CANSADOS E SOBRECARREGADOS - Mateus 11.28-30

Pr. Paulino Cordeiro | 16-02-2013 0:17:57

O cansaço debilita o ser humano e a sobrecarga pode afetá-lo nas dimensões físicas, mentais e espirituais.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 7.2mb).

Esta era a situação daquelas pessoas no tempo de Jesus, pressionadas pelas leis, pelos rituais religiosos, pelo Império Romano, estavam sem um escape, cansadas e sobrecarregadas.       

Jesus veio como o Messias Libertador, mas as cidades e seus moradores, apesar dos grandes milagres, não queriam ouví-LO (Mt 11.20-24). Será que o impedimento era pelo fato de estarem cansados e sobrecarregados?

Passados dois mil anos, as pessoas continuam sofrendo as mesmas pressões do sistema religioso e político, estão cansadas e sobrecarregadas, com os corações endurecidos e sem arrependimento.

1. Vinde a Mim

Aquele povo estava indo, porém, sem direção e escravos da situação; sem quem sinalizasse o caminho a seguir; é neste contexto que Jesus faz o convite, vinde a MIM, e justifica dizendo: Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve - v.30 (João 6.37- Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora.).

Recebemos muitos convites, mas este é feito pelo Filho de Deus Pai, o Salvador dos pecadores:  Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles  - Mateus 1.21.

Vinde a Mim: Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados... Mateus 11.27-28.

Se você está cansado e sobrecarregado, Jesus te chama: Venha a Mim!

2. Eu vos aliviarei

Os afazeres do dia-a-dia são cansativos?

Você sente uma carga extra, pesando?

Interessante, as pessoas do tempo de Jesus também estavam sofrendo estes males!

Quem aceita o convite de Jesus tem a seguinte promessa: Eu vos aliviarei isto quer dizer que Ele toma as nossas cargas sobre Si (Isaías 53.4, 11, 12).

Ilustração: um bondoso viajante avistou um andarilho, já trôpego, com uma pesada carga sobre os ombros; penalizado desceu do seu cavalo e montou o andarilho que, para sua surpresa, não quis tirar o fardo das costas, justificando que era dele.

Assim tem acontecido com muitas pessoas que dizem ser de Jesus, mas não confiam nas soluções da fé, continuam agindo racionalmente por suas forças, cansados e sobrecarregados.

Jeremias 17.5-7 - Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!   Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável. Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.

3. Aprendei de Mim

Jesus ensina que sendo Deus, manifestou-se como homem; sendo Rei, manifestou-se como servo; podendo exaltar-Se, humilhou-se; podendo ver muitos morrerem na cruz, preferiu morrer na cruz no lugar de muitos; podendo ir direto para a Glória, esperou que o Pai O ressucitasse dentre os mortos; em fim, Jesus tudo pode, mas preferiu ser o Cordeiro de Deus, manso e humilde (v.29) para salvar todos os pecadores arrependidos.

Com a expressão "aprendei de Mim", Jesus está proponho uma troca: Entregue-me a tua vida, com todo o lixo da suficiência humana que, em troca, te dou o Fruto do Espírito, a vida eterna.

Aprendei de Mim: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer - João 15.13-15.

4. Achareis descanso para a vossa alma

A alma fica no cérebro; é a sede do entendimento, onde são arquitetados os planos e propósitos; ali se desenvolvem os desejos, emoções e todas as decisões, sejam boas ou más.

Você tem passado noites e dias pensando mil coisas, agitando pensamentos? Isto é cansativo e sobrecarrega, é pesado demais, é escravizante!

Somente as ovelhas acham descanso: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso; refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo; o Teu bordão e o Teu cajado me consolam.  Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda. Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. - Salmo 23.

Conclusão

Se Jesus nos chama para Ele; liberta-nos da escravidão; ensina-nos com o Seu exemplo de vida e oferece-nos o descanso, então, o que resta fazermos?

Cansados e sobrecarregados nunca mais!

Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia NELE, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios - Salmo 37.5-7.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 14.09.2008 e 10.02.2013 - noite.