QUERO TRAZER À MEMÓRIA - Lamentações 3.19-26

Pr. Paulino Cordeiro | 22-11-2010 14:31:28

Há momentos esmagadores em que pensamos voltar atrás, pensamos que o sofrimento não vai ter fim, mas, como o Profeta Jeremias devemos trazer à memória o que nos pode dar esperança.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de  3.39mb)

A memória do Profeta fervilhava com as lembranças do seu povo e da sua terra destruídos e escravizados pelo inimigo, estava quase perdendo a motivação da fé, entretanto decide abandonar as derrotas do passado e firmar-se no SENHOR.

Lembra-Te da minha aflição e do meu pranto, do absinto (losna) e do veneno. Minha alma, continuamente, os recorda e se abate dentro de mim. Quero trazer à memória o que me pode dar esperança - Lamentações 3.19-21.

A conclusão de Jeremias foi essa: Pensando bem, quero trazer à memória valores superiores que me arrancarão dessa choradeira!

01. As Misericórdias do SENHOR - v. 22-23a

As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã.

Jeremias, inspirado pelo Espírito Santo, começou a entender a grandeza da misericórdia de Deus: O Senhor não rejeitará para sempre; pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão segundo a grandeza das suas misericórdias; porque não aflige, nem entristece de bom grado os filhos dos homens - Lamentações 3.31-33.

Pare de olhar para o que te aflige e olhe para o Bondoso e Misericordioso SENHOR.          

Chegou o momento de buscar as misericórdias do SENHOR. Desperta, levanta-te e saia da autocomiseração!   

Rendei graças ao SENHOR, porque ELE é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Rendei graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre... - Salmo 136.

02. A Fidelidade do SENHOR - v. 23b-25

Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei NELE. Bom é o SENHOR para os que esperam por ELE, para a alma que O busca.

Jeremias foi um homem temente e fiel a Deus, em tudo era obediente, por isto conseguiu trazer a sua memória a fidelidade do SENHOR, na certeza de que a Grande Luz brilharia, por mais densas que fossem as trevas.

Tudo parecia perdido, mas ele começou a refletir sobre a fidelidade de Deus e, com certeza, relembrou toda a fidelidade de Deus para com o Seu Povo através dos tempos.

Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há NELE injustiça; é justo e reto -  Deuteronômio 32:4 (Êxodo 34.4-9).

Deus é Fiel e Justo!

É a hora de parar com a lamentação, com a murmuração, enxergar as infidelidades e trazer a memória a Fidelidade do SENHOR.

É próprio da humanidade querer ignorar os Mandamentos de Deus, sendo infiel, entretanto anseia pela Fidelidade do SENHOR.

Mude a história da tua vida e da tua descendência, sendo fiel ao SENHOR dos senhores e DEUS dos deuses, ELE te capacita pelo Espírito (Gálatas 5.22-23).

03. A Salvação do SENHOR - v. 26

Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.

Podemos definir Salvação, no sentido Bíblico, como livramento e libertação que alcança os Filhos e Filhas de Deus nas dimensões físicas, intelectuais e espirituais (corpo, alma e espírito 1ª Ts 5.23).

A Salvação vem do SENHOR Deus, quem executa justiça é o SENHOR Deus, feliz quem aguarda nesse Poder de Deus: Se alguém leva para cativeiro, para cativeiro vai. Se alguém matar a espada, necessário é que seja morto à espada. Aqui está a perseverança e a fidelidade dos santos - Apocalipse 13.10.

Quero trazer a memória que o meu papel é obedecer e que a Salvação vem do SENHOR.

Quero trazer a memória que bom é aguardar o Livramento do SENHOR e isto em silencio, pois, ELE guerreia pelos seus filhos e filhas.

Conclusão

O que você tem trazido à sua memória, derrotismo, complexo de inferioridade, fracassos, pecados, rebeldias, ansiedades, autocomiseração...?

Jeremias mudou de atitude, nós também podemos mudar.

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.

Quero trazer à memória as Misericórdias do SENHOR!

Quero trazer à memória a Fidelidade do SENHOR!

Quero trazer à memória a Salvação do SENHOR!

Porque o amor de Deus é tão grande por mim e por você, que enviou o seu único Filho Jesus para morrer na cruz em nosso lugar, para que NELE crendo tenhamos vida abundante aqui na terra e a vida eterna no Céu.

Faça como Jeremias, mude a sua atitude mental (Romanos 12.2).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 21.11.2010 - noite.