QUEM AVISA AMIGO É – Atos 17.30-31

| 09-01-2015 11:58:50

Jesus veio para restaurar a nossa amizade com Deus (1ª Timóteo 2.5) e propôs que sejamos amigos Dele: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando - João 15.13-14.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

01. Não levou Deus em conta os tempos da ignorância

Ignorância é o estado de quem é ignorante de alguma lei ou coisa, desconhecimento, falta de instrução, falta de saber.

Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância - Atos 17.30a.

Deus enviou Jesus para inaugurar um novo tempo, o Tempo da Graça, e agora o Apóstolo Paulo, no poder do Espírito Santo, está anunciando uma grande oportunidade a todos os pecadores.

O Rei Davi teve inveja da prosperidade dos ímpios, confessou seu pecado e foi liberto: Quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram, eu estava embrutecido e ignorante; era como um irracional à tua presença - Salmo 73.21-22.

No nosso país, a grande maioria das pessoas não é ignorante quanto a existência do Deus Criador que enviou seu Filho Jesus para libertar os pecadores do império das trevas, portanto não justifica tanto embrutecimento, tanta irracionalidade e ignorância na conduta.

Muitos justificam seus pecados afirmando: Eu era ignorante da Palavra de Deus. Crente ou incrédulo, somente pelo fato de saber que Jesus morreu na cruz para salvar os pecadores, torna-se indesculpável na presença de Deus.

 02. Notifica a todos que em toda parte que se arrependam

Eis agora a grande oportunidade, todos somos notificados (comunicar na forma da Lei), em toda a parte, para o arrependimento dos pecados cometidos contra Deus e contra o próximo.

Agora, porém, Deus notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam - Atos 17.30b.

O profeta João Batista notificava arrependimento: Mateus 3.1-3 - Naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia e dizia: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Porque este é o referido por intermédio do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.

Jesus notificava a todos que se arrependessem: Marcos 1.14-15 - Depois de João ter sido preso, foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho.

Jó 13.22-23, na sua provação suplica que Deus notifique-o: Interpela-me, e te responderei ou deixa-me falar e tu me responderás. Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me a minha transgressão e o meu pecado.

A pessoa que se arrepende muda de direção, deixa de ser conduzida pelos poderes das trevas e passa a ser conduzida por Deus e sua Palavra.

         Quem avisa amigo é!

03. Deus há de julgar o mundo com justiça

Julgar é o ato de decidir como juiz, dando sentença de condenação ou de absolvição.

Deus estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um Varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos - Atos 17.31.

Deus permanece no seu trono eterno, como o Soberano Rei e justo Juiz e nada escapa da sua presença, entretanto, Ele estabeleceu um dia para o grande julgamento por meio do seu Filho Jesus.

Mas o SENHOR permanece no seu trono eternamente, trono que erigiu para julgar.  Ele mesmo julga o mundo com justiça; administra os povos com retidão. (Salmo 9.7-8)

Jesus voltará visivelmente para julgar a todos, vivos e mortos, conforme predestinação do nosso Soberano Deus. Desde os tempos mais antigos Deus vem avisando que chegará o Dia do grande Julgamento.

Jesus avisou de muitas maneiras e continua avisando: João 12.48 - Quem ME rejeita e não recebe as minhas Palavras tem quem o julgue; a própria Palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia.

Jesus voltará: Mas a respeito daquele dia ou da hora ninguém sabe; nem os anjos no céu, nem o Filho, senão o Pai. Estai de sobreaviso, vigiai e orai; porque não sabeis quando será o tempo. É como um homem que, ausentando-se do país, deixa a sua casa, dá autoridade aos seus servos, a cada um a sua obrigação, e ao porteiro ordena que vigie. Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o dono da casa: se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã; para que, vindo ele inesperadamente, não vos ache dormindo. O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai! - Marcos 13.32-37 (2ª Pedro 3.10).

Deus há de julgar o mundo com justiça.

Quem avisa amigo é!

Conclusão

Quem avisa amigo é!

Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância - 1ª Pedro 1.14. 

Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos - 1ª Pedro 2.15. 

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 04.01.2015 - Manhã.