PRINCÍPIOS DE AUTORIDADE - Lucas 7.1-10

Pr. Paulino Cordeiro | 07-01-2011 10:24:21

Muitas vezes nos achamos muito bons, que é uma honra para as pessoas por nos conhecerem, entretanto negamos honra as nossas autoridades.

(Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  tamanho de  6.47mb).

Quando contamos os nossos testemunhos e bênçãos deixamos algumas "coisinhas" fora que não convém relatar. Envaidecemo-nos quando ficamos cercados de pessoas que necessitam de nossos préstimos.

Gostamos de ficar em evidência fazendo valer diplomas, condições financeiras, patrimônio, etc. Se alguma coisa parecida acontece conosco, temos muito a aprender com o Centurião nos seus relacionamentos interpessoais.

01. Quem vive nos princípios de autoridade é zeloso

Tendo Jesus concluído todas as suas palavras dirigidas ao povo, entrou em Cafarnaum. E o servo de um centurião, a quem este muito estimava, estava doente, quase à morte. Tendo ouvido falar a respeito de Jesus, enviou-lhe alguns anciãos dos judeus, pedindo-lhe que viesse curar o seu servo - v. 1-3.

O Centurião que comandava 100 soldados (centúria) do Império Romano, como autoridade era zeloso, tinha estima até pelo escravo. Quem conhece princípios de autoridade trata com estima a todos até aos animais (Provérbio 12.10), mas o coração do perverso é cruel.

O Centurião que era uma autoridade militar, diante da doença não hesitou em chamar quem era autoridade no assunto (Lucas 5.31).

Você tem buscado submeter-se a autoridade de Jesus?    

02. Quem vive nos princípios de autoridade é digno

Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto; porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga - v. 4-5.

O Centurião usou da sua autoridade, mesmo sendo do Império Romano, enviou amigos Judeus até Jesus para intercederem por ele, os quais disseram: Ele é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga.

03. Quem vive nos princípios de autoridade reconhece quem é superior

Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz - v. 6-8.

Jesus aceita a intercessão dos amigos do Centurião: Então, Jesus foi com eles.

O Centurião não duvidou da autoridade de Jesus para curar: Eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado.

O Centurião declarou total submissão e desejo profundo de receber o poder da autoridade de Jesus: Por isso, eu mesmo não me julguei digno de ir ter contigo; porém manda com uma palavra, e o meu rapaz será curado. Porque também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens, e digo a este: vai, e ele vai; e a outro: vem, e ele vem; e ao meu servo: faze isto, e ele o faz.

Este homem tinha um conceito poderoso de autoridade. Que amor a Jesus, que amor ao próximo, honrando-os tanto como subalternos ou autoridades.

04. Quem vive nos princípios de autoridade é honrado por Jesus

Ouvidas estas palavras, admirou-se Jesus dele e, voltando-se para o povo que o acompanhava, disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta. E, voltando para casa os que foram enviados, encontraram curado o servo - v.9-10.

Tendo Jesus notado que o Centurião era guiado por um perfeito principio de autoridade admirou-se e disse: Afirmo-vos que nem mesmo em Israel achei fé como esta.

Quando você obedece por fé, o maior milagre já aconteceu. Note a satisfação de Jesus: Nem mesmo em Israel achei fé como esta.

O grande milagre não foi à cura do servo doente, foi à submissão e obediência à autoridade de Jesus. A cura do servo foi conseqüência deste modo de viver.

Podem notar que o centurião tinha um estilo de vida que agradava ao coração do povo de Deus e do próprio Deus.

Quando andamos em obediência às Palavras de Jesus o milagre já está pronto, basta pedir!

Conclusão

Os princípios de autoridade no Reino de Deus são muito claros: Deus Pai enviou o seu Filho Jesus, na plenitude do tempo (Gálatas 4.4-5) que foi obediente até a morte na cruz (Filipenses 2.8), subiu ao Céu e enviou o Espírito Santo de Deus (Atos 1.8-9). O Pastor da Igreja local é um ungido de Deus com autoridade sobre as ovelhas (Hebreus 13.17) e a Igreja (ovelhas) deve andar dignamente (Romanos Capítulo 13).

O centurião tinha um perfeito entendimento e pratica de autoridade por isso foi chamado digno: Estes, chegando-se a Jesus, com instância lhe suplicaram, dizendo: Ele é digno de que lhe faças isto porque é amigo do nosso povo, e ele mesmo nos edificou a sinagoga - v. 4-5.

Como tem sido a nossa atitude em relação àqueles que dependem de nós?

Como temos nos comportado diante das nossas autoridades?

Os irmãos viram que é uma questão de plantar corretamente, ou seja, vivermos os princípios de autoridade estabelecidos pelo Reino de Deus para colhermos os milagres.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 02.01.2011 - noite.