VIVENDO NA VONTADE DE DEUS – 2º Reis 6.1-7

| 19-08-2014 21:54:27

Olhando para este evento Bíblico, aparenta simplesmente um fato histórico, entretanto é muito mais do isto, mostra-nos pessoas vivendo na vontade de Deus. Trata-se de uma escola de profetas, onde todos se empenhavam em viver na vontade de Deus e também comunicar a vontade de Deus para o seu povo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.7mb).

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus - Romanos 12.2.

Viver na vontade de Deus é experimentar a manifestação do sobrenatural a cada momento.

01. Vemos as reais necessidades - v.1

Disseram os discípulos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos contigo é estreito demais para nós.

Vivemos tempos de extremado consumismo, onde as pessoas perderam a capacidade de percepção para diferenciarem o fútil do necessário. A Bíblia nos ensina, sob a direção do Espírito Santo, a diferenciarmos o que é necessário ou consumismo.  

Eliseu era o líder dos futuros profetas e vivia em perfeita comunhão com seus discípulos, todos vivendo na vontade de Deus. É neste ambiente que as pessoas têm a visão das necessidades reais.

02. Buscamos a solução respeitando as autoridades - v.2

Vamos, pois, até ao Jordão, tomemos de lá, cada um de nós uma viga, e construamos um lugar em que habitemos. Respondeu ele: Ide.

Quando há unidade na Palavra de Deus e na comunhão santa a proposta de solução é imediatamente aprovada. Eliseu aprovou a proposta com uma ordem: Ide.

Quando os Crentes estão vivendo na vontade de Deus aparecem soluções para os problemas, pois são vistas as reais necessidades.

O individualismo e a autossuficiência são o trilho da derrota, entretanto, ao contrario, a unidade conduz as grandes soluções: tomemos de lá, cada um de nós uma viga, ou seja, cada um contribua para a edificação.

O Crente sábio busca a solução na vontade de Deus: João 3.27 - Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.    

A casa pequena afetava a vida de cada discípulo, por esta razão buscaram a benção de quem poderia abençoa-los.

Você tem buscado a benção Pastoral para ser bem sucedido naquilo que deseja resolver?

  03. Buscamos apoio e instrução das autoridades - v.3

Na Bíblia toda, vemos Deus apoiando e instruindo seu povo através de mestres ungidos. No VT Deus levanta muitos homens santos para conduzir seu povo e no NT vemos Jesus instruindo seus discípulos que passaram a fazer outros discípulos e assim continuará até que Jesus volte.

Disse um: Serve-te de ires com os teus servos. Ele tornou: Eu irei.

Só crescemos quando buscamos apoio e instrução das pessoas que Deus coloca para nos guiarem no caminho santo. Muitas pessoas vão de mal a pior por não se sujeitarem a direção que o Senhor Deus dá através dos Pastores nas Igrejas locais.

Como os discípulos da casa de profetas, você tem buscado apoio, instrução e comunhão pastoral para não cometer erros?

04. As dificuldades aparecem, mas os milagres acontecem - v.4-7

E foi com eles. Chegados ao Jordão, cortaram madeira. Sucedeu que, enquanto um deles derribava um tronco, o machado caiu na água; ele gritou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado. Perguntou o homem de Deus: Onde caiu? Mostrou-lhe ele o lugar. Então, Eliseu cortou um pau, e lançou-o ali, e fez flutuar o ferro, e disse: Levanta-o. Estendeu ele a mão e o tomou.

Para aquele discípulo de profeta que perdeu o machado na água era uma grande derrota, pois o machado além de ser emprestado era uma ferramenta muito cara, entretanto, ali aconteceu a sua grande experiência com Deus. O machado estava no fundo do rio, parecia impossível reverter aquela situação, mas Deus quis usar o profeta Elizeu para manifestar o seu poder e o milagre aconteceu. Vemos que Deus só entra em ação quando o homem se sente impotente e confiaa em Deus.

Romanos 8.27 - E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

Você tem amargurado nas dificuldades ou tem se deliciado com os milagres da provisão de Deus?

Conclusão

Muitas pessoas acham impossível viver na vontade de Deus, entretanto, impossível mesmo é viver fora da vontade de Deus. É que por causa da dureza de coração as pessoas caem no engano e na sedução do mundo, passando a achar que Deus exige demais. De fato, Deus é exigente, mas quando decidimos viver conforme a sua vontade Ele nos capacita para andarmos no rigor das suas exigências.

1ª João 2.17 - Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.

Não questione se você vai conseguir viver na vontade de Deus, simplesmente decida viver na vontade de Deus e tudo irá bem. Jesus já provisionou vitória, na cruz do Calvário, para todos os que NELE creem (João 3.16).

E daí, você tem andado conforme a tua vontade ou está vivendo na vontade de Deus?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 17.08.2014 - Noite.