CONFIANÇA + FIDELIDADE = VITÓRIA

| 01-02-2015 14:27:46

Quando confiamos em Deus nos tornamos aptos para receber o derramamento da sua fidelidade que nos conduz a vitória em Cristo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 5.7mb).

O Salmo 146 que provavelmente foi escrito pelos profetas Ageu e Zacarias, aproximadamente século VI a.C., fala de um relacionamento com Deus que certamente concede vida vitoriosa.

01. A Confiança do Crente

Aleluia! Louva, ó minha alma, ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver. Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação. Sai-lhes o espírito, e eles tornam ao pó; nesse mesmo dia, perecem todos os seus desígnios. Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus - Salmo 146.1-5.

Vemos a firmeza da confiança determinando a si mesmo louvar ao Senhor; é uma ordem com voto de fazer assim todos os dias de sua vida: Louva, ó minha alma, ao SENHOR. Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver.

Ele também ordena a sua alma que não confie a sua salvação a ninguém: Não confieis em príncipes, nem nos filhos dos homens, em quem não há salvação.

O salmista confessa que quem confia no Senhor é feliz: Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio, cuja esperança está no SENHOR, seu Deus.

De maneira muito direta ele está dizendo "estou com Deus e não abro", sou de Jesus e não minto, confio somente no meu Redentor; busco o Reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar, porque sei que ELE supre todas as minhas necessidades (Mt 6.33, Sl 37.5).

       A Confiança do Crente +

02. A Fidelidade de Deus

O salmista confia no Deus Todo Poderoso que fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e mantém para sempre a sua fidelidade. Que faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome. O SENHOR liberta os encarcerados. O SENHOR abre os olhos aos cegos, o SENHOR levanta os abatidos, o SENHOR ama os justos. O SENHOR guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva, porém transtorna o caminho dos ímpios - Salmo 146.6-9.

Outra vez vemos a firmeza deste Crente, o salmista, ao justificar as razões da sua absoluta confiança passa a confessar o Poder e a Fidelidade de Deus:

Fez os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há.

Mantém para sempre a sua fidelidade.

Faz justiça aos oprimidos.

Dá pão aos que têm fome.

Liberta os encarcerados.

Abre os olhos aos cegos.

Levanta os abatidos (cansados e derrotados).

Ama os justos.

Guarda o peregrino (estranho, estrangeiro).

Ampara o órfão e a viúva.

Transtorna o caminho dos ímpios.

      A Confiança do Crente +

      A Fidelidade de Deus =

03. Vitória do Crente

O SENHOR reina para sempre; o teu Deus, ó Sião reina de geração em geração. Aleluia! - Salmo 146.10.

Nota sobre Sião: Monte do Templo - 2º Crônicas 3.1; a cidade de Jerusalém - 2º Reis 19.21; a terra de Israel - Isaías 34.8 ou o Céu - Hebreus 12.22.

Se o Crente confia em Deus como Salvador da sua vida, se Deus mantém para sempre a sua fidelidade, então a vitória do Crente é certa.

Devemos prosseguir sem vacilar: Não que eu o tenha já recebido ou tenha já obtido a perfeição; mas prossigo para conquistar aquilo para o que também fui conquistado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão,  prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus - Filipenses 3.13-14.

Onde está a vitória do Crente? Está no reinado de Deus, ELE Reina sobre nós e nós com ELE. Assim, somos mais que vencedores por meio de Cristo.

Por que louvar ao Senhor? Porque O SENHOR reina para sempre!

O Reinado de Deus tem um lugar certo: Em Sião. Sião tipifica a Igreja de hoje, também o Céu é chamado de Sião. Então, a Igreja é chamada para louvar a Deus aqui na terra e eternamente no Céu, Deus reina de geração a geração e esta é a vitória do Crente.

Aleluia!

A ordem é: louvai ao Senhor!

Conclusão

Em quem você tem confiado, em Deus ou nas soluções humanas?

Você tem firmado a tua confiança na fidelidade de quem? Pessoas... Emprego... Dinheiro... Intelectualidade...

No sentido espiritual, você tem vivido de vitória em vitória ou de fracasso em fracasso?

Confiança + Fidelidade = Vitória

O contrário também funciona para o fracasso.

Incredulidade + infidelidade = derrota.

O desejo de Deus e dos seus pastores é que todos os Crentes vivam a perfeita obediência em Cristo que conduz a vitória aqui na terra e para a eternidade.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 01.02.2015 - Manhã..