FIDELIDADE – Lucas 16.1-31

| 07-03-2014 22:34:04

Do Latim Fidelitate, qualidade de quem é fiel; observância da fé jurada e devida; lealdade; firmeza; afeição dedicada e constante; probidade escrupulosa; honestidade; exatidão.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.2mb).

Fidelidade é um atributo inseparável de Deus Pai e Ele doa este atributo, ao Cristão, por meio do Seu Espírito - Gl 5.22.

Daniel 6.4: Então, os presidentes e os sátrapas (governador de província, homem poderoso) procuravam ocasião para acusar a Daniel a respeito do reino; mas não puderam achá-la, nem culpa alguma; porque ele era fiel, e não se achava nele nenhum erro nem culpa.

01.Fidelidade no uso do Dinheiro - Lucas 16.1-13

Jesus não aprova a fraude do mordomo infiel (v.10), no entanto elogia sua prudência e habilidade na solução do problema que estava envolvido (v.  08).

V. 08 ...Se houvera atiladamente (= escrupuloso, cuidadoso, esmerado, esperto, perspicaz)....os filhos do mundo são mais hábeis...do que os filhos da Luz.

Olhe a habilidade do filho das trevas v. 2-7.

V. 9 Jesus mostra que o uso do dinheiro é um teste válido para medir como anda seu relacionamento com Deus.

V. 10-12 Deus testa nossa aptidão para receber a verdadeira riqueza do Céu vendo como usamos os bens materiais que nos dá.

V. 13 A atitude de uma pessoa quanto ao uso do dinheiro revela obediência ou rebelião contra Deus.

...Não podeis servir a Deus e às riquezas.

02.Fidelidade a Palavra de Deus - Lucas 16.14-17

1ª Timóteo 4.9: Fiel é esta palavra e digna de inteira aceitação. Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fiéis.

V. 14 Os fariseus justificavam que suas riquezas eram conseqüência das suas obras de justiça, por isso zombavam de Jesus.

V. 15 Obras justificadas por homens são detestáveis a Deus, Ele vê o coração.

V. 16 Os fariseus buscavam sua justificação só na Lei, mas desde que João Batista anunciou arrependimento e fé para ingresso no Reino todo o homem se esforça para entrar nele.

V. 17-18 Jesus não pos a Lei de lado, mas elevou o seu nível e justificou anunciando que o adultério, que era pecado na Lei, continua sendo pecado no tempo da Graça.

03.Fidelidade de Deus - Lucas 16.19-31.

Lembram do v. 13? Lc 16.13: Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

V. 22ª: Pelo que vemos, o pobre era fiel a Deus experimentou a fidelidade de Deus.

- O pobre optou ser fiel a Deus até o fim.

- Foi conduzido por anjos à presença de Deus (Abraão = Deus).

V. 22b-31: Notem o desespero do rico, ardendo no fogo do inferno.

- O rico optou viver na luxuria e egoísmo.

- Foi para o inferno e ainda pensou que poderia passar a conversa no Deus Fiel.

Sl 145.13: O teu reino é o de todos os séculos, e o teu domínio subsiste por todas as gerações. O SENHOR é fiel em todas as suas palavras e santo em todas as suas obras

Conclusão

Irmãos, a fidelidade nasce no berço do amor e cresce no caminho da obediência. Sendo fiéis experimentaremos todas as bênçãos da fidelidade de nosso Deus todo Poderoso e Pai.

Jeremias 3.22: As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.

Vimos que Deus exige Fidelidade no uso do dinheiro; Fidelidade à Sua Palavra; ELE exige porque é fiel.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 02.03.2014 - Noite.