UM REI DIFERENTE – João 12.9-19

| 13-12-2010 17:42:27

A palavra Hosana pode ser interpretada como um clamor de socorro ao Rei: Salva-nos! Ajuda-nos!

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  5.81mb).

Aquele povo estava correto quanto à majestade de Jesus, conforme as profecias, porém, sem entendimento quanto à amplitude do Reino de Deus. Eles eram egoístas e queriam um Salvador só pra si, sendo que Deus enviou seu Filho para ser Salvador e Rei do universo.

Nunca lhes passou pela cabeça que tinham a sua frente um Rei diferente, com poderes sobrenaturais, único, eterno e inigualável em majestade.

01.   Hosana a Um Rei Diferente

Jesus veio para ser coroado Rei, mas, não pelos homens para governar apenas Israel; Ele deveria primeiro cumprir a sua missão de Salvador dos pecadores arrependidos e depois ser coroado pelo Pai Celestial para governar todo o universo (Mateus 28.18).

No dia seguinte, a numerosa multidão que viera à festa (festa dos Tabernáculos), tendo ouvido que Jesus estava de caminho para Jerusalém, tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, clamando: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor e que é Rei de Israel! E Jesus, tendo conseguido um jumentinho, montou-o, segundo está escrito: Não temas, filha de Sião, eis que o teu Rei aí vem, montado em um filho de jumenta (Zacarias 9.9) - João 12.12-15.

As pessoas, através dos tempos, têm fracassado na escolha de seus reis e governantes, ali estavam repetindo o mesmo erro ao proclamarem Jesus Rei de Israel, sendo que Deus Pai já havia predeterminado que o Trono de Jesus estava a sua direita no Céu e não na terra.

Assim tem agido a humanidade, sempre querendo interferir na soberania de Deus Pai. É hora de conhecermos melhor a Palavra de Deus (A Bíblia), refletirmos sobre esse assunto e desejarmos o completo governo de Deus para sermos bem sucedidos. Aquele povo se dizia de Deus, mas, não queria o governo de Deus.

Jesus é um Rei Salvador, que não veio para buscar honras, mas para servir e salvar (Mateus 20.28, Marcos 10.45).

Nas veias de Jesus já corria o Sangue Real, pois era da descendência de Davi, mas, antes de ser entronizado à direita do Pai, Ele tinha que cumprir a missão de Servo Obediente.

Jesus recusou ser rei de Israel e tornou-se Rei do Universo para toda a Eternidade.

02.   Homenagem sem Compreensão

Conviviam com Jesus, ouviam seus ensinamentos, mas não compreendiam aquelas verdades; pensavam que era o tempo da glória de Israel aclamando a Jesus como Rei, mas a Grande Glória ainda estava para ser revelada.

Na verdade, ao crucificar a Jesus, estava sendo decretada a destruição do Israel geográfico para nascer a Verdadeira Nação de Israel, formada por todos os redimidos pelo Sangue de Jesus. Hoje, a Igreja do Senhor Jesus é o verdadeiro Israel de Deus, Nação Santa (1ª Pedro 2.9).

Seus discípulos a princípio não compreenderam isto; quando, porém, Jesus foi glorificado, então, eles se lembraram de que estas coisas estavam escritas a respeito dele e também de que isso LHE fizeram - João 12.16.

Aquela homenagem sem entendimento valeu para os discípulos como experiência e como sinal para prestar mais atenção as Escrituras Sagradas (Mateus 22.29).

03.   Testemunho sem Conversão

E, entrando ele em Jerusalém, toda a cidade se alvoroçou, e perguntavam: Quem é este? - Mateus 21.10.

As multidões estavam alvoroçadas: Dava, pois, testemunho disto a multidão que estivera com ele, quando chamara a Lázaro do túmulo e o levantara dentre os mortos. Por causa disso, também, a multidão lhe saiu ao encontro, pois ouviu que Ele fizera este sinal. De sorte que os fariseus disseram entre si: Vede que nada aproveitais! Eis aí vai o mundo após Ele - João 12.17-19.

As multidões buscam fenômenos sobrenaturais de Jesus, mas, poucos se convertem; as pessoas alvoroçadas dão testemunho dos milagres de Deus e desejam receber os milagres de Deus, entretanto negam obedecer aos seus Mandamentos.

E as multidões clamavam: Este é o profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia! - Mateus 21.11. Até os fariseus, inimigos de Jesus, profetizaram ser Ele o Salvador do mundo dizendo: Eis aí vai o mundo após Ele!

As pessoas gritam Hosana a Jesus (salva-nos), mas rejeitam a Salvação oferecida gratuitamente (Romanos 3.23; 6.23).

Conclusão

Jesus veio para Salvar o pecador arrependido, para ser nosso Salvador. A Salvação de Deus, por meio de Jesus, é para quem quer obedecer.

A salvação é mais importante do que a homenagem; você deve gritar Hosana ao Rei, porém, com sinceridade e desejando obedecer a todos os Seus Mandamentos.

Jesus rejeitou a glória oferecida pelas multidões e recebeu a Glória Eterna a direita do Pai. Recuse a glória terrena e transitória, siga o exemplo de Jesus, obedeça a Deus através da Bíblia e seja eternamente feliz.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 12.12.2010 - noite.