NASCIMENTO E VITÓRIA – 1ª João 5.1-5

| 23-09-2013 0:03:15

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé - 1ª João 5.4.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.9mb).

O Apostolo João vincula o nascimento para o Reino de Deus com vida vitoriosa. A vida do Crente, salvo por Jesus, é uma vida de lutas, mas sempre na certeza da vitória contra o mal. Como diz o Apóstolo Paulo em Romanos 8.31: Que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?  

Quem é que vence o mundo, senão os filhos de Deus? 

01. Nascido de Deus

Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que O gerou também ama ao que DELE é nascido - 1ª João 5.1.

As questões do novo nascimento, através dos séculos, têm dado "um nó" na cabeça de muitos letrados e iletrados, pois, só alcançamos entendimento quando somos nascidos de Deus. Quem é nascido de Deus recebe o Espírito Santo e passa a entender coisas que não entendia antes.  

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo - João 3.5-7.  

O Amor Cristão e a capacidade de exprimi-lo é concedido aos nascidos de Deus: 1ª João 4.7 - Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus

1ª João 5.2-3: Nisto conhecemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos. 

A capacidade de possuir fé autentica, também vem desse nascimento: 1ª João 4.15 - Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.   

1ª João 5.1a: Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus.  

Na minha vida, o novo nascimento já é uma realidade?      

02. Nascido de Deus para a Vitória

A capacidade para vencer este mundo físico e espiritual maligno, com suas muitas tentações, vem do Alto para quem é nascido de Deus.

 1ª João 3.9: Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado (VITÓRIA); pois o que permanece NELE é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando (VITÓRIA), porque é nascido de Deus

A vitória está fundamentada na fé que vence o mundo (fé Rm 4.17): 1ª João 5.4-5: Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus? 

Temos Paz sobrenatural, a Paz de Cristo, para vencer o mundo: Jo 16.33: Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em Mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; Eu venci o mundo. 

João 14.27:  Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize

  Tenho uma vida vitoriosa em Jesus Cristo ou sou um fracasso sem Ele? 

03. Vitória, uma decisão pessoal 

Jesus tomou uma decisão que somente Ele poderia assumi-la, na maldita cruz do Calvário se fez maldito em nosso lugar; tomou sobre Si todos os nossos pecados e, assim, venceu a morte e o inferno, deixando um novo e vivo Caminho aberto para todos nós. 

Cabe a cada um de nós tomarmos a mesma decisão,
decidirmos pela vitória que nos é concedida em Cristo Jesus. Esta Vitória, que está em Jesus Cristo, visita a cada um de nós: Quando pecamos; quando somos tentados; quando estamos enfermos; nas crises familiares; nos relacionamentos; na vida financeira; na injustiça humana; nas fraquezas...  

Nas lutas e fraquezas encontramos a exuberância da VITÓRIA: Romanos 8.35-39: Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de Ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio DAQUELE que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor

Eu estou bem certo da minha decisão pela vitória que está em Jesus Cristo?  

Conclusão

E agora, você já entendeu o que significa Nascimento e Vitória? 

Quem é nascido de Deus tem fé e decide viver vitoriosamente:  

1ª João 5.3-5: Em obediência e fé. 

1ª João 3.9-10: Contra o pecado, triunfo da santidade sobre o erro. 

Gálatas 5.22-23: Contra as obras da carne, manifestando o caráter de Cristo.  

Mateus 5.48: Contra as imperfeições humanas.  

Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é AQUELE que está em vós do que aquele que está no mundo - 1ª João 4.4.   

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.
Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 24.01.2010 e 22.09.2013 - Noite.