logo se esquece de como era a sua aparência.  Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar - Tiago 1.23-25.

Ninguém pode afirmar que é obediente a Deus sem tomar conhecimento da sua Palavra (Bíblia) e sem nela perseverar, pois, o Reino de Deus é tomado por perseverança na fé: Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele - Mateus 11.12.

03. É um estável ato de amor

Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas - Mateus 22.37-40.

Não confunda amor com paixão ou admiração, pois, estes são egoístas ao passo que o amor é altruísta.

04. É a arma da vitória

Rompemos em fé quando entregamos o problema nas mãos do doador da fé, em plena certeza de que com Ele tudo é possível.

Davi disse: Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas - Salmo 18.29.

Será que estamos vivendo a fé operante, que conduz a vitória?

E que mais direi? Certamente, me faltará o tempo necessário para referir o que há a respeito de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas, os quais, por meio da fé, subjugaram reinos, praticaram a justiça, obtiveram promessas, fecharam a boca de leões, extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros. Mulheres receberam, pela ressurreição, os seus mortos. Alguns foram torturados, não aceitando seu resgate, para obterem superior ressurreição - Hebreus 11.33-35.

Conclusão

Você sabe por que Jesus compara a Fé Operante a uma pequenina semente de mostarda? Vou te explicar: esta minúscula semente é enterrada sob uma porção de terra, milhares de vezes mais pesada que ela, ali fica gerando energia para primeiro romper a sua casca, depois remover aquela montanha de terra até encontrar a luz do dia e crescer. Tudo isto acontece porque ela é predestinada para ser um pé de mostarda.

Assim acontece com o ser humano, cada pessoa tem uma casca cultural cheia de fortalezas, mentiras e enganos que devem ser rompidos; depois tem a montanha do mundo das trevas que deve ser rompido, somente aí é que alcançaremos a Luz de Jesus e andaremos por fé (João 8.12), pois, somos predestinados a condição de filhos de Deus.   

Quando você entender que esta medida de fé, que está dentro de você, alimentada pela Palavra, em obediência, é solução para os teus problemas diários, aí você verá os problemas sendo rompidos e o teu caminho aplainado.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé - I João 5.4.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 12.09.2010 - noite.