SOU CRISTÃO, O QUE FAZER? – 1ª Pedro 1.13-23

| 04-11-2012 11:15:33

Quando recebemos a Salvação, pela Graça que há no Senhor Jesus, o próprio Espírito Santo abre o nosso entendimento, confirmando que somos filhos de Deus.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na Graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo - v.13.

Sendo Crente/Cristão devemos cingir (rodear, cercar) a nossa mente com a Graça da Salvação revelada na pessoa de Jesus. Quem está com Jesus não se deixa levar por falsas revelações, mas busca toda a sabedoria revelada por Ele.

O que fazer? Seguir o que manda a Palavra de Deus, pois, está encharcada de orientações que nos conduzem à vida eterna.

1. Ser obediente a Deus - v.14 e 22ª

Deus criou o ser humano para a obediência, mas veio satanás que se rebela contra tudo o que é de Deus e o seduziu com falsas revelações. A escolha é nossa, obedecermos à Verdade ou negarmos a Verdade.

Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância... Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à Verdade...

Quem declara ser Crente no SENHOR Jesus, abandona todo e qualquer comportamento contrário à Palavra de Deus, purifica-se pela obediência à Verdade.

2. Ser Santo, separado para Deus - v.15-16

Ser santo significa consagrar-se a Deus, por amor, obedecendo a tudo o que Ele manda.

Segundo é santo Aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou Santo.

O diabo tem colocado na cabeça, até de alguns Crentes, que é impossível ser santo, mas quem tem sugerido isto?

O diabo sugere o que é mau, mas Deus ordena para o bem: Sede santos, porque Eu sou Santo.

Toda a sugestão que não procede de Deus é maligna, mentirosa e deve ser rejeitada. 

Toda a Palavra que procede de Deus é a Verdade e é para o nosso bem, para melhorar o nosso procedimento na conduta Cristã; assim, nós e nosso comportamento, vamos ficando cada vez mais parecidos com Jesus.  

3. Temer a Deus - v.17-21

Ora, se invocais como Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo as obras de cada um, portai-vos com temor durante o tempo da vossa peregrinação, sabendo... v. 17-21.

Vemos claramente, em toda a Bíblia, que o temor de Deus é o princípio que aperfeiçoa o Crente: Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus - 2ª Coríntios 7.1.

Afinal, o que significa temor de Deus? É um sentimento dominante de profundo respeito, com obediência e adoração, que conduz à vida eterna. O ser humano que vive no temor de Deus é obediente ao que o próprio Deus manda, conforme a Bíblia.

4. Amar de coração, não fingindo - v.22-23

Toda a natureza terrena é corruptível, tem um fim, mas, o ser humano quando se converte ao Reino de Deus, é recriado no poder do Espírito Santo (João 3.6). Com o novo nascimento, somos capacitados e regenerados para uma vida comunitária, entre irmãos, no Verdadeiro amor.

Tendo purificado a vossa alma, pela vossa obediência à Verdade, tendo em vista o amor fraternal não fingido, amai-vos, de coração, uns aos outros ardentemente, pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.

O amor não fingido nasce em corações cheios da Palavra de Deus, pois a Palavra determina, no poder do Espírito Santo, a regeneração do nosso coração.

Conclusão

Irmãos, a vida terrena, obedecendo a Deus ou não, ela é passageira, mas após a morte, com Deus ou sem Deus, vem a vida eterna.

Jesus veio e preparou, para cada ser humano, um lugar na Casa do Pai (João 14.1-6), e lá estaremos se fizermos, aqui na terra, tudo como Ele ordenou.    

Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor; a Palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a Palavra que vos foi evangelizada (anunciada como boa notícia).

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 01.06.2008 e 28.10.2012 - noite.