RISCOS DE UMA FUGA – Jonas 1.1-15

| 13-09-2012 22:18:00

Ninguém foge sem uma razão, toda a fuga tem um motivo e um preço; o motivo sempre é a rebeldia e o preço poderá ser monetário, físico ou espiritual.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.4mb).

Só foge da verdade quem quer perverter a verdade e só foge de Deus quem conhece o poder de Deus.

Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR, para Társis; e, tendo descido a Jope, achou um navio que ia para Társis; pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR - Jonas 1.3.

A natureza humana é má, portanto a disposição do nosso coração, sem Deus, é má. Jonas dispôs o seu coração contra Deus e pagou para isto e por isto.

01. Riscos financeiros e materiais

Pagou para fugir da presença de Deus: pagou, pois, a sua passagem e embarcou nele, para ir com eles para Társis, para longe da presença do SENHOR - Jonas 1.3b.

Gastou naquilo que desagrada a Deus: investiu muito mal o seu dinheiro comprando uma passagem e viajando na contra mão de Deus.

O navio quase foi à bancarrota: Mas o SENHOR lançou sobre o mar um forte vento, e fez-se no mar uma grande tempestade, e o navio estava a ponto de se despedaçar - Jonas 1.4.

Os tripulantes tiveram que lançar a carga de mercadorias ao mar: Então, os marinheiros, cheios de medo, clamavam cada um ao seu deus e lançavam ao mar a carga que estava no navio, para o aliviarem do peso dela... Jonas 1.5.

02.  Riscos pessoais

Provocou a ira de Deus e lhe sobreveio a tempestade, foi humilhado pelos demais passageiros e tripulantes, foi lançado ao mar e engolido por um grande peixe.

Colocou em risco toda a tripulação: Respondeu-lhes: Tomai-me e lançai-me ao mar, e o mar se aquietará, porque eu sei que, por minha causa, vos sobreveio esta grande tempestade - Jonas 1.12.

03.  Riscos espirituais

Fugiu da presença de Deus: Jonas se dispôs, mas para fugir da presença do SENHOR - Jonas 1.3

Entrou em depressão, estava em rebeldia, mergulhado no seu orgulho patriotico: Jonas, porém, havia descido ao porão e se deitado; e dormia profundamente - Jonas 1.5b.

Preferiu a morte a obedecer: Peço-te, pois, ó SENHOR, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver - Jonas 4.3.       

Conclusão

Deus, no seu imenso amor, cria oportunidades para que não estejamos expostos e expondo pessoas a riscos por causa da nossa rebeldia aos Seus Mandamentos.

Deus não aceita filhos na contra mão dos Seus caminhos, mas cria oportunidades, entretanto, Ele é fiel e justo a ponto de punir os rebeldes à Sua vontade. Ele dá ordens para serem obedecidas, não obriga, se obedecer é abençoado e se desobedecer sofre as conseqüências do pecado.

Jonas 2.7-9 - Jonas confessou o seu pecado pediu misericórdia a Deus: Quando, dentro de mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e subiu a ti a minha oração, no teu santo templo. Os que se entregam à idolatria vã abandonam aquele que lhes é misericordioso. Mas, com a voz do agradecimento, eu te oferecerei sacrifício; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação!

Se confessarmos os nossos pecados, Ele (Deus) é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça - 1ª João 1.9.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 13.04.2008 e 09.09.2012 - noite.