COMO EVITAR UM NAUFRAGIO NA FÉ - 1ª Timóteo 1.18-19

Pr. Paulino Cordeiro | 07-02-2011 21:29:33

Os soldados devem combater os inimigos de maneira correta, os marinheiros tomam uma serie de cuidados para que na hora de enfrentar tempestades não morram afogados, de modo semelhante devem agir os Crentes para não perderem o combate ou virem a naufragar na fé.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -(tamanho de  3.94mb).

01.  Cumprir o dever segundo a Palavra de Deus - v. 18a

Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto - v. 18a.

Com a frase "Este é o dever de que te encarrego" é formalizada uma ordem apostólica, fundamentada na Palavra profética e na forma de mandamento Bíblico. Paulo está ensinando a Timóteo e a Igreja local a importância de cumprir o dever segundo a Palavra, assim como ele cumpria (1ª Timóteo 1.11-12).

Com a afirmativa "segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto", Paulo está se referindo ao seu próprio nome, pois, Timóteo significa "honra a Deus" e pela forma que vinha sendo comissionado para o ministério profético da Lei e da Graça de Deus, mediante a Palavra profética (Ezequiel 3.17).

Muitas profecias estão registradas na Bíblia a respeito da nossa Salvação, ainda muito antes de existirmos; então resta-nos cumprir o dever segundo a Palavra de Deus.

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu NELE antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ELE; e em amor nos predestinou para ELE, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade - Efésios 1.3-5.

Jesus disse que "Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus" (Lucas 9.62); então o Crente Timóteo está sendo exortado a cumprir o dever segundo a Palavra que muito bem conhecia.   

 02.  Combater o mal firmado na Palavra - v. 18b

Combate, firmado nelas, o bom combate.

Timóteo havia recebido instrução na Palavra do Velho Testamento, ou seja, segundo a Lei e os Profetas, através de sua mãe Eunice e de sua avó Lóide desde a infância (2ª Timóteo 1.5; 3.15). Então Timóteo entendia muito bem a exortação de Paulo quanto a combater o bom combate firmado na Palavra, não só, mas juntamente com a Igreja que pastoreava (1ª Timóteo 1.3).

A ordem é "Combate, firmado nelas, o bom combate", ou seja, assuma a postura de um soldado em guerra, combatendo o inimigo firmado na Palavra para vencê-lo.

Poderá combater o bom combate somente quem estiver sempre firmado no poder de Deus e a sua Palavra: Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou - 2ª Timóteo 2.4 (Efésios 6.10-13).

Paulo não ensinava apenas teoria; antes, combatia o Reino de Deus e os seus Crentes, agora, combatia com os Crentes os inimigos de Deus na certeza da vitória: Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda - 2ª Timóteo 4.7-8 (Romanos 8.37 {8.35-39}).

Você tem combatido o mal firmado na Palavra?  

Antes, ELE dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós - Tiago 4.6-7 {4.4-10}.

Infelizmente multidões de "crentes" estão resistindo a Deus e sujeitando-se ao diabo; por essa razão são derrotados, fracassados e não recebem os favores de Deus.

03.  Manter fé, boa consciência e coração puro - v. 5 e 19

Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia. Mantendo fé e boa consciência, porquanto alguns, tendo rejeitado a boa consciência, vieram a naufragar na fé.

Coração puro, consciência boa e fé, formam a trindade do bom caráter Cristão que transforma o modo de pensar e agir. Tudo está ligado à inteligência humana, portanto o soldado de Cristo, para combater o bom combate, deve alimentar a fé através de uma boa consciência, ou seja, a sua mente/alma deverá estar encharcada da Palavra de Deus. Assim a sua mente estará cativa a Cristo (2ª Coríntios 10.4-5), tudo o que realizar será sob o comando de Jesus Cristo, no poder do Espírito Santo e para a glória de Deus Pai.

O combatente vencedor é quem mantém a fé, a boa consciência e o coração puro, mas, como manter-se nessas condições?  

Só temos um caminho, fazer TUDO como a Palavra de Jesus manda, sem os malditos "jeitinhos": Vós sois meus amigos, se fazeis o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. Não fostes vós que me escolhestes a Mim; pelo contrário, Eu vos escolhi a vós outros e vos designei para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo conceda - João 15.14-16.

Conclusão

Como evitar um naufrágio na fé?

O naufrágio náutico é coisa apavorante aos marinheiros; será que tenho ouvido aos apelos da Palavra de Deus sobre os riscos de um naufrágio na fé?

Muito bem, você acabou de receber uma poderosa porção da Palavra de Deus que norteia para não morrer no mar das trevas espirituais.

Não se esqueça de estar cumprindo todos os teus deveres segundo a Palavra de Deus; de combater o os poderes das trevas/o mal firmado na Palavra e de manter a fé, boa consciência e coração puro.

Se você obedecer integralmente à Palavra de Deus, jamais naufragará na fé: Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ELE satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ELE fará - Salmo 37.3-5.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 06.02.2011 - noite.