TRANSPLANTE DE CORAÇÃO - Ezequiel 36.24-31

Pr. Paulino Cordeiro | 04-03-2015 13:15:21

O primeiro médico a realizar transplante cardíaco foi o Dr. Christian Barnard da África do Sul e no Brasil foi o Dr. Zerbini o pioneiro nesta modalidade de cirurgia. Hoje transplantar corações é pratica comum em todo o mundo.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 4.9mb).

Os médicos realizam um lindo trabalho, trocando um coração danificado por outro coração doado por alguém que morreu. Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar para nos dar um coração novo, com vida abundante e com direito a vida eterna.

01. O coração de pedra - v.26b

O coração de pedra está seriamente comprometido com o maligno, pulsa desordenadamente para o mal, seus desejos são abomináveis aos olhos de Deus. O coração de pedra está à beira da morte, é urgente substituí-lo porque os seus desígnios são ruins.

É perverso e incrédulo - Hebreus 3.12: Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo.

É enganoso e corrupto - Jeremias 17.9: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?

É sujo, Tiago 4.8: Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.

Está nas trevas, é ignorante, duro - Efésios 4.17-19: Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

Está longe de Deus - Mateus 15.7-9: Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de MIM. E em vão ME adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens.

Cuidado, se o teu coração é de pedra chame o socorro, o Centro Cirúrgico do Reino de Deus já está preparado para realizar o mais seguro e perfeito transplante de coração.   

02. O transplante de coração

Todo o processo cirúrgico exige um internamento e Deus faz isto com os pecadores arrependidos: Ezequiel 36.24-25 - Tomar-vos-ei de entre as nações, e vos congregarei de todos os países, e vos trarei para a vossa terra. Então, aspergirei água pura (João 4.14) sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei.

Ele pede o nosso coração de pedra - Provérbio 23.26: Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem dos meus caminhos.

Tem uma condição - Rm 10.9-10: Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.

Ele tira o coração de pedra e dá novo entendimento - Ezequiel 36.26a: Dar-vos-ei coração (sede do intelecto Gn 6.5, dos sentimentos 1º Sm 1.8 e da vontade Sl 119.2) novo e porei dentro de vós espírito novo (A parte não material do ser humano, o sopro da vida).

Deus promete realizar uma obra poderosa com este transplante, tirar o entendimento embrutecido pelos poderes das trevas e dar um novo entendimento a luz da sua Palavra, no poder do Espírito Santo. Esse coração novo será flexível e fácil de ensinar, o contrário do coração de pedra. Uma nova vontade e uma nova atitude mental capacitam o indivíduo a andar conforme a Palavra de Deus (Jeremias 31.31-33).

 Ele dá um novo coração - Ezequiel 36.26b: Tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne.

O coração de pedra é aquele que racionaliza e julga tudo a partir de suas experiências materiais; é insensível e incrédulo as coisas de Deus. Quando Deus dá um novo coração acontece uma mudança radical e a pessoa passa a desejar as coisas de Deus.

Ele tira o espírito do mundo e coloca o Espírito Santo - Ezequiel 36.27: Porei dentro de vós o meu Espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis (1ª Coríntios 3.16).

Não se trata de um transplante comum, pois, além de um coração novo, uma mente renovada, também recebe o Espírito Santo de Deus para saber como se conduzir nesta novidade de vida.

Conclusão

O SENHOR Deus ama muito a todos nós, mas Ele exige que confiemos Nele para recebermos um novo coração e um novo estilo de vida: João 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

O transplante de coração é realizado para que as pessoas temporariamente não pereçam, entretanto, Deus deu o seu único Filho para que as pessoas não morram, mas tenham um novo coração e a vida eterna. 

Você já passou por este transplante? Sim!

Então receba as promessas de Deus:

Habitareis na terra que eu dei a vossos pais; vós sereis o meu povo, e Eu serei o vosso Deus. Livrar-vos-ei de todas as vossas imundícias; farei vir o trigo, e o multiplicarei, e não trarei fome sobre vós. Multiplicarei o fruto das árvores e a novidade do campo, para que jamais recebais o opróbrio da fome entre as nações. Então, vos lembrareis dos vossos maus caminhos e dos vossos feitos que não foram bons; tereis nojo de vós mesmos por causa das vossas iniquidades e das vossas abominações - Ezequiel 36.28-31.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 01.03.2015 - Manhã.