JUSTIÇA, PAZ E ALEGRIA - Romanos 14.17 (13-23 contexto)

Pr. Paulino Cordeiro | 08-05-2011 23:03:56

Toda humanidade tem sede de justiça, paz e alegria, pois, são valores espirituais, éticos e morais que conduzem a sociedade humana em harmonia.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 -  (tamanho de 2.23mb).

O Reino de Deus é o sistema espiritual que coloca o ser humano no verdadeiro "ponto de equilíbrio", porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.

Quem entrará no Reino de Deus?

O que vive com integridade, e pratica a justiça, e, de coração, fala a verdade. Porque o SENHOR é justo, ele ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face (Salmos 15.2 e 11.7). 

01.O Reino de Deus é Justiça

Justiça (dikaiosune) é a prática e o exercício do que é direito no rigor da Lei, sem parcialidades. Num sentido restrito, justiça é a pratica da fidelidade de Deus retribuindo a cada um segundo as suas obras (Apocalipse 20.12-13). É a doutrina que trata do modo pelo qual uma pessoa pode alcançar um estado aprovado por Deus (2ª Timóteo 2.15).

Jesus, no sermão da montanha, ordenou "buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas as demais coisas para uma vida digna serão acrescentadas (Mateus 6.33).

Você já ganhou o direito de cidadania no Reino de Deus, através de Jesus, agora você precisa apenas aceitar as condições soberanas deste Reino (Romanos 10.9).

Quem não temerá e não glorificará o TEU nome, ó Senhor? Pois só TU és santo; por isso, todas as nações virão e adorarão diante de TI, porque os TEUS atos de justiça se fizeram manifestos - Apocalipse 15.4.

A justiça de Deus é instrução e revestimento (Salmo 25.9; Efésios 6.14); é amparo aos santos (Salmo 37.28; Romanos 3.21-26); deve estar avivada na alma (Salmo 71.16; Mateus 5.6); nossa esperança de Justiça está em Jesus (Jeremias 23.5 e 2ª Coríntios 5.21).

Deus é fiel e justo, ELE ama a justiça e o direito; a terra está cheia da bondade do SENHOR (Salmo 33.5).

Você tem buscado o Reino e a Justiça de Deus?

02.O Reino de Deus é Paz

Para cumprimentar aos irmãos com a paz é usada a palavra "shalom" (paz = tudo de bom), mas aqui é usada a palavra "eirene" por referir-se a paz de um Reino e seu sistema de governo.

A segurança que o Reino oferece é causa da prosperidade e da felicidade do seu povo, pois, paz e harmonia mantêm as pessoas seguras e prósperas. O Messias (Cristo) é o transmissor desta paz a cada indivíduo que O aceita como Salvador(João 14.27).

O Reino de Deus goza de um estado de tranqüilidade e de paz,  de  harmonia entre os indivíduos e seu Governante.

O profeta Isaías anunciou a vinda do Príncipe da Paz: Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz - Isaías 9.6.

Só temos um caminho que leva ao Reino da paz: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim - João 14.6.

A Paz do Reino de Deus é o estado de satisfação da pessoa que tem certeza da sua salvação através de Cristo e por esta razão de nada tem medo, vivendo contente, qualquer que seja a classe cultural ou financeira.

Veja o que o apóstolo Paulo disse: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus - Romanos 5.1 e Filipenses 4.7.

Agora veja a motivação de Jesus: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em MIM (Ele é o príncipe da Paz). No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; EU venci o mundo - João 16.33.

Você tem buscado o Reino de Deus e a sua Paz?

03.O Reino de Deus é Alegria no Espírito Santo

O Reino de Deus é alegria, pois, ali reina a satisfação da Igreja com Deus e de Deus com a Igreja; temos prazer no Reino de Deus e Deus tem prazer na Igreja.

Esta satisfação e prazer mútuos são gerados pela liberdade que Espírito Santo nos concede junto a Deus Pai: Ora, o Senhor é o Espírito; e, onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade - 1ª coríntios 3.17.

Os Crentes são a habitação de Deus, por esta razão tem alegria e liberdade no Espírito: Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação. Vós, com alegria, tirareis água das fontes da salvação. Isaías 12.2-3.

Se confiarmos em Deus, com alegria tiraremos água das fontes da Salvação e não das fontes de perdição; andaremos com alegria no Espírito e em paz seremos guiados por Deus (Isaías 55.12); em vez de tristeza e depressão teremos a unção da alegria (Isaías 61.3).

Descubra a verdadeira alegria permitindo que o Espírito Santo de Deus habite no teu coração e frutifique: Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade - Gálatas 5.22.

Não tem como alguém dizer ser Crente e viver sempre gemendo, carrancudo, explodindo...

Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos! - Filipenses 4.4.

Conclusão

Justiça, e paz, e alegria, três palavras que revelam o caráter da obra de Deus no governo da sua Igreja.

Tenha cuidado, Jesus voltará para concluir esta obra: Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras - Apocalipse 22.11.12.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 08.05.2011 - noite.