AVAREZA E ANSIEDADE – Lucas 12.13-34

| 20-10-2015 18:00:20

As riquezas terrenas são temporárias, mas riquezas acumuladas no Céu duram para sempre. Riquezas acumuladas na vida terrena geram avareza e ansiedade, mas as riquezas acumuladas no Céu são fontes de vida e paz.

Baixe aqui o áudio deste sermão no formato MP3 - (tamanho de Mb 6.8).

Teu, SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força - 1º Crônicas 29.11-12.

01.  Avareza - Lucas 12.13-15.

Apego ao dinheiro, às riquezas, falta de generosidade; mesquinharia, sovinice.

Percebemos que o avarento não olhou para Jesus como o Salvador, mas como alguém que poderia intimidar o seu irmão para obter lucros. A vida de um homem não consiste na abundância de bens, o que entesoura para si mesmo é pobre para com Deus.

O terrível engano da Teologia da Prosperidade, como nesta experiência de Jesus, vem repetindo-se dentro da Igreja Neopentecostal onde pessoas agem querendo extorquir de Deus riquezas materiais. A Bíblia é muito clara, bens materiais são confiados aos Crentes fiéis (Mateus 6.33), aqueles que não são fiéis até o que têm lhes é tirado (Mateus 25.29).

Lucas 16.13 ​- Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas.

 Uma desvairada corrida pelas riquezas materiais vem assolando a terra, destruindo muitas famílias e Igrejas locais. Pessoas avarentas se corrompem causando danos irreparáveis a toda a sociedade.

 Lucas 12.16-21 é uma sábia ilustração, mostrando que o homem avarento vive ignorando que tudo deve ser apresentado a Deus; querendo agir por sua conta nem sequer imagina o que lhe acontecerá no minuto seguinte.

Prestem atenção no que Deus diz ao avarento: ​Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? ​Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

02. Alertas quanto à ansiedade - Lucas 12.22-24

Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal - Salmo 37.7-8:

Se Deus alimenta toda a natureza, porque ficarmos ansiosos quanto ao que havemos de comer ou vestir?

Se Deus dá o corpo e a vida, porque Ele não daria o alimento e a veste aos seus filhos?

Conforme Lucas 12.25-26, a ansiedade é inútil, mesmo que não acredite, toda a provisão procede de Deus. A ansiedade é uma grave doença espiritual que impede a ação de Deus e anula a fé. 

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? ​Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

03.  Como obter a excelência?

Deus sempre ofereceu as coisas mais excelentes a humanidade e, apesar do pecado, continua oferecendo tudo de bom ao pecador arrependido.

Se a avareza e a ansiedade nada resolvem, então só temos uma saída: Observai os lírios; eles não fiam, nem tecem. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais tratando-se de vós, homens de pequena fé! Não andeis, pois, a indagar o que haveis de comer ou beber e não vos entregueis a inquietações. Porque os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu Reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu Reino - Lucas 12.27-32.

Como obter a excelência?

- Devemos observar o cuidado que Ele tem sustentando toda a criação!

- Não ficar entregue as inquietações, ansiedades!

- Devemos buscar antes de tudo o seu Reino e a sua Justiça (Mateus 6.33).

Assim agindo, Deus derramará das suas mais excelentes riquezas para termos vida abundante (João 10.10b).

A simplicidade do Reino de Deus se resume em obedecer: Mestre, qual é o grande mandamento na Lei? ​Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. ​Este é o grande e primeiro mandamento. ​O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. ​Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.

É muito simples, quem ama obedece a toda a Lei de Deus.

Vendo pela Bíblia entendo a simplicidade do Reino de Deus, mas porque na vida prática não é tão simples? Na vida prática não é tão simples porque você não coloca em prática, ou seja, é tomado pela incredulidade e não obedece.

Como obter a excelência?

Pela fé, Abel ofereceu a Deus MAIS EXCELENTE sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala - Gênesis - Hebreus 11.4.

Conclusão

Lucas 12.33-34 Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome, porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Jesus está ensinando que as avarezas e as ansiedades são inimigas da fé e que devemos acumular em primeiro lugar as riquezas espirituais, mas nunca afirma que devemos viver na miséria, muito pelo contrário, Ele afirma que as riquezas materiais serão acrescentadas na vida dos Crentes fiéis (Mt 6.33). Também, conforme João 10.10b, temos direito a uma vida abundante.

Se você citar a nossa autoria (Paulino Cordeiro) e nosso site (http://www.familiaabencoada.org.br/) poderá pregar na sua Igreja ou publicar em outros Sites. Dê bom testemunho para poder abençoar, seja fiel.  

Paulino Cordeiro - Pastor da CEFA - Comunidade Evangélica Família Abençoada - 18.10.2015 - Manhã.