O PODER DA LEI – Salmo 119.1-8

| 26-04-2015 15:10:42

Muitas pessoas querem poder, querem usar a lei para obter poder, mas se esquecem de andar na perfeita Lei.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de mb 5.4).

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Quem anda na perfeita Lei é feliz, recebe autoridade e muitas bênçãos de Deus.

Mateus 22.36-40: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

Você tem experimentado o poder da Lei?

01. Proporciona felicidade a quem obedece

Multidões andam na contramão das leis civis e das Leis de Deus, praticando muitas perversidades e contravenções na busca da felicidade. Mas, quanto mais se afastam das Leis, mais infelizes e miseráveis são.

Bem-aventurados (felizes) os irrepreensíveis no seu caminho, que andam na Lei do SENHOR. Bem-aventurados (felizes) os que guardam as suas prescrições e o buscam de todo o coração; não praticam iniquidade e andam nos seus caminhos - Salmo 119.1-3.

A Lei tem poder para proporcionar felicidade a quem é obediente.

Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas. De modo que aquele que se opõe à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos condenação. Porque os magistrados não são para temor, quando se faz o bem, e sim quando se faz o mal. Queres tu não temer a autoridade? Faze o bem e terás louvor dela, visto que a autoridade é ministro de Deus para teu bem. Entretanto, se fizeres o mal, teme; porque não é sem motivo que ela traz a espada; pois é ministro de Deus, vingador, para castigar o que pratica o mal. É necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa do temor da punição, mas também por dever de consciência. Por esse motivo, também pagais tributos, porque são ministros de Deus, atendendo, constantemente, a este serviço. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra - Romanos 13.1-7.

Você vive feliz, está feliz?

Nunca se esqueça de que a felicidade duradoura é conquistada pela obediência as Leis.

Guardo no coração as tuas Palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, SENHOR; ensina-me os teus preceitos - Salmo 119.11-12.

02. Exige firmeza para cumprir

Firmeza, eis a questão!

Na região onde me criei os homens inconstantes, de vida fácil, eram chamados de "frouxos" e isto era grande ofensa, pois, todos no seu íntimo querem ser firmes ou aparentar firmeza.

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que os cumpramos à risca. Tomara sejam firmes os meus passos, para que eu observe os teus preceitos. Então, não terei de que me envergonhar, quando considerar em todos os teus mandamentos - Salmo - 119.4-6.

Quando alguém deixa de ter firmeza para cumprir as Leis?

- Quando questiona, duvida e julga a seu benefício distorcendo a Lei.

As Leis, especialmente as Leis de Deus, mesmo sendo aparentemente difíceis para obedecê-las não compete a nós julgá-las, apenas devemos cumpri-las a risca.

A que Leis você tem questionado, a que Mandamentos você tem se rebelado ou sido frouxo?

2ª Pedro 3.17: Vós, pois, amados, prevenidos como estais de antemão, acautelai-vos; não suceda que, arrastados pelo erro desses insubordinados, descaiais da vossa própria firmeza; antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno.

Seja firme porque o Poder da Lei é maior que qualquer astúcia humana.

03. Gera gratidão e compromisso

Quem aprende a viver sob o Poder da Lei torna-se a mais pura expressão ambulante de gratidão; é notória a sua vida pela retidão e prosperidade.

Render-te-ei graças com integridade de coração, quando tiver aprendido os teus retos juízos. Cumprirei os teus decretos; não me desampares jamais - Salmo 119.7-8.

Quem vive sob a Lei, tem transbordante gratidão no coração, é agradável a Deus e as demais autoridades.

1ª Tessalonicenses 5.18-23: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. Não apagueis o Espírito. Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom; abstende-vos de toda forma de mal. O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

O Poder da Lei gera gratidão e compromisso!

As pessoas gratas e comprometidas com Deus são saudáveis e felizes.

Como vai a tua saúde do corpo e da alma?

Conclusão

O Poder da Lei:

01. Proporciona felicidade a quem obedece.

02. Exige firmeza para cumprir.

03. Gera gratidão e compromisso.

Salmo 19.7-8: A lei do SENHOR é perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR é fiel e dá sabedoria aos símplices. Os preceitos do SENHOR são retos e alegram o coração; o mandamento do SENHOR é puro e ilumina os olhos.

Romanos 8.6-8: Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz. Por isso, o pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não está sujeito à Lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

A Lei veio para estabelecer ordem, a carne sob o domínio das trevas prefere a desordem, por esta razão os que estão na carne são inimigos da Lei e de Deus.

Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos - Tiago 2.10.

João 3.36:  Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - Sermão compartilhado em 26.04.2015 - Manhã.