QUEM ENTRARÁ NO DESCANSO? – Hebreus 4.1-13

| 28-12-2012 23:46:22

O ser humano, depois do pecado no Paraíso, recaiu sobre ele a maldição da fadiga (Gênesis 3.17), por isto é que sempre está buscando um descanso.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.0mb).

Quanta canseira, pois há momentos em que tudo parece enfadonho e cansativo!

Tenhamos fé, portanto, resta um repouso para o povo de Deus - v.9.

01. Não entrarão os rebeldes a Palavra de Deus- v.1-8

A rebeldia é algo abominável aos olhos de Deus, Ele não permitiu que aquele povo de coração duro entrasse na terra prometida, a Canaã onde corria leite e mel.

Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação. Ora, quais os que, tendo ouvido, se rebelaram? Não foram, de fato, todos os que saíram do Egito por intermédio de Moisés? E contra quem se indignou por quarenta anos? Não foi contra os que pecaram, cujos cadáveres caíram no deserto? E contra quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão contra os que foram desobedientes? Vemos, pois, que não puderam entrar por causa da incredulidade - Hb 3.15-19.

Hoje, o mundo é o deserto e a Canaã é o Céu, onde Deus habita. Assim como os rebeldes morreram no deserto, hoje os que permanecem rebeldes perecem e não chegam à Canaã Celestial.

Deus adverte para que a Igreja não siga o exemplo de incredulidade de Israel, mas que busque o descanso com fé e obediência.

02. Entrarão os obedientes a Palavra de Deus - v. 9-13

Os filhos e filhas de Deus, apesar das fadigas terrenas, descansam nas promessas de vida eterna por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador e Redentor.

a) É uma promessa - v.9-10 e João 3.16

Portanto, resta um repouso para o povo de Deus. Porque aquele que entrou no descanso de Deus, também ele mesmo descansou de suas obras, como Deus das suas.

Deus é fiel para cumprir todas as promessas, desde que sejamos obedientes a tudo o que Ele manda: Nenhuma promessa falhou de todas as boas palavras que o SENHOR falara a casa de Israel; tudo se cumpriu - Josué 21.45.

b) Devemos nos esforçar para não cairmos em rebeldia - v.11

Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência.

Desde os dias de João Batista até agora, o reino dos céus é tomado por esforço, e os que se esforçam se apoderam dele - Mateus 11.12.

c) Devemos viver cientes de que nada escapa aos olhos de Deus - v.12-13.

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.

Quando nos expomos a Palavra de Deus e aceitamos como regra de fé e conduta, somos esquadrinhados e nada fica escondido. Sabemos que os olhos do Deus Vivo estarão sobre nós, por onde andarmos e vendo tudo que fizermos.

Então, ela (Hagar) invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para Aquele que me vê? - Gênesis 16.13.

Conclusão

Só existe uma maneira de entrarmos no descanso eterno, achegemos-nos a Jesus: Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão. Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, a nossa semelhança, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna - v. 14-16.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 27.07.2008 e 23.12.2012 - noite.