SINAIS DO JUÍZO FINAL – Lucas 21.5-36

| 20-04-2011 11:22:38

Os sinais do fim já começaram há muito tempo, aproximadamente desde o ano 70 d.C.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  (tamanho de 5.91mb).

Temos visto sinais que já aconteceram, sabemos de outros que estão acontecendo e de muitos outros que ainda estão para acontecer antes do Juízo Final.

01. O início das dores - Lucas 21.5-24.

Deus já tem mostrado muitos sinais visíveis aos que crêem na Bíblia, A Palavra de Deus, porém os incrédulos não percebem.

- V. 5-6: Jesus profetiza a destruição do Templo de Jerusalém. Esta destruição já havia sido amplamente anunciada, mas, como sempre, o povo não acreditava. Deus havia anunciado: Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (Ezequiel 36.27). Ele estava para inaugurar uma Nova Aliança, não habitaria mais no Templo de Jerusalém, mas num Templo indestrutível, o coração do homem.

- V.7: Mestre, quando sucederá isto? E que sinal haverá de quando estas coisas estiverem para se cumprir? (um sinal é um fenômeno sobrenatural que supera as leis da natureza e da ciência).

"Estas coisas" significa que a questão não é só a destruição do Templo, mas viários assuntos sobre a 2ª vinda de Jesus. A conversa que originou essa pergunta se inicia no Capítulo 20.

- V.8-9: primeiros acontecimentos: Enganação, falsos mestres, guerras e revoluções, mas, não se assustem o fim não será logo.

- V.10-11: Acontecimentos seguintes: nação x nação; reino x reino; terremotos; epidemias e fome; coisas espantosas e grandes sinais do céu.

  •  V.12-23: Antes, porém, de todas estas coisas:

Então, antes dos acontecimentos relatados nos versículos 8-11 haverá outros eventos:

- V.12-13: Perseguição dos Crentes por causa do nome de Jesus.

- V.14-19: Promessas de capacitação e livramento, mas é na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma (v.19)

- V.20-24a: Destruição de Jerusalém (profecia de Jesus v.5-6)

- V.24b: Até quando Jerusalém será pisada?

Até que os tempos dos gentios se completem. Os tempos dos gentios (estrangeiros de Israel, incrédulos) começou com a destruição de Jerusalém (70 d.C.) e irá até a Segunda Vinda do SENHOR Jesus. São tempos de enganos e descrenças até de alguns "crentes": Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios - 1ª Timóteo 4.1. 

Os tempos dos gentios são tempos em que por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo - Mateus 24.12.

Os tempos dos gentios são tempos de desespero do maligno, "porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos" - Mateus 24.24.

Acima de tudo, os tempos dos gentios são tempos em que só Jesus é a solução: EU vim como LUZ para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em MIM não permaneça nas trevas - João 12.46.

02. Quando Jesus virá, como saber? - V.25-28

Devemos olhar seriamente para as Palavras de Jesus, e confirmadas pelos seus apóstolos (2ª Pedro 3.8-14).

- V.25-26: Sinais nos astros e na terra:

Assim como Deus enviou uma estrela sinalizando a primeira vinda de Jesus, também enviará sinais nos astros marcando a Sua segunda vinda (Mateus 24.29-30).

Na terra haverá angústia, perplexidade, pessoas desmaiarão de terror.  Não espere o dia do Juízo Final, arrependa-se agora!

- V.27: então se verá o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória (Mateus 24.30-31).

- V.28: Ora, ao começarem estas coisas a suceder (sinais nos céus, na terra, Jesus vindo numa nuvem)...  Erguei a cabeça. Exultai!

03. Você ainda tem alguma dúvida? - 29-38.

Jesus sonda os corações, com certeza percebeu duvidas e passou a explicar-lhes:

- V.29-31: Vede a figueira e todas as árvores... Assim também, quando virdes acontecerem estas coisas, sabei que está próximo o Reino de Deus.

Assim como Jesus veio há dois mil anos e se manifestou publicamente, conforme as profecias, também voltará publicamente e com sinais para que todos possam vê-LO.

- V.32: "Esta geração", tal como em Mateus 28.20 ‘fim do século", como em 1ª João 2.18 "última hora", aponta para um período de tempo que começou na Sua 1ª vinda de Jesus e terminará na sua 2ª vinda.

- V.33: Todo o universo material será destruído, mas, a Palavra de Deus e seu compromisso são eternos.

CONCLUSÃO

E Jesus conclui passando algumas recomendações (v.34-36): Acautelai-vos (cuidado) com aquilo que ocupa os teus pensamentos, tudo tem suas conseqüências. Se alguém estiver sobrecarregado com as coisas do mundo; orgias, mentiras, dando prioridade às coisas carnais e materiais, a vinda de Jesus será como um laço ou armadilha.

Lembre-se sempre de que o Juízo Final virá sobre todos os que vivem ou viveram (Apocalipse 20.13) sobre a face de toda a terra, ninguém estará livre de prestar contas a Jesus.

Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem.

Vigiai!

Só poderá vigiar quem não estiver sobrecarregado com os pecados e as coisas do mundo (1ª Pedro 5.8).

A arma de defesa que os santos têm é a oração constante. A oração é o escape na hora difícil, nos mantém em pé até que estejamos na presença de Jesus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 17.04.2011 - noite.