QUANDO A IGREJA PERMANECE UNIDA - Atos 4.31-35

Pr. Paulino Cordeiro | 05-07-2014 21:45:40

Os apóstolos tinham tomado posse do derramamento, sinais e maravilhas aconteciam na sua vida diária, apesar de serem perseguidos pelos seus inimigos.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.1mb).

Nos capítulos dois e três vemos o Poder derramado no dia de Pentecoste se manifestando na vida dos Apóstolos e sobre toda a comunidade dos seguidores de Jesus.

Os seus opositores estavam furiosos, agora só havia uma saída, estarem vivendo em unidade. Quando os problemas aparecem a Igreja levanta um clamor, movem-se no sobrenatural.

01. Recebe Poder Sobrenatural

A Comunidade apostólica orou: Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus - Atos 4.24-30

Atos 4.31 - A oração foi respondida por Deus: Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a Palavra de Deus.

Tremeu o lugar e receberam resposta da oração:

Ficaram cheios do Espírito Santo: É um reforço na vida daqueles que já têm o Espírito Santo e que andam em santidade, é capacitação para anunciar a Salvação.

Receberam intrepidez - 2ª Tm 1.7 porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de Poder, de amor e de moderação.

Intrepidez é falar com firmeza, autoridade e alegria contagiante, apresentando o Evangelho de forma lúcida e nós dizemos: Jo 3.16.   e ainda dizemos: Rm 6.23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Receberam um batismo de ousadia no Espírito Santo e anunciavam a Palavra de Deus.

02. Recebe Unidade Sobrenatural.

A unidade sobrenatural é fruto do Espírito Santo (Gl 5.22-23), onde se manifesta o Fruto do Espírito aí se manifesta a Igreja mais que vencedora, em Cristo Jesus.

Atos 4.32: Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.

Era um o coração e a alma: tinham os mesmos sentimentos de Cristo, amavam a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmos.

Viviam a perfeita unidade que dá autoridade para vencer o mal.

Quando a Igreja ora, em unidade, com os mesmos sentimentos da Igreja Apostólica o reino das trevas é assaltado e multidões se rendem ao SENHOR Jesus.

Na Igreja Apostólica não tem lugar para o individualismo, ou seja, o Espírito Santo une uns com os outros e com Cristo, pela Palavra.

1ª Co 1.10: Rogo-vos, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma coisa e que não haja entre vós divisões; antes, sejais inteiramente unidos, na mesma disposição mental e no mesmo parecer.

03. Manifesta Grande Poder e Abundante Graça

Atos 4.33: Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Grande Poder é a Comunidade sendo um agente de transformação pelo Poder do Espírito Santo.

Com Grande Poder davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus - o plano da Salvação torna-se irresistível aos perdidos. Rm 3.23-24 - pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.

Com Grande Poder, em todos eles havia Abundante Graça = transbordante favor de Deus sendo derramado.

Mateus 10.8 anuncia Abundante Graça: Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

04. É Generosa e Obediente

Atos 4.34-35: Pois nenhum necessitado havia entre eles, porquanto os que possuíam terras ou casas, vendendo-as, traziam os valores correspondentes e depositavam aos pés dos apóstolos; então, se distribuía a qualquer um à medida que alguém tinha necessidade.

Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. 

A Igreja unida sabe repartir generosamente, obedece ao Senhor Jesus em tudo. É sensível ao toque do Espírito Santo.

Provérbio 22.9: O generoso será abençoado, porque dá do seu pão ao pobre.

Conclusão

Da multidão dos que creram era um o coração e a alma.

A Igreja que ama ao Senhor Jesus não brinca de cabo de guerra. Todos puxam na mesma direção, movidos pelo Poder do Espírito Santo e norteados pelas Santas Palavras da Bíblia, sob o pastoreio local.

A Igreja que ora unida, não teme a tempestade, anda sobre as águas.

A Igreja que ora unida, não teme o inimigo, sabe que Deus faz o mar se abrir.

Enfim, a Igreja que ora unida é a Igreja do SENHOR Jesus.

Aleluia!

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 29.06.2014 - Noite.