AUMENTA-NOS A FÉ - Lucas 17.1-19

19 | 12-03-2014 9:43:52

Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé - Lucas 17.5.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.8mb).

O que é fé? Do Latim Fide e do Grego Pistis - crer, confiança, compromisso, convicção; virtude, dom de Deus; firmeza na execução de um compromisso.

2ª Pedro 1.5 - Por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude (disposição para a prática do bem); com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, apiedade (devoção, compromisso); com a piedade, a fraternidade(solidariedade de irmãos; harmonia; amizade); com a fraternidade, o amor. Porque estas coisas, existindo em vós e em vós aumentando, fazem com que não sejais nem inativos, nem infrutuosos no pleno conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

01.       Para não darmos escândalos - Lucas 17.1-2.

Disse Jesus a seus discípulos: É inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual eles vêm! Melhor fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma pedra de moinho, e fosse atirado no mar, do que fazer tropeçar a um destes pequeninos.

Escândalo é tudo aquilo que afasta alguém de Jesus, desvia da fé. Quem escandaliza é pedra de tropeço, causando danos mortais.

A fé move o Crente no poder do Espírito Santo, evita o escândalo.

V.2 - Melhor fora...é melhor morrer do que desviar alguém da fé.

Aumenta-nos a fé! 

02.       Para liberarmos perdão - Lucas 17.3-4.

Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe.

Perdão é a cura para os povos, é um rio que nasce no Trono de Deus e corre para as nações purificando o coração humano.

V. 3 - Acautelai-vos = estejam atentos: Mateus 6.12  e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores.

V. 4 - Sete vezes = perdão sem limite; é impossível realizar na força humana. 

Aumenta-nos a fé! 

03.       Para que o sobrenatural aconteça - Lucas 17.5-6.

Então, disseram os apóstolos ao Senhor:Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

V. 5 - Sem fé não perdoamos nem recebemos perdão.

Hebreus 11.6 - De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.

V. 6 - A fé movida pelo Espírito Santo opera milagres (submete até a natureza) e o maior deles é o perdão.

O que é fé? Dom de Deus; firmeza na execução de um compromisso.

Aumenta-nos a fé!

04.       Para sermos servos úteis - Lucas 17.7-10.

Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado?Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.

Aumenta-nos a fé!

O único direito que o servo tem é o de servir. O servo, no mínimo, deve cumprir todas as ordens,consciente de que não está fazendo nenhum favor. O servo que tem fé confia no seu Senhor, procura oferecer o melhor de si.

V. 10 - Qual é a minha condição hoje, servo inútil ou servo útil?

Aumenta-nos a fé!

05.       Para sermos gratos a Jesus - Lucas 17.11-19.

De caminho para Jerusalém, passava Jesus pelo meio de Samaria e da Galiléia. Ao entrar numa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez leprosos, que ficaram de longe e lhe gritaram, dizendo: Jesus, Mestre, compadece-te de nós! Ao vê-los, disse-lhes Jesus: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. Aconteceu que, indo eles, foram purificados. Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deusem alta voz, e prostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

V. 12-13 - Na hora do apuro todos vão ao encontro de Jesus e clamam pela sua misericórdia.

V. 14 - No aperto todos obedecem a Jesus e recebem as bênçãos - Notem: Aconteceu que, indo eles, foram purificados.

V. 15-19 - Um dos dez, vendo que fora curado, voltou, dando glória a Deus em alta voz, eprostrou-se com o rosto em terra aos pés de Jesus, agradecendo-lhe; e este era samaritano. Então, Jesus lhe perguntou: Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove?  Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.

O samaritano era considerado impuro e excluído da Igreja por não ser judeu, mas voltou "dando glória a Deus em alta voz" e adorou!

O samaritano representa o pecador arrependidocom o coração cheio de gratidão.

Os outros nove não eram estrangeiros, eram judeus (os da igreja), se achavam merecedores do milagre e justos - negaram a Jesus.

João 1.11 - Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

Aumenta-nos a fé!

Conclusão

Aumenta-nos a fé!

Romanos 10.7 - E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo.

Apocalipse 14.12 - Aqui está a perseverança dos santos, os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 09.03.2014 - Noite.