ORAR É PODER – Lucas 6.12-26

| 10-04-2015 12:10:01

O médico Lucas é detalhista e preciso como um jornalista, leia todo o Evangelho de Lucas e veja o quanto Jesus orava!

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de 6.6mb).

O poder estava no homem Jesus ou vinha da comunhão com Deus?

Vemos Jesus muitas vezes orando e o poder acontecendo. Porque deve o Crente orar sem cessar? Para receber poder (Atos 1.8).

Neste episódio vemos que Jesus começa orando, passa a noite orando, e o poder é derramado.

01. Para decidir corretamente

Muitas desgraças acontecem porque são tomadas decisões erradas, assim afetando pessoas, povos e nações. Orar é poder para decidir corretamente, ore sempre e experimente a sabedoria de Deus nas suas decisões.

Lucas 6.12-16 - Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor.

Uma noite de oração e o Espírito Santo revelou os seus doze, aqueles que haveriam de dar continuidade na Obra de Jesus, inaugurando a Igreja apostólica.

Temos orado sempre antes de tomar qualquer decisão?

Devemos orar a Deus, sempre em nome de Jesus, movidos pelo Espírito Santo.

02. Para fazer as obras do Reino de Deus

O mundo está minado pelas más obras, ore sempre para ganhar poder e realizar obras agradáveis a Deus.

Lucas 6.17-19 - E, descendo com eles, parou numa planura onde se encontravam muitos discípulos seus e grande multidão do povo, de toda a Judéia, de Jerusalém e do litoral de Tiro e de Sidom, que vieram para o ouvirem e serem curados de suas enfermidades; também os atormentados por espíritos imundos eram curados. E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava todos.

Jesus se movia no poder da oração para ajudar aos outros.

Marcos 9.18-19 os discípulos de Jesus não conseguiram expulsar o demônio, por incredulidade, ao ser questionado, respondeu-lhes: "esta casta não pode sair senão por meio de oração" (Marcos 9.29).

A oração é o poder para realizarmos as obras que Jesus realizava: Grande multidão do povo, de todas as cidades, queriam ser curados e libertos.

Procuravam tocá-lo porque DELE saía poder e curava todos.

O poder não era do homem Jesus, o poder vinha de uma vida de obediência e oração em constante comunhão com Deus e com a Igreja. Ele orava e andava no poder do Espírito Santo.

Porque será que falta poder aos Crentes?

Foi prometido, não foi? At 1.8.

João 14.12: Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em MIM fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.         Por falar em obras, como andam as tuas obras no Reino de Deus?      

03. Para falar com sabedoria

Todas as pessoas querem ser sábias, mas nem todas querem adquirir sabedoria: Provérbio 4.6-9 - Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá. O princípio da sabedoria é: Adquire a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o entendimento. Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará; dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.

Orar é poder para falar com sabedoria, esta era a fonte da sabedoria de Jesus.

Lucas 6.20-23: Então, olhando Ele para os seus discípulos, disse-lhes: Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus. Bem-aventurados vós, os que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, os que agora chorais, porque haveis de rir. Bem-aventurados sois quando os homens vos odiarem e quando vos expulsarem da sua companhia, vos injuriarem e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do Homem. Regozijai-vos naquele dia e exultai, porque grande é o vosso galardão no céu; pois dessa forma procederam seus pais com os profetas.

Olhando Ele para os discípulos disse-lhes palavras de consolo.

V.20b - Felizes os pobres -> terão as riquezas do Pai = participarão de tudo.

V. 21a - Felizes os que têm fome ->Jo 6.35 - Declarou-lhes, pois, Jesus: Eu sou o pão da vida; o que vem a mim jamais terá fome; e o que crê em mim jamais terá sede.

V. 21b - Felizes os que choram --> haverão de rir -> Apocalipse 7.17, 21.4 - Deus enxugará... Salmo 126.5.

V. 22 - Felizes sereis quando vos odiarem por causa de Jesus... Parece uma contrariedade.

V. 23  Alegrai-vos... Grande é o vosso galardão.

Olhando Ele para os discípulos disse-lhes palavras de condenação.

Lucas 6.24-26: Mas ai de vós, os ricos! Porque tendes a vossa consolação. Ai de vós, os que estais agora fartos! Porque vireis a ter fome. Ai de vós, os que agora rides! Porque haveis de lamentar e chorar. Ai de vós, quando todos vos louvarem! Porque assim procederam seus pais com os falsos profetas.

V. 24 - ai de vós, os ricos...

V. 24 - Ai de vós, os que estais agora fartos...

V. 24 - Ai de vós, quando todos vos louvarem...

Jesus falou com grande sabedoria sobre bem-aventuranças ou felicidades e sobre os "ais" porque a sua autoridade vinha da oração e da obediência.

Poder para falar Palavras de Deus, só com oração!

Palavras com poder e autoridade, só com muita oração - uma noite - V. 12.

Quanto tempo você tem dedicado para comunhão com Deus, para adquirir sabedoria?     

Conclusão

Orar é poder.

Nenhuma oração, nenhum poder!

Pouca oração, pouco poder!

Muita oração, muito poder!

Como vai o poder de Deus na tua vida?

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada.   Sermão compartilhado em 05.04.2015 - Manhã.