COMO BUSCAR O REINO DE DEUS? Lucas 19.28-48

| 10-04-2014 10:58:43

Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos - Esdras 7.10.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.2mb).

Como Buscar o Reino de Deus?

  • Exaltando a Jesus como Rei.
  • Permitindo que Jesus purifique o Templo - minha vida.
  • Aceitando os ensinos diários de Jesus.

01. Exaltando a Jesus como Rei - Lucas 19.28-40

Vemos que havia duas linhas de entendimento e cada um, conforme o seu entendimento, aclamava a Jesus como rei, de igual forma: V.36 - Indo ELE, estendiam no caminho as suas vestes.

Marcos 11.8-10 - E muitos estendiam as suas vestes no caminho, e outros, ramos que haviam cortado dos campos. Tanto os que iam adiante dele como os que vinham depois clamavam: Hosana! Bendito o que vem em nome do Senhor! Bendito o reino que vem, o reino de Davi, nosso pai! Hosana, nas maiores alturas!

Hosana = em hebraico são duas palavras (hoshiah na), que querem dizer "salva, pedimos".

a) Os Judeus "nacionalistas" que acreditavam ser Jesus um Rei da linhagem de Davi para assentar-se no trono de Israel como guerreiro, libertador e vingador: Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! - V. 39.

Os "nacionalistas" queriam exaltar Jesus apenas como Rei terreno, por isto é que pediram a Jesus que mandasse seus discípulos pararem de Louvar a Deus e de exaltá-LO como Messias prometido.   

b) Os seus discípulos, aqueles que haviam recebido Jesus como o Messias/Cristo Salvador e Libertador do Israel espiritual:

V.37-38 - E, quando se aproximava da descida do monte das Oliveiras, toda a multidão dos discípulos passou jubilosa, a louvar a Deus em alta voz, por todos os milagres que tinham visto, dizendo: Bendito é o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas maiores alturas!

Em que linha de entendimento eu estou vivendo?

Como os nacionalistas ou como os discípulos?

Querendo somente os favores terrenos de Jesus, ou sendo um verdadeiro discípulo?

V.39-40 - Ora, alguns dos fariseus lhe disseram em meio à multidão: Mestre, repreende os teus discípulos! Mas ELE lhes respondeu: Asseguro-vos que, se eles se calarem, as próprias pedras clamarão.

Se eu me calar, as pedras aclamaram o Cristo Rei e Senhor.

02. Permitindo que Jesus purifique o Templo/Vida - Lucas 19.45-46

Depois, entrando no templo, expulsou os que ali vendiam, dizendo-lhes: Está escrito: A minha casa será casa de oração. Mas vós a transformastes em covil de salteadores.

Isto é um fato histórico, O Templo de adoração ao Deus vivo havia se transformado num covil de salteadores. Hoje, o corpo de cada pessoa deve ser Templo de Deus (1ª Co 3.16 - Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?) e este fato histórico deve se repetir na vida de cada um que se converte.

Jesus expulsou os vendilhões do Templo de Jerusalém, hoje, o templo está na vida de cada Crente. Devemos permitir que Jesus purifique o templo do Espírito Santo e expulse todos os demônios vendilhões que tentam habitar em nós.

Os vendilhões ficavam diariamente negociando no Templo de Deus. Hoje, quando os Crentes vacilam, eles invadem suas vidas e ali ficam fazendo seus negócios sujos para conduzi-los a morte eterna.

Quais são os produtos destes vendilhões?

Em que área do Templo eles preferem agir?       

03. Aceitando os ensinos diários de Jesus - Lucas 19.47-48

Jo 5.39 - Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.

V.47-48 - Diariamente, Jesus ensinava no templo; mas os principais sacerdotes, os escribas e os maiorais do povo procuravam eliminá-lo; contudo, não atinavam em como fazê-lo, porque todo o povo, ao ouvi-lo, ficava dominado por ELE.

Jesus continua, diariamente, ensinando no Templo, ou seja, no interior de cada um, no meio de sua Igreja Viva. Devemos Aceitar os ensinos de Jesus, o Espírito Santo está no Templo (no interior de cada Crente) intercedendo (Romanos 8.26).  Devemos ficar dominados pelas Palavras de Jesus porque Ele tem toda a autoridade (Mateus 28.18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.).

Para recebermos os ensinos de Jesus devemos estar sempre em comunhão, com a Igreja, nos Grupos Familiares, nos Cultos domésticos, lendo diariamente a Bíblia e orando sem cessar, no Poder do Espírito Santo.

Conclusão

Como buscar o Reino de Deus?

  • Exaltando a Jesus como Rei.
  • Permitindo que Jesus purifique o Templo - minha vida.
  • Aceitando os ensinos diários de Jesus.

Os povos, através dos tempos, têm buscado reinos e deuses fora dos padrões Bíblicos, mas nós temos nas Palavras de Jesus o modo exato de estarmos buscando o Reino de Deus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 06.04.2014 - Noite.