ORDENANDO OS PASSOS - Colossenses 2.6-10

Pr. Paulino Cordeiro | 06-07-2012 12:15:31

Você já viu uma pessoa tonta, andando? - É horrível, passos incertos e inseguros; tropeços e tombos; não sabe de onde veio e nem para onde vai. Não desperta um forte desejo de ajudá-la?

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.1mb).

A pior tonteira é a espiritual, só tem uma maneira de estarmos ordenando os nossos passos: receber a Jesus como SENHOR e Salvador e seguir aos Seus mandamentos: Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai NELE - Cl 2.6.

Atualmente, com tanta perdição, como poderia alguém estar salvo? Como pode uma pessoa obter a perfeição? Deus, através da sua Palavra, assegura que em Cristo somos salvos e aperfeiçoados.

01.     Como ordenar os passos?

A primeira atitude é receber a Cristo como SENHOR e Salvador (v.6), isto é, permitir que Jesus governe a minha vida (andar nEle). Se tenho um SENHOR, então sou servo e não posso esquecer de que o servo faz somente a vontade do seu SENHOR.

Estar radicado (enraizado) em Jesus (v.7) - João 15.5: Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam.

Estar edificado em Jesus (v.7) - Mateus 7.24-25: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha.

Estar confirmado na fé (v.7) - Hebreus 11.6: De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

Tal como foste instruído, cresça em ações de graças (v.7) - Fp 4.6: Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Saber que em Jesus habita toda a plenitude Divina - Cl 2.9: porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Ser aperfeiçoado em Jesus Cristo - Hebreus 13.20-21: Ora, o Deus da paz, que tornou a trazer dentre os mortos a Jesus, nosso Senhor, o grande Pastor das ovelhas, pelo sangue da eterna aliança, vos aperfeiçoe em todo o bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre. Amém!

Sujeitar-se à autoridade de Jesus, Ele reina sobre todos, pois, é o cabeça de todo principado e potestade (Cl 2.10b) - Mateus 28.18: Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.

02. Como evitar a tonteira espiritual?

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo - Cl 2.8.

O Espírito Santo, usando Paulo, lança um alerta geral: CUIDADO!

Cuidado! Vigie e ore sem cessar, o diabo está com armadilha pronta - 1ª Pedro 5.8: Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar.

Enredar: É o ato de aprisionar com uma rede. O maligno tem muitas redes armadas ao teu redor. Você está vendo estas armadilhas? CUIDADO!

Filosofia: É a busca da sabedoria, seguindo a razão humana. Deus deixou mandamentos e a verdadeira sabedoria vem pelo conhecimento e obediência da Sua Palavra. CUIDADO!   

Vãs sutilezas: Argumentos delicados (adocicados), visando embaraçar alguém. CUIDADO!   

Tradição dos homens: É um método rebelde e mentiroso, visando ocultar as verdades contidas na Bíblia e ditadas por Deus. CUIDADO!   

Conclusão

Se quisermos ter uma vida equilibrada, andar com passos firmes e vitoriosamente devemos fugir de toda a filosofia mundana que sutilmente lança redes para impedir o crescimento dos Crentes. Devemos evitar o domínio de todas as tradições do mundo, pois, a única e verdadeira tradição é a que procede de Deus, a Sua Palavra que é a Bíblia.

Quem quiser viver sem tonteiras espirituais seja obediente, tenha fé e siga a Cristo: Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me - Lucas 9.23.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 06.01.2008 e 01.07.2012 - noite.