ONDE ESTÁ A TUA CONFIANÇA? - Salmo 56

| 20-04-2012 15:43:28

A maioria das pessoas possuem uma confiança e fé desordenada, confiam em tudo, achando que o mais importante é crer.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.3mb).

Assim, enganadas essas pessoas praticam coisas abomináveis aos olhos de Deus. A causa de tudo isso está no fato de não conhecerem as Escrituras nem o Poder de Deus (Mateus 22.29). A fé só tem valor quando depositada no Deus Vivo, e somente NELE, que tem todo o poder (Mateus 28.18). Onde está a tua fé e confiança?

Davi poderia ter depositado sua fé e confiança em muitas outras coisas, mas, escolheu confiar somente no SENHOR.

Confie somente em Deus Pai, Rei dos reis e SENHOR dos senhores, que nos dá livre acesso, por meio do Seu filho Jesus!       

01.   Você escolhe em quem confiar

Deus poderia ter criado o ser humano programado somente para Lhe agradar, como é toda a natureza irracional, imutável no seu comportamento através dos séculos, mas preferiu Deus dar-lhe inteligência para que escolhesse ser Seu amigo ou Seu inimigo.

Salmo 56.4c: Que me pode fazer um mortal? Um mortal somente poderá ser amigo ou inimigo, mas a misericórdia e o livramento vêm do SENHOR.

Infelizmente, o ser humano tem memória curta, esquecendo-se do Deus Todo-Poderoso e preferindo, muitas vezes, confiar nos recursos humanos, que é o caminho do fracasso, pois assim declara Deus: Jeremias 17.5 - Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!

Davi escolheu depositar sua confiança somente No Deus Todo-Poderoso, e você? - v.4 Em Deus, cuja Palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei...

Assim diz o SENHOR: Jeremias 17.5-8... Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR... (Ver Salmo 40.4; Daniel 3.28).

Em quem você tem confiado? Na tua inteligência, cultura, emprego, economias, pessoas ou qualquer outra criatura?

2ª Coríntios 3.4-5 - E é POR INTERMÉDIO DE CRISTO que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus.

02.   Condições para confiar somente em Deus

A confiança é estabelecida através de atitudes concretas, não fica só na teoria, é manifestada através de fidelidade, também concreta.

Quem confia TEME a Deus: Provérbio 1.7 - O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. Salmo 33.18 - Eis que os olhos do SENHOR estão sobre os que O temem, sobre os que esperam na sua misericórdia.

Quem confia OBEDECE a Palavra de Deus: Em Deus, cuja Palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei - v.4a e 10.

03.   Alguns resultados por confiar somente em Deus

Estamos compartilhando apenas alguns resultados porque são incontáveis as bênçãos de Deus, quando somente NELE confiamos.

Libertação do medo: Salmo 56.3-4 - Em me vindo o temor (medo), hei de confiar (ter fé) em Ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei (de nada terei medo). Que me pode fazer um mortal? (ver Daniel 3.28 e 1ª João 4.18).

Salvação para a vida eterna: João 3.16 - Porque Deus amou ao mundo (mundo = o ser humano) de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê (confia, tem fé) não pereça, mas tenha a vida eterna.

Podemos agradar a Deus Pai: Hebreus 13.15 - Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, SACRIFÍCIO (vida na presença de Deus) DE LOUVOR (atos que agradam, exaltam), que é o fruto de lábios que confessam o Seu Nome.

Vitória = Sucesso: 1ª João 5.4 - Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 2ª Coríntios 2.14 - Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.       

Conclusão

Todos os heróis da fé mencionados nas Escrituras confiaram somente em Deus e só a Ele serviram e adoraram. Por isso foram eles mais do que vitoriosos e se tornaram exemplo para todos nós.

Jesus, o filho de Deus, confiou sempre: João 14.31...assim procedo para que o mundo saiba que eu amo o Pai e que faço como o Pai me ordenou...

E você, tem confiado somente em Deus?  Salmo 56.10-13 - Em Deus, cuja Palavra eu louvo, no SENHOR, cuja Palavra eu louvo, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem? Os votos que fiz, eu os manterei, ó Deus; render-te-ei ações de graças. Pois da morte me livraste a alma, sim, livraste da queda os meus pés, para que eu ande na presença de Deus, na luz da vida.

Você tem dado exemplo de fé e confiança em Deus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 21.10.2007 e 15.04.2012 - noite.