SANTO LUGAR OU VERDADE – CANDELABRO – Ex 25.31-40

| 14-05-2013 19:59:16

O Santo Lugar representa a alma humana, o lugar das coisas racionais. É ali que preparamos o nosso ser para adorarmos a IAVÉ, o Deus Eterno.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.8mb).

 

 Vocês se lembram de Romanos 12.1-2?  O Apóstolo Paulo faz apelo para que a Igreja esteja fazendo culto racional visando alcançar uma renovação mental que agrada a Deus. 

Todos os mobiliários do Lugar Santo são de ouro puro, fala-nos da Divindade, da Realeza e da Eternidade de IAVÉ, o Deus Eterno e de Jesus.  

Vimos que na alma nasce disposição para a Comunhão Santa, agora estaremos vendo que para a nossa alma só existe uma única fonte de iluminação verdadeira, Jesus, tipificado pelo Candelabro de ouro.  

A Menorá (Candelabro de Ouro) é um acróstico de Zacarias 4.6, em Hebraico, que diz: ...Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos. A Menorá nos ENSINA QUE tudo o que conseguimos ou fazemos no Reino de Deus deve ser obtido pelo mover do Espírito de Deus; nunca pela força humana ou poderes estranhos ao Reino de Deus.  

       01.    Jesus deve ser o SENHOR e Luz de
nossas almas 

Porque Deus, que disse:Das trevas resplandecerá a luz, Ele mesmo resplandeceu em nosso coração(alma), para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo - 2ª Coríntios 4.6 (Is 9.2; Mt 4.16).

O Candelabro, que representa Jesus, era a única fonte de luz no Santo Lugar, hoje é  na alma humana. Era de ouro puro, maciço, foi feito de uma só peça, não fundido, mas sim batido (Ex 25.31). Batido representa os sofrimentos de Jesus pela Igreja (Isaías 53), IAVÉ fez cair sobre Ele a iniquidade de todos nós para colocá-Lo como SENHOR de nossas vidas.  

Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão! - Mateus 6.23.  

Jesus tem sido a única fonte de luz na nossa alma?

Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração/alma, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração/alma
se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação. Porquanto a Escritura diz: Todo aquele que NELE crê não será confundido. - Romanos 10.9-11
.  

 02.   Jesus é o SENHOR e Luz da Igreja Viva

O candelabro, em si, é a haste central,mas tem três braços de cada lado, formando uma única peça com sete hastes ou braços. O braço central, que é o apoio dos outros, representa Cristo, os outros representam a igreja. 

Jesus confirmou esta verdade, conforme João 15-5:  Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem MIM nada podeis fazer.  

Assim como a haste depende do Candelabro nós dependemos de Jesus, sem Ele nada podemos fazer.  

Jesus é a Luz da nossa alma e nós, a Igreja, somos a luz do mundo (Mateus 5.14). Assim, o mundo percebe que estamos com Jesus (Atos 4.13 reconheceram que haviam eles estado com Jesus), pois, quando Jesus é a única fonte de luz na nossa alma passamos a iluminar o mundo (Lucas 12.35 candeias; Filipenses 2.15 luzeiros no mundo).  

As sete lâmpadas eram tratadas com espevitadeiras, para retirar as sujeiras que poderiam impedir a manifestação da verdadeira luz (Ex 25.38). A sujeira que se criava nas lâmpadas representa aquelas coisas alojadas na alma humana e que não glorificam ao SENHOR.  

O sumo sacerdote todas as manhãs removia as sujeiras das lâmpadas; da mesma forma, Cristo, nosso Sumo-Sacerdote, remove da nossa alma o negro carvão do pecado (1ª João 1.9). É necessário submeter-nos a Sua palavra e ao poder do Espírito Santo, assim a luz de Jesus brilhará ainda mais.  

Na parábola da dracma perdida, Lucas 15.8-10, vemos a mulher acender a luz e varrer a sua casa a procura da moeda perdida. A mulher representa a igreja, à luz de Jesus, buscando a alma perdida.  

03.    A Unção que acende a chama do Espírito Santo 

O Óleo para o Candelabro (Ex 27.20) era consagrado e representava a unção do Espírito Santo que foi derramado sem medida sobre Jesus (Lucas 4.18).

Cristo foi ungido (Cristo significa ungido) com o Óleo da unção do Espírito Santo - Atos 10.38. A igreja, como luz do mundo, também precisa deste Óleo especial que mantém acesa a chama na alma, para iluminar o mundo com a sabedoria de Deus.   

Para a produção do óleo da unção a azeitona era espremida e esmagada; vemos que Jesus agonizou na cruz, ali verteu o Seu Sangue (Isaías 53.10 - Ao Senhor agradou moê-LO...), mas venceu a morte, voltou para o Céu e enviou o Espírito da Promessa, que é a unção de Poder para todo o Crente (Atos 1.8).   

As promessas desta unção são para todos os Crentes. Jo 14.17 - o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem o conhece; vós conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós (Atos 2.32-33 e 38). 

04.     O Fruto do Espírito é o ornamento da
alma dos Crentes

Numa hástea haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim serão as seis hásteas que saem do candelabro. - Ex 25.33.  

Assim, o Candelabro estava ornamentado com nove frutos de cada lado, significando o Fruto do Espírito Santo, conforme Gálatas 5.22-23. O Fruto do Espírito Santo representa as nove virtudes do Caráter de Cristo e são estas virtudes que nascem na alma do Crente. As virtudes do caráter de Cristo são ornamentos visíveis na vida dos Crentes, os "braços de Jesus" que iluminam o mundo.  

Conclusão

A Menorá era alimentada pelo óleo que simbolizava a unção do Espírito na vida do Crente, mas o fogo gerado pelo óleo fala da iluminação que precisamos para não nos desviarmos dos Caminhos de Deus.  Era a única fonte de luz no Santo Lugar, isto revela a Palavra de Deus e a Sua vontade como única fonte de luz para a nossa alma.          

A Menorá era uma figura de Jesus, A LUZ DO MUNDO, nosso instrutor e guia, pois, Jesus veio e disse: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida - Jo 8.12. Sem a luz de Jesus há trevas na alma.  

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro)
e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel. 

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade
Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 14.12.2008 e 12.05.2013 - noite.