SOMOS TESTEMUNHAS – Atos 2.32-36

| 21-09-2014 20:57:07

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas... Atos 1.8.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.8mb).

A incerteza tem tomado conta de muitas pessoas, pois argumentam que não há como identificar a verdadeira Igreja. Só temos uma fonte para identificar a verdadeira Igreja, a Palavra de Deus, pela Bíblia. Na festa das colheitas, Pentecostes, ocorreu o derramamento do Espírito Santo prometido e logo a seguir o Apóstolo Pedro, cheio do Espírito Santo inaugura a Igreja de Cristo com um poderoso discurso provando ser esta a Igreja verdadeira.

A Igreja verdadeira é formada por pessoas que invocam o nome de Jesus: Atos 2.21 - E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Como alguém poderá dizer que é Crente se não invocar o Senhor Jesus e se não testemunhar a respeito da salvação de Deus através de Jesus?

Jesus significa Salvador - Mateus 1.21: Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ELE salvará o seu povo dos pecados deles. Jesus veio buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10), ELE é o único Salvador (Atos 4.12).

Somos testemunhas!

01. De que Jesus foi ressuscitado por Deus

Jesus não ressuscitou sozinho, como homem, ele foi ressuscitado por Deus Pai.

Atos 2.22-24 e 29-32: Varões israelitas, atendei a estas palavras: Jesus, o Nazareno, varão aprovado por Deus diante de vós com milagres, prodígios e sinais, os quais o próprio Deus realizou por intermédio dele entre vós, como vós mesmos sabeis; sendo este entregue pelo determinado desígnio e presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o por mãos de iníquos; ao qual, porém, Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte; porquanto não era possível fosse ele retido por ela...

Jesus foi ressuscitado pelo Pai, tendo recebido Poder e Majestade de Rei Eterno:

O Apóstolo Paulo testemunha claramente sobre Jesus ressuscitado: Romanos 1.2-4 - o qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor.

Jesus foi ressuscitado pelo Pai e testemunhou com autoridade sobre o Reino: Atos 1.3 - A estes também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas provas incontestáveis, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas concernentes ao reino de Deus (Mateus 28.18).

Testemunhar que Jesus ressuscitado é a nossa esperança: 2ª Co 4.14 - Tendo, porém, o mesmo espírito da fé, como está escrito: Eu cri; por isso, é que falei. Também nós cremos; por isso, também falamos, sabendo que AQUELE que ressuscitou o Senhor Jesus também nos ressuscitará com Jesus e nos apresentará convosco (1ª Pedro 1.3) .

02. De que Jesus derramou o Espírito da Promessa

Atos 2.33 - Exaltado, pois, à destra de Deus, tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vedes e ouvis.

Todos ficaram impressionados com o Poder do Espírito Santo derramado, eles viam e ouviam coisas sobrenaturais: Atos 2.1-4 - Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

A situação parecia desgovernada, mas, Pedro cheio do Espírito Santo passa a testemunhar sobre o Espírito da Promessa: Atos 2.14-21 - Então, se levantou Pedro, com os onze; e, erguendo a voz, advertiu-os nestes termos: Varões judeus e todos os habitantes de Jerusalém, tomai conhecimento disto e atentai nas minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vindes pensando, sendo esta a terceira hora do dia. Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias, e profetizarão. Mostrarei prodígios em cima no céu e sinais embaixo na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e glorioso Dia do Senhor. E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Jesus derramou o Espírito da Promessa e continua derramando na vida de todo o que NELE crê.

03. De que Jesus foi anunciado pelo rei Davi

Davi foi pecador que cometeu sérios erros, mas era rápido em se arrepender para confessar o pecado, por esta razão ele usado por Deus, como profeta, para anunciar o governo eterno de Jesus.

Atos 2.29-32 e 34-35 - Irmãos seja-me permitido dizer-vos claramente a respeito do patriarca Davi que ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo permanece entre nós até hoje. Sendo, pois, profeta e sabendo que Deus lhe havia jurado que um dos seus descendentes se assentaria no seu trono, prevendo isto, referiu-se à ressurreição de Cristo, que nem foi deixado na morte, nem o seu corpo experimentou corrupção. A este Jesus Deus ressuscitou, do que todos nós somos testemunhas... Porque Davi não subiu aos céus, mas ele mesmo declara: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por estrado dos teus pés (Salmo 110.1 e Mateus 22.43-45).

E você, tem anunciado o Rei Jesus?  

04. De que Jesus é Senhor e Cristo

Se somos Crentes, também somos testemunhas de que Jesus é Senhor e Cristo:

Atos 2.36 - Esteja absolutamente certa, pois, toda a casa de Israel de que a este Jesus, que vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.

Jesus recebeu autoridade sobre tudo e sobre todos - Efésios 1.20-23: o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja.

1ª Coríntios 3.11 - Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo.

Você é uma testemunha autentica de que Jesus é Senhor e Cristo?

Conclusão

O verdadeiro Crente é testemunha de Jesus, o Salvador ressuscitado por Deus que o fez Senhor e Cristo. Existem crentes e igrejas comandados por outros senhores e suas mensagens heréticas, com doutrinas diferentes da Bíblia.

Somos testemunhas de Jesus!

Você tem anunciado o Reino de Deus com um autentico testemunho?

Cuidado!

Faça tudo conforme a Bíblia manda e seja uma autentica testemunha no Poder do Espírito Santo.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 21.09.2014 - Noite.