O QUE É BATISMO COM O ESPÍRITO? – Atos 1.1-14

| 16-06-2014 16:08:41

Quando Jesus ressuscitou, os discípulos estavam impedidos de reconhecê-LO porque ainda não haviam tomado posse das verdades redentoras, mas a seguir Jesus foi criando oportunidades para abrir-lhes o entendimento.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.0mb).

Estando eles com o coração aberto passaram a entender o poder da Palavra, a Obra redentora, e que tinham direito ao Espírito da Promessa. Agora estavam sedentos para que se cumprisse a promessa do derramamento do Espírito de Deus.

Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder - Lucas 24.49.

Profetizou João a todos: Eu, na verdade, vos batizo com água, mas vem o que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar-lhe as correias das sandálias; ELE vos batizará com o Espírito Santo e com fogo - Lucas 3.16.

O que é batismo com o Espírito Santo?

01. Batismo com o Espírito Santo é revestimento

Atos 1.1-5: Escrevi o primeiro livro, ó Teófilo, relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até ao dia em que, depois de haver dado mandamentos por intermédio do Espírito Santo aos apóstolos que escolhera, foi elevado às alturas. A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus. E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.

 "permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de Poder."

Revestimento do alto (Lc 24.49), fala de uma nova roupagem sobrenatural, dada pelo Pai, que fornece resistência a inimigos sobrenaturais.

Revestimento fala de revestir, dar cobertura, por em um invólucro. O revestimento transforma a aparência.

O revestimento só acontece quando as pessoas desejam do fundo do coração e se entregam totalmente a Deus, com arrependimento dos pecados e obediência às instruções de Jesus.

Batismo com o Espírito Santo (At 1.4-5), também tem o mesmo sentido de revestimento, introduzir, mergulhar, envolver.

Batismo ou Revestimento do Alto é um acontecimento único, onde acontece o início de um andar diário no Fruto do Espírito (Gl 5.22-23), com um desenvolvimento visível, prático e diário do individuo.

Acontece uma transformação metafísica, além da matéria (meta: além, e física: matéria).

02. Batismo com o Espírito Santo é Poder de Deus

Quando recebemos o Espírito Santo (batismo) cumpre-se a promessa de Poder, habilidade, eficácia, autoridade, para ter uma vida comprometida com Deus Criador e seu Reino, etc.

Os judeus eram escravos de Roma e ainda tinham na cabeça que Jesus restauraria o poder político de Israel: Atos 1.6-7 - Então, os que estavam reunidos lhe perguntaram: Senhor, será este o tempo em que restaures o reino a Israel? Respondeu-lhes: Não vos compete conhecer tempos ou épocas que o Pai reservou pela sua exclusiva autoridade.

O Israel de Jesus chama-se mundo (Jo 3.16) e o mundo é escravo de satanás, jaz no maligno (1ª João 5.19 - Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno).

Jesus veio libertar o mundo (pessoas) da escravidão do império das trevas (Cl 1.13). O Israel de Jesus não é aquele pequeno território no litoral mediterrâneo, é o mundo todo, a humanidade.

Os libertos recebem poder para testemunhar: Mas recebereis Poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra. - Atos 1.8.

Atos 2.1-6 - Veja os sinais do PODER - Impossíveis acontecem.

Atos 2.1 - o derramamento só acontece na unidade e na obediência.

Atos 2.2 - Som de vento, sem vento.

Atos 2.3 - Língua de fogo, sem fogo.

Atos 2.4 e 11 - Entenderam idiomas dos povos vizinhos, que nunca falaram, isto não é Dom de Línguas é o Poder do Espírito Santo concedido aos que creem.

Atos 2.5-6 - Poder para atrair multidões.

Atos 2.14-17 e seguintes, veja o que aconteceu com Pedro e os demais apóstolos.

Equipa com Dons

Diversos Dons, distribuídos conforme o prazer do Espírito Santo fazem parte da vida diária do Crente (1ª Co 12.7-12), capacitando-o para o serviço.    

Conclusão

Finalmente irmãos, Batismo com o Espírito Santo é, além de tudo, o cumprimento das Palavras de Jesus e das profecias (veja as palavras de Pedro - At 2.14ss).  É a manifestação da fidelidade de Deus Pai.

Ef 1.12-13 - A fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa.

Gálatas 5.22-23 - A maior evidência do Espírito Santo é o amor.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 15.06.2014 - Noite.